fbpx
Tipos de blocos de concreto e suas aplicações

Tipos de blocos de concreto e suas aplicações na construção civil

Conheça as características e funcionalidades dos diferentes tipos de blocos de concreto e saiba o que analisar na hora de escolher esses elementos para suas obras

Os blocos de concreto são amplamente utilizados na construção civil. Quando aplicados na alvenaria de vedação, esses elementos performam muito bem em termos de leveza e isolamento térmico. Já na alvenaria estrutural, são parte fundamental dos projetos, sendo capazes de suportar cargas pesadas.

A seguir, entenda as características dos diferentes tipos de blocos de concreto, conheça suas funcionalidades e saiba o que levar em consideração na hora de escolher este material.

Blocos de concreto de vedação

Blocos de vedação
Imagem: JB Blocos

O bloco de vedação possui baixa resistência, entre 2 e 3 Mpa. Portanto, utiliza-se esse tipo de material para aplicações que exigem baixa ou nenhuma capacidade de suporte – como, por exemplo: muros divisórios de edificações ou alvenaria de vedação com suporte em estrutura de concreto armado.

Geralmente o bloco de concreto de vedação é mais poroso, tem acabamento de menor qualidade e possui área de face tão grande quanto o estrutural.

Blocos de concreto estruturais

Blocos de concreto estruturais
Imagem: JB Blocos

São produzidos de forma a garantir resistências mecânicas à compressão por meio de processo de vibroprensagem com cura úmida.

Esse tipo de bloco tem resistência superior a 4,5 Mpa. Inclusive, esse elemento é requisito obrigatório dos sistemas construtivos com alvenaria estrutural, onde cada bloco resiste às cargas solicitantes.

Além disso, possuem acabamento superior, com faces planas e uniformizadas. Essa característica, aliada à maior qualidade de assentamento, confere camadas de revestimentos de argamassas menores.

Em contrapartida, blocos estruturais possuem áreas de face grandes, o que é bom em termos de produtividade, mas os torna mais pesados, dificultando seu manuseio.

Blocos para pavimentação

Blocos na construção civil
Imagem: Hometeka

Também chamados de pavers ou pisos intertravados, esses blocos formam o pavimento com intertravamento por areia de selagem. As cargas a que o pavimento é exposto são distribuídas pelos blocos e resistidas em conjunto, por isso a importância do intertravamento adequado.

É possível utilizá-los para pavimentar ruas, acessos internos, estacionamentos, calçadas e passeios. Em suas extremidades, é necessário inserir elementos de contenção – como cordões em concreto (que podem ser igualmente modulares), por exemplo.

Canaletas de Concreto

As canaletas de concreto têm a função de auxiliar o escoamento de águas pluviais em áreas abertas. Elas são aplicadas em redes subterrâneas de esgoto ou escoamento para melhorar a performance e podem ser utilizadas juntamente a outros blocos de concreto – de vedação ou estrutural.

Existem dois tipos de canaletas:

Canaleta U

Também chamada de verga e contraverga, esse tipo de canaleta é utilizada para fechar portas e janelas. Nas vergas, colocam-se canaletas tanto em pé ou deitadas em vão, apoiando sobre as extremidades das paredes. Já na contraverga, colocam-se canaletas sob a janela, para evitar possíveis fissuras na parede.

Canaletas de Concreto
Imagem: Millato

Canaleta J

Utiliza-se este modelo em acabamentos, para racionalizar o encaixe entre parede e laje, sem uso de formas. Essas canaletas formam as cintas de armação.

Canaletas de Concreto – Canaleta J
Imagem: Millato

Meio bloco de concreto e blocos compensadores

Meio bloco de concreto e blocos compensadores
Imagem: JB Blocos

Utiliza-se meios blocos para fazer a amarração onde os blocos inteiros não encaixam, complementando o espaço vazio entre o topo da parede e o forro. Os blocos compensadores são usados no acabamento das paredes, o que, por sua vez, evita que seja necessário quebrar os blocos de concreto.

