Saiba como calcular o custo por metro quadrado de construção. Além disso, entenda como uma análise detalhada e específica desse índice pode proporcionar mais clareza e eficiência aos orçamentos de suas obras
O orçamento da obra é uma das bases centrais para o sucesso de qualquer projeto de construção civil. Afinal, por meio da análise dos custos envolvidos no empreendimento é possível direcionar decisões de compra, construção e de design. Isso, por sua vez, impacta diretamente na qualidade da obra e na eficiência do projeto.
As informações do orçamento também podem ser utilizadas para monitorar se o projeto está evoluindo de acordo com o que foi especificado. E ainda, servem como indicativos diretos sobre a eficácia e os resultados da obra.
Um indicador importante para prever o investimento necessário em um projeto e/ou para analisar os gastos de uma construção é o custo por metro quadrado de construção.
O que é o custo por metro quadrado de construção
“Caso ainda não haja projetos, o custo por metro quadrado (m²) pode ser uma referência inicial. Mas também pode ser um índice mais ‘refinado’, caso um trabalho de orçamentação com todas as disciplinas de projetos (arquitetura, estrutura, elétrico, hidráulico etc.) já tenha sido realizado”, detalha.
Como calcular o custo por metro quadrado de construção
Como Nagano ressalta, o custo por m2 orienta e norteia o custo final do empreendimento, pois através dele conseguimos comparar obras com dimensões diferentes.
Ou seja, esse indicador possibilita uma análise tanto para quem está pensando em construir e ter um estudo de viabilidade, quanto para quem já tem um projeto finalizado e um orçamento em mãos.
Vamos entender caso a caso…
Custo por m2 de construção para previsão e estimativa de custos
Segundo Nagano, o CUB (Custo Unitário Básico) é uma das maneiras de se avaliar o custo por metro quadrado de construção para quem ainda não tem um projeto em andamento ou está buscando um valor estimado de construção.
Este é um indicador de custos da construção civil divulgado mensalmente pelos sindicatos estaduais da indústria da construção (os Sinducons). “O cálculo do CUB é feito através de um conjunto de projetos-padrão que resultam no CUB/m², com valores que variam de região para região. Portanto, para um estudo inicial, pode-se extrair o CUB/m² da região onde será realizado o empreendimento e multiplicar pela área de construção equivalente”, destaca o especialista da CELERE na área de orçamentos.
Mas, atenção!
Nagano alerta que alguns custos não estão inclusos no CUB. Portanto, deverão ser estimados para se obter um valor final mais coerente. Caso, por exemplo, do custo de terreno, fundação, muros, equipamentos e instalações.
Leia também:
- Custo Unitário Básico – tudo o que você precisa saber e cuidados ao utilizar o CUB
- A importância da Composição de Preços Unitários (CPU) para um orçamento de obras preciso e eficiente
Outras referências de preços para o cálculo do custo por metro quadrado de construção:
- Tabelas SINAPI – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil
- INCC – Índice Nacional de Custo da Construção
- TCPO – Tabela de Composições e Preços para Orçamentos
Custo por m2 de construção para análise dos custos
Nagano comenta que basta dividir o valor da obra pela área de construção equivalente para se obter o custo por metro quadrado nos casos em que os projetos estão finalizados e já existe um orçamento. “Uma vez que através de índices e indicadores sabemos previamente o valor do metro quadrado de construção, é possível verificar se nosso projeto está com valor acima ou até mesmo abaixo do custo de construção. Dessa forma, é possível realizar ajustes como, por exemplo, alteração das especificações de acabamentos ou de algum sistema construtivo”, destaca.
Budget Analytics: a ferramenta que veio para elevar o nível de eficiência e a precisão dos orçamentos de obras
Apesar de nome “custo por m2 de construção” sugerir que essa é uma análise detalhada sobre os custos envolvidos em um projeto de construção, nem sempre essa é a realidade.
Esse estudo costuma ser feito de forma genérica. Ou seja, sem levar em conta especificidades de diferentes ambientes do projeto que podem pesar mais ou menos no orçamento. “Muitas construtoras realizam uma análise de custos por metro quadrado apenas baseando-se no valor global do projeto. Isso pode gerar distorções grandes em relação ao valor final”, frisa Nagano.
Em geral, funciona mais ou menos assim:
→ Cria-se o orçamento e o levantamento quantitativo em uma planilha que apresenta apenas o custo unitário de cada item e o valor total dos serviços. Portanto, tem-se o valor absoluto, mas pouco se sabe a respeito de onde e como cada recurso está sendo utilizado e, principalmente, como é possível otimizar cada recurso ou cada espaço da obra.
Nagano cita como exemplo a construção de um hospital. “Neste caso, o custo por metro quadrado de um centro cirúrgico, onde as instalações são consideravelmente mais pesadas, pode chegar ao triplo do custo de um quarto de repouso ou de outros ambientes deste mesmo hospital”, aponta.
O Budget Analytics chegou para trazer mais eficiência e precisão a essa análise!
Com a metodologia de orçamento da CELERE, é possível saber quanto custa cada metro quadrado da obra. O Budget Analytics identifica os custos dos insumos envolvidos na precificação de cada centímetro do projeto. Isso, por sua vez, possibilita que o gestor trace planos alternativos para tornar o projeto mais eficiente e lucrativo.
“Diferentemente de tudo que há no mercado, com o Budget Analytics é possível avaliar o custo de cada ambiente e de cada metro quadrado da obra, avaliar indicadores de custos e assim tornar a tomada de decisão do gestor da obra muito mais rápida e precisa”, explica Nagano.
O gestor da área de Orçamentos da CELERE cita novamente o exemplo da construção de um hospital. “Imagine poder avaliar que, comparado a outros projetos, o custo das instalações de ar condicionado é o que está distorcendo o custo do m² e, assim, propor uma alteração neste sistema para tornar o projeto mais econômico e lucrativo…”, reflete.
https://www.youtube.com/watch?v=WCO3NWezdeA
Quer entender melhor o potencial de ganho em eficiência e lucratividade que o Budget Analytics pode trazer para os seus projetos?
Clique aqui e saiba mais sobre essa poderosa ferramenta de gestão de obras!