fbpx
Aplicações, vantagens e desvantagens do concreto celular espumoso

Aplicações, vantagens e desvantagens do concreto celular espumoso

Entenda como o concreto celular espumoso é formado, saiba onde pode ser aplicado e conheça os principais benefícios e limitações desse material

O avanço da tecnologia se reflete na construção civil não somente no aumento do uso de ferramentas digitais, mas também na forma de novos materiais, que geram mais eficiência e sustentabilidade para obras e edificações.

Bioconcreto, concreto translúcido e concreto feito de vegetais, por exemplo, são inovações que surgiram para revolucionar o conceito de concreto na construção civil, proporcionando vantagens relevantes em comparação ao processo tradicional.

Outro exemplo de material nesse sentido é o concreto celular espumoso, que, apesar de não ser novo, tem ganhado espaço no mercado de construção por conta de seus benefícios relacionados à leveza e flexibilidade.

O que é concreto celular espumoso

Imagem: Faial Engenharia

Concreto celular é um material de baixa densidade. Em sua composição, adiciona-se espuma à argamassa para que, após a cura, ela ganhe um aspecto aerado.

Como resultado desse processo, o concreto celular possui bolhas de ar que o tornam mais leve. Enquanto a massa específica do concreto convencional é de aproximadamente 2.300 kg/m³, a do concreto celular varia de 300 kg/m³ a 1.850 kg/m³.

É possível incorporar bolhas ao concreto celular de duas formas:

  1. Criando um tipo especial de espuma com equipamentos especializados e promovendo o contato entre ela e o ar durante a produção do concreto em um ambiente controlado. Com esse método, o volume de expansão e a densidade da massa final podem ser facilmente determinados.
  2. Criando a espuma no próprio canteiro de obras, com uma espécie de agitador mecânico (que se assemelha a uma batedeira) e adicionando ao concreto na betoneira o produto resultante. Nesse caso, é mais difícil controlar o volume de expansão, pois não é possível definir o tamanho das bolhas.

Aplicações do concreto celular espumoso

Aplicações do concreto celular espumoso
Imagem: Wikipedia user: Marco Bernardini

A incorporação de ar é o que torna o concreto celular mais leve. Contudo, isso gera uma contrapartida: menor resistência a cargas. Portanto, esse material é indicado, principalmente, para estruturas que não sofrem sobrecargas.

É possível empregar o concreto celular de diversas maneiras: moldado in loco, pré-fabricado e na produção de blocos (os chamados blocos autoclavados), e é muito comum que ele seja utilizado na vedação de vãos, preenchimento de lajes nervuradas. Além disso, quando acompanhado de aço, pode ser aplicado como parede estrutural e laje.

E ainda, também é possível utilizar concreto celular em:

  • Caixas de escada;
  • Lajes;
  • Paredes;
  • Pisos;
  • Contrapisos;
  • Paredes corta-fogo;
  • No preenchimento de vazios;
  • Como isolante térmico e acústico;
  • Em coberturas comerciais, industriais ou residenciais.

É possível aplicá-lo na execução de peças pré-fabricadas ou pré-moldadas, incluindo-o na composição de painéis, blocos e de pisos elevados.

Além disso, como dá para moldar o concreto celular em diversos formatos, é possível utilizá-lo como verga, contraverga e canaleta.  Por fim, ao cortá-lo com serrote, dá para utilizar esse material tanto para adaptação ou criação de novos formatos, quanto para a passagem de instalações hidráulicas e elétricas.

Vantagens do concreto celular espumoso

As principais vantagens do concreto celular espumoso relacionam-se ao seu peso. Contudo, além da leveza, esse material apresenta outras vantagens. São elas:

1) Redução da quantidade de concreto

Como garante estruturas mais leves, a utilização do concreto celular diminui em até 30% o consumo de concreto na obra, afinal, o peso da edificação será menor, não necessitando de estruturas muito espessas e robustas.

2) Produtividade elevada

A leveza do concreto celular espumoso facilita a locomoção das peças e demanda menos viagens, e o manuseio das peças feitas com esse material também se torna mais rápido, proporcionando mais agilidade no canteiro de obra.

3) Redução de custos totais

Com a redução do peso, redução do consumo de concreto, facilidade de manuseio e maior agilidade e velocidade de trabalho, o uso do concreto celular garante custos menores na obra.

4) Ótimo desempenho térmico e acústico

Este concreto apresenta características térmicas e acústicas melhores que as do concreto convencional, o que, portanto, o torna um ótimo material vedante, aumentando o índice de habitabilidade da edificação.

