Aspectos gerais; metodologias e processos executivos; logística e canteiros. Conheça os 3 primeiros itens do checklist para uma obra eficiente e lucrativa.
*Antes de começar a leitura recomendamos que faça o download de nosso checklist para a gestão de obras. Trata-se de uma planilha que pode ser seu ponto de partida para fazer uma gestão mais eficiente de suas obras. A ferramenta está disponível aqui, gratuitamente.
Um dos objetivos da Celere é ser reconhecida por desempenhar um papel fundamental na disseminação da cultura de gestão na indústria da construção civil.
Em razão disso, tudo o que fazemos está conectado a essa causa. Esse, aliás, foi um dos motivos que nos inspirou a criar essa área de conteúdo em nosso site. Queremos compartilhar com você informações relevantes e aplicáveis ao seu negócio.
Nesse sentido, há alguns dias publicamos o Checklist para uma obra eficiente e lucrativa.
É ali que iremos ancorar uma série de conteúdos que serão produzidos para detalhar cada item do checklist. E este é o primeiro artigo da série! Nele, vamos explorar melhor os três primeiros itens do checklist: aspectos gerais; metodologias e processos executivos; e logística e canteiros. Acompanhe!
3 primeiros itens do checklist para uma obra eficiente e lucrativa
1 – ASPECTOS GERAIS:
O que vai ser construído e onde
O primeiro passo durante o pré-obra é levantar as questões abaixo. Para ajudá-lo a operacionalizar essa tarefa nós criamos uma planilha com todos os itens do checklist. Faça o download gratuitamente aqui.
- Local da obra. Onde está situada a obra? O local pode vir a gerar algum problema no futuro? As casas vizinhas são muito antigas?
- Características da região. Como é a região em que a obra está situada? Há escolas, hospitais, supermercados etc.? É fácil acessá-la utilizando meios do transporte público? É uma área residencial ou comercial?
- Relacionamento com a comunidade. Qual é o plano para cultivar a relação com quem será afetado pela obra? Possui alguma associação de bairro? Como os moradores são representados? O que eles pensam sobre a obra?
- Diferenciais do produto. O que é diferente na obra e vai exigir mais atenção?
- Detalhes sobre o terreno. Como é o terreno? Qual o tipo de solo? Como é a topografia? O solo é contaminado? Possui redes subterrâneas das concessionárias?
2 – METODOLOGIAS E PROCESSOS EXECUTIVOS:
Como a obra eficiente e lucrativa será executada
É o momento de fazer os estudos que resultarão no planejamento da obra. É uma etapa fundamental para que, no futuro, a obra seja executada com eficiência.
- Estudos de metodologia executivas. Trata-se do levantamento das possíveis metodologias construtivas que podem ser adotadas para cada um dos serviços ou atividades. Nesta etapa, verificam-se as tecnologias, os equipamentos, as ferramentas e os materiais que podem ser adotados para cada frente da obra. Vamos pegar a estrutura como exemplo: ela é pré-moldada, metálica ou de concreto convencional? Se for de concreto convencional, qual tipo de forma? Metálica, madeira…? E o tipo de escoramento? Como o