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Viaduto 13: o maior viaduto ferroviário das Américas

Imagem: Por Pliniodemarco - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26380227

Saiba como foi a construção do Viaduto 13 (também conhecido como Viaduto do Exército) e conheça detalhes e curiosidades sobre o desenvolvimento do maior viaduto ferroviário das Américas

Entre o imenso verde das montanhas no interior do Rio Grande do Sul, surge um monumento de concreto que é uma das obras mais grandiosas do Brasil e um verdadeiro marco da engenharia da década de 1970. Estamos falando do Viaduto do Exército – também conhecido como Viaduto 13 –, o maior viaduto ferroviário das Américas e o quarto maior do mundo.

Localizado entre os municípios de Muçum (RS) e Vespasiano Corrêa (RS), o Viaduto do Exército faz parte de uma sequência de 27 viadutos da Ferrovia do Trigo. Ele se chama Viaduto 13 (ou V 13) por se tratar do 13º (e o maior) viaduto da cidade de Muçum – que tem o apelido de “Princesa das pontes”.

Viaduto 13

A construção do Viaduto 13

Essa obra foi construída pelo Exército Brasileiro no período da ditadura militar. Oficialmente, a construção iniciou em julho de 1975. Contudo, o projeto do Viaduto 13 já existia desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Além do viaduto férreo, também construíram-se 32 túneis no trecho.

As cores mostram as etapas de construção – Imagem? Acervo Particular – via Univates)

A construção dos pilares utilizou o sistema de fôrmas deslizantes, que proporciona a concretagem contínua de estruturas nas mais variadas dimensões.

Esse processo funciona com a evolução gradual da concretagem, através de um sistema hidráulico que eleva toda a plataforma de trabalho de forma mais rápida, pois não é necessário aguardar um grande tempo de cura do concreto.

Além disso, o Viaduto do Exército utiliza treliças no tabuleiro – sistemas de barras de aço entrelaçadas que, juntas, apoiam uma grande quantidade de peso e se estendem por grandes distâncias.

(Imagem: Acervo Particular – Via Univates)

“A construção de viadutos ferroviários dessa envergadura ainda era novidade no Brasil. Tecnologias tiveram que ser buscadas ao redor do mundo para que a execução dessa magnífica obra fosse possível. Após a conclusão do projeto, que passou por experimentos com maquetes em túneis de vento no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e outros diversos testes de resistência, em meados de 1974, teve início a sua construção”, detalha o Exército em um artigo sobre a comemoração dos 40 anos da obra.

O Viaduto 13 foi inaugurado em agosto de 1978. Sua abertura oficial aconteceu em dezembro daquele ano, com uma viagem de trem realizada pela comitiva do então presidente Ernesto Geisel.

Curiosidades sobre a construção

Trabalhadores civis e militares na construção do Viaduto 13 – Imagem: Acervo Particular – Via Univates

Como a altura do viaduto era inédita no Brasil, foram necessários estudos prévios para analisar como lidar com a força do vento e calcular a necessidade de largura das colunas. Para isso, foram feitos ensaios em modelos reduzidos dentro de túneis do vento.

A obra trouxe muitos trabalhadores para a região e diversas famílias se alocaram no entorno da construção. No pé do V 13, onde hoje há um bar, existiu uma vila temporária formada só por funcionários.

O número de funcionários civis e militares envolvidos na obra alterou a economia e a infraestrutura dos municípios beneficiados. Diversas pequenas empresas locais cresceram com os contratos firmados com o Exército para serviços terceirizados e de suporte ao empreendimento.

Gostou de conhecer melhor a construção dessa importante obra? 

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Deixe um comentário!Informações: Grupo AH; Univates; Instituto Militar de Engenharia; Site oficial
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