Blocos elétricos e hidráulicos

Blocos elétricos e hidráulicos
Imagem: Cimentos Itambé

São blocos desenvolvidos para receber pontos das redes elétrica e hidráulica. Dessa forma, não é necessário que os blocos tradicionais sejam cortados e possivelmente danificados.

Blocos de concreto celular autoclavado

Blocos de concreto celular autoclavado
Imagem: Bloco Concreto Celular RS

Concreto celular é um concreto de menor densidade e com poros esféricos de dimensões regulares e milimétricas que não se deformam. O bloco de concreto celular autoclavado é um material pré-fabricado – com aglomerantes (principalmente cimento e uma proporção de cal), agregados miúdos, água e um agente expansor.

Esses elementos podem ser usados para construir paredes e divisórias. Assim como tijolos comuns ou blocos de cimento, eles trabalham empilhados e unidos com argamassa.

Blocos de concreto de amarração

Na alvenaria estrutural, a amarração é um tipo de procedimento para “amarrar” os blocos e paredes, de forma que trabalhem juntas para deixar a estrutura mais firme. Utilizam-se blocos de amarração para fazer essa união.

Os formatos destes blocos variam de acordo com o tipo de amarração utilizada:

Amarração em L: são colocados blocos especiais, com dimensões de 14 x 34 (largura x comprimento), em todas as fiadas dos cantos das paredes.

Amarração em L
Imagem: Desenvolvimento de uma nova concepção geométrica para os blocos de concretos não modulares para alvenaria estrutural

Amarração em T: neste modelo, são usados blocos especiais nos encontros das paredes. Na primeira fiada colocam-se blocos com dimensões de 14 x 34; na segunda, com 14 x 54.

Amarração em T
Imagem: Desenvolvimento de uma nova concepção geométrica para os blocos de concretos não modulares para alvenaria estrutural

Amarração em Cruz: neste tipo de amarração as paredes são cruzadas entre si. Neste cruzamento colocam-se blocos com 14 x 54 e na transversal usam-se blocos de saída por lado de 14 x 34.

Amarração em cruz
Imagem: Desenvolvimento de uma nova concepção geométrica para os blocos de concretos não modulares para alvenaria estrutural

Leia também: O futuro dos tijolos na construção civil

Como escolher os blocos de concreto para sua obra

Como escolher os blocos de concreto para sua obra
Imagem por Joshua Olsen para Unsplash

Na hora de selecionar os blocos para sua obra, leve em conta os seguintes fatores:

Peso

A variação de peso entre blocos do mesmo lote deve ser mínima. A diferença de massa (peso) entre eles é uma forte indicação de variação de resistência. Além disso, peças mais leves representam maior porosidade e maior absorção de água.

Coloração homogênea

A tonalidade do cinza do bloco não representa blocos mais ou menos resistentes. No entanto, a variação de tonalidades de blocos de um mesmo lote indica problemas na compactação do concreto e na densidade da peça. Blocos com cor homogênea indicam que houve um controle ideal no processo de cura e de fabricação.

Dimensões de acordo com a norma

Existem três classes de blocos de concreto, com dimensões específicas. As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determinam essas classes.

Dimensões exatas

Além de verificar se as dimensões estão de acordo com sua respectiva classificação, o bloco deve ter ângulos retos exatos. Para fazer o teste, meça as diagonais: elas devem ter a mesma medida.  

Superfície uniforme e cantos vivos

Arestas irregulares indicam problemas no processo de compactação do concreto. Blocos com cantos quebrados representam baixa resistência. Vale lembrar que quanto mais perfeito e homogêneo for o bloco, maior será a economia com revestimentos de argamassa.

Testes de porosidade

Blocos porosos, em geral, são sinônimo de resistência baixa, o que indica que quebrarão facilmente. Qualquer produto à base de cimento que contenha quantidade insuficiente de água tende a ficar com a compactação comprometida e a superfície porosa.

Para analisar essa questão, você pode fazer alguns tipos de teste:

Derrame um pouco de água sobre o bloco. Se ela for absorvida com facilidade, significa que há grande quantidade de vazios no bloco – um sinal claro de baixa resistência e proporções erradas dos componentes do concreto.

