fbpx
Custo Unitário Básico da construção em São Paulo fica estável em janeiro

Tabelas SINAPI: o que são e como devem ser utilizadas no orçamento de obras

Conheça as vantagens de utilizar as tabelas SINAPI, saiba quais cuidados ter ao se basear neste banco de dados e entenda como a CELERE pode ajudá-lo a elaborar orçamentos mais precisos e estratégicos

Levantar dados confiáveis, específicos e precisos sobre os diferentes custos envolvendo materiais e serviços de construção é um dos principais desafios de quem desenvolve orçamento de obras.

É nesse sentido que as tabelas SINAPI podem ser um apoio importante para orçamentistas e engenheiros de custos. Afinal, elas contemplam dados elaborados por órgãos oficiais e especialistas técnicos, atualizados mensalmente.

Siga a leitura para saber mais e entender como utilizar as tabelas SINAPI no desenvolvimento do orçamento de suas obras.

O que são as tabelas SINAPI

O que são as Tabelas SINAPI

SINAPI é a sigla para Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. 

As tabelas SINAPI são um conjunto de dados técnicos elaborados pela Caixa Econômica Federal em conjunto com o IBGE. O objetivo delas é fornecer uma base de referência para orçamentos de construção civil.

As tabelas SINAPI são disponibilizadas gratuitamente no site da CEF e são atualizadas mensalmente. Além disso, os dados sobre os custos de materiais e serviços de construção são divulgados de forma específica para cada estado. Isso torna as informações mais precisas e alinhadas à realidade das particularidades construtivas e de custos de cada região.

Quais informações estão disponíveis nas tabelas SINAPI?

Assim como outros boletins orçamentários (como CPOS, TCPO, FDE, EDIF. SIURB), as tabelas SINAPI são compostas por:

  • Tabela de Composição
  • Tabela de Insumos
  • Notas Técnicas e Explicativas
  • Encargos Sociais
  • Catálogos e Metodologias

De forma geral, selecionado o estado, o mês de referência e o tipo de incidência (com ou sem desoneração) serão baixados/acessados os seguintes arquivos:

  • Catálogo de Composições Analíticas
  • Notas SINAPI
  • Custo de Composições Analíticas
  • Custo de Composições Sintéticas
  • Preço de Insumos
  • Relatório de Insumos

DICA!

Para informações detalhadas sobre as metodologias e técnicas envolvendo as informações das tabelas SINAPI, clique aqui e confira os documentos disponíveis no site da CEF. 

Tabelas SINAPI: Desoneradas X Não Desoneradas

Bruna BergamoBruna Bergamo, sócia-diretora da CELERE Consultoria de Eficiência na Construção, explica que a principal diferença entre as tabelas SINAPI desoneradas e as não desoneradas é a incidência da contribuição previdenciária patronal sobre folha de salário (INSS).

“Ao desonerar a folha de pagamento, seja ela horista ou mensalista, a empresa desobriga-se a pagar o valor de INSS incidente sobre essa mão de obra. Faz-se, então, a arrecadação do imposto de forma diferenciada, por meio de um percentual sobre a receita bruta total – CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), atualmente representando 4,5% do faturamento bruto para construção civil”, detalha.

Portanto, as tabelas não desoneradas apresentam valores unitários de mão de obra acima das tabelas desoneradas, já que nas primeiras o encargo social incidente será maior já que contemplará a alíquota de INSS prevista em lei (atualmente 20%).

Além disso, a especialista da CELERE destaca que é importante ressaltar que caso a folha seja desonerada, provavelmente o custo raso de construção tenderá a parâmetros mais baixos. “Porém, será necessário que o orçamento reflita tal decisão em outras parcelas também, com o correto reflexo na composição de BDI ou orçamento do imposto CPRB nas despesas do empreendimento”, aconselha.

Leia também!

Como calcular o BDI das suas obras e fazer orçamentos mais precisos 

Vantagens das tabelas SINAPI

As tabelas SINAPI são uma excelente referência para a elaboração de orçamentos de construção detalhados por serviços. Afinal, possuem fácil acessibilidade e alto nível de credibilidade. “Além das notas explicativas e dos cadernos técnicos, as tabelas SINAPI fornecem parâmetros quanto a custos de insumos, consumos e produtividades, permitindo que o engenheiro orçamentista avalie cada serviço de seu projeto e selecione a composição de custo que melhor represente a sua realidade”, ressalta Bruna.

Além dos pontos citados acima, ela destaca os seguintes benefícios do uso das tabelas SINAPI:

  • São amplamente utilizadas como base em licitações públicas, especialmente entidades federais;
  • Possuem uma excelente referência de composição e valores de uma gama enorme de serviços convencionais da construção;
  • Permitem a obtenção de uma base de insumos para futuras negociações de preços durante a etapa de construção;
  • Possibilitam elaborar orçamento de forma ágil e consistente.

Leia também!

A importância da Composição de Preços Unitários (CPU) para um orçamento de obras preciso e eficiente

Cuidados ao utilizar as informações das tabelas SINAPI

No entanto, apesar de serem referências significativas quando se trata da composição de custos relacionados a materiais e insumos de construção, Bruna alerta que as tabelas SINAPI possuem algumas limitações… 

“É de suma importância ressaltar que as tabelas divulgadas fazem parte de estudos teóricos e médias de valores praticados. Portanto, seu uso indiscriminado sem a correta avaliação e refinamento pode incorrer em imprecisões orçamentárias”, adverte. “Além disso, por serem médias gerais, elas não são precisas para nenhuma única obra em particular”, acrescenta.

Sendo assim, Bruna aconselha que, ao utilizar o SINAPI (ou qualquer outra referência de boletim público), o responsável pelos estudos faça as análises e possíveis ajustes que sejam necessários – tanto em termos de custos praticados pela empresa, quanto índices de produtividade/consumo e até mesmo a incidência de recursos diferenciados.

Como tornar seus orçamentos de obras mais precisos

Como tornar seus orçamentos de obras mais precisos

A missão da CELERE é justamente tornar os orçamentos de obras mais precisos e com informações relevantes, que ajudam a direcionar e acelerar decisões estratégicas do projeto.

A principal ferramenta que utilizamos para isso é o Budget Analytics, tecnologia desenvolvida pela nossa equipe voltada para a otimização de projetos de construção.

O Budget Analytics transforma dados em conhecimento valioso que gera mais eficiência e economia em diferentes aspectos da obra. E faz isso por meio da metodologia detalhada de orçamentação, que utiliza inúmeras análises de engenharia de custos. “Assim como as tabelas SINAPI, 100% das atividades e serviços previstos para execução do empreendimento no Budget Analytics são orçadas por meio de composições de custo unitário, adotando índices, valores, cotações e serviços específicos para o projeto em questão, respeitando sempre a identidade, cultura e características de cada empresa”, explica Bruna.

A sócia da CELERE detalha ainda que por meio do Budgets Analytics é possível criar um banco de dados próprio e representativo para cada empresa. “É como se criássemos as ‘tabelas SINAPI personalizadas’, que representam a realidade construtiva, os custos e padrões específicos da organização”, conclui.

Entenda melhor como o Budget Analytics vai elevar a performance dos orçamentos de seus projetos e sua gestão de obra como um todo.

Imagens: rawpixel.com

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.