5) Vida útil elevada

O concreto celular é resistente a agentes químicos, umidade e fungos, além de apresentar maior resistência ao fogo quando comparado ao concreto tradicional. Inclusive, essas características permitem seu uso em paredes corta-fogo.

Desvantagens do concreto celular espumoso

As características que fazem com que o concreto celular espumoso seja tão versátil, também geram algumas desvantagens – especialmente no que diz respeito à resistência a cargas.

Como sempre, é importante analisar o tipo de projeto e construção para verificar se o concreto celular é o mais adequado.

Entenda as questões que podem influenciar essa decisão.

1) Perda de desempenho mecânico

Como apresenta grande índice de poros devido à utilização da espuma em sua mistura, o concreto celular acaba perdendo propriedades mecânicas. Consequentemente, há uma redução na sua capacidade de resistência à compressão.

2) Baixo módulo de elasticidade

Por conta da redução ou eliminação do uso de agregados rígidos em sua composição, o concreto celular tem um módulo de elasticidade menor que o concreto convencional. Isso pode gerar maior deformação nas peças.

3) Custo de produção mais elevado

Devido ao uso de agente expansor ou aditivos em sua mistura, a produção do concreto celular tem maior custo que a do concreto convencional.  

Concreto celular espumoso no aeroporto de Congonhas

As mesmas características que podem ser desvantagens em algumas situações tornam o concreto celular espumoso o material ideal para determinados projetos. 

Um exemplo disso é a construção de EMAS (Engineered Material Arresting System), sistema que funciona como a “área de escape para aeronaves” em aeroportos.

Esse sistema é usado quando o avião precisa abortar uma decolagem, mas está em velocidade elevada, ou quando ultrapassa os limites da pista em uma aterrissagem.

Neste tipo de situação, o piloto recorre à área de escape, que é toda revestida com concreto celular espumoso. Quando o trem de pouso do avião entra em contato com o material, o peso da aeronave faz com que as rodas fiquem enterradas no concreto celular espumoso e desacelerem rapidamente até parar.

Esse sistema já se mostrou altamente eficaz em aeroportos norte-americanos, europeus e japoneses. Agora, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), será o primeiro da América Latina a contar com essa tecnologia.

Concreto celular espumoso no aeroporto de Congonhas
Infográfico da Infraero sobre a aplicação do sistema EMAS no Aeroporto de Congonhas (Imagem: Infraero)

Como escolher os melhores materiais para uma obra

A escolha dos materiais mais adequados para um projeto deve levar em conta diversos fatores. Engana-se quem pensa que apenas o preço é a única coisa que importa!

O concreto celular espumoso é um ótimo exemplo nesse sentido. Se você decidir não utilizar esse material apenas pelo fato de que ele é, em geral, sua produção é mais cara, poderá perder outras vantagens que geram economia no projeto.

Por exemplo: o concreto tradicional é mais barato. Porém, se demandar mais gastos com logística, maior volume de concreto e impactar na produtividade, será que valerá a pena?

É claro que é importante levar o orçamento em conta na hora de definir os materiais da obra, porém, outros critérios devem ser igualmente fundamentais nessa decisão. Caso, por exemplo, do alinhamento do material ao perfil do projeto, da segurança e dos benefícios diretos e indiretos que ele proporciona.

Portanto, quanto maior for seu conhecimento sobre a obra, mais chances de seu orçamento ser efetivo financeiramente e estrategicamente. Afinal, gerar economia não precisa se traduzir apenas em redução de preço – o que você economiza pode ser utilizado, por exemplo, no investimento em tecnologias e materiais inovadores que geram mais eficiência para a obra e agregam valor ao empreendimento. 

Você pode contar com a CELERE para ajudá-lo a desenvolver um planejamento e um orçamento adequados não só ao seu bolso, mas também à sua marca e aos valores que deseja entregar por meio dos seus projetos!

Com o Budget Analytics, nossa ferramenta de orçamento de obras, você conhecerá os valores específicos referentes a diferentes elementos do projeto, em diferentes aspectos da obra. Assim, entenderá como otimizar esses custos.

Com nossa consultoria de Planejamento de obra, apoiaremos você na criação de estratégias para garantir que os elementos da obra sejam construídos de forma eficiente e dentro do prazo estipulado.

Por fim, com nossos serviços de Acompanhamento e Controle, garantimos que o planejamento seja executado e que o cronograma seja seguido.

Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo a trazer mais produtividade e eficiência para suas obras. Entre em contato e saiba mais.

Informações: APL; Escola Engenharia; Cimento Maua; Cimento Itambé

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.