Mergulhe o bloco em água. Quando mergulhadas na água, peças porosas produzem grande quantidade de bolhas (resultado da saída do ar), fato que não ocorre com blocos de qualidade.

Bata levemente um bloco no outro e preste atenção. O som de blocos bem compactados é mais estridente. Os mais porosos produzem sons mais suaves.

Bloco vazado

Não compre blocos que tenham o fundo fechado (com exceção das canaletas). Os blocos de concreto normalizados são sempre vazados.

Preço x custo-benefício

Mais do que analisar o custo por metro quadrado de alvenaria, é importante entender os benefícios que esse material traz. 

Mil blocos de concreto, por exemplo, são mais caros que mil tijolos cerâmicos padrão. Porém, o rendimento dos blocos é muito maior e reduz o custo da mão de obra.

Produtos com maior precisão dimensional (como os blocos de concreto) assentam em bem menos tempo e economizam na mão de obra, enquanto tijolos mais baratos costumam apresentar variações, que resultam em gastos adicionais com reboco.

Além disso, considere todos os benefícios indiretos trazidos pelos blocos. Como eles abrigam, por exemplo, as instalações elétricas nos seus vazados, os blocos de concreto eliminam a etapa de rasgos nas paredes, processo comum na construção convencional que gera desperdício e retrabalho.

Considerando todas estas vantagens, algumas análises apontam que o metro quadrado de parede pronta de blocos de concreto chega a ser 25% mais barato que o das demais alternativas.

Atente-se à procedência

De acordo com Cláudio Oliveira, gerente do Projeto Indústria da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a baixa qualidade dos blocos faz com que o número de quebras chegue, em alguns casos, a 40%, desde a produção até a manipulação no canteiro de obra.

Uma maneira de comprovar a qualidade dos blocos é comprando aqueles que tenham o selo de qualidade da ABCP, que comprova que o produto atende às normas da ABNT. O objetivo do selo é implementar a conformidade dos produtos com as normas brasileiras e, dessa forma, contribuir para a melhoria da qualidade dos sistemas construtivos à base de cimento.

Leia também: Tijolos e Blocos de concreto – vantagens de cada um e o que considerar na escolha

Normas e Materiais de apoio referentes aos blocos de concreto

Normas e Materiais de apoio
Imagem Debby Urken para Unsplash

As normas que regem as especificidades necessárias para os diferentes blocos de concreto são as seguintes:

ABNT NBR 6136:2016 Versão Corrigida:2016 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria

Requisitos: Estabelece requisitos para produzir ou no processo de aceitação de blocos vazados de concreto simples, independente de uso estrutural ou não.

ABNT NBR 16522:2016 — Alvenaria de blocos de concreto

Métodos de ensaio: Indica formas de ensaiar paredes feitas com o uso de blocos de concreto.

ABNT NBR 15961-1:2011 — Alvenaria estrutural — Blocos de concreto

Parte 1:

Projeto: De acordo com o nome especificado, indica os critérios mínimos para a execução de projetos estruturais utilizando esse material.

ABNT NBR 15961-2:2011 — Alvenaria estrutural — Blocos de concreto

Parte 2:

Execução e controle de obras: Dando continuidade aos aspectos mínimos para uma edificação em alvenaria estrutural, a segunda parte da norma apresenta aspectos a atentar na execução da obra.

A Associação Bloco Brasil possui uma série de materiais de orientação e boas práticas para aplicação correta dos blocos de concreto. 👉 Clique aqui e confira.

A entidade também publicou uma Biblioteca BIM de blocos de concreto. 👉 Clique aqui e confira.

Por fim, a SindusCon-MG oferece um Manual para aplicação de Bloco Vazado de Concreto em Alvenaria Estrutural. 👉 Clique aqui e confira.

Informações: Engenharia 360; Escola de Engenharia; Mapa da Obra; Tecnobloco; ArchDaily; ImovelWeb; Bremenkamp Construção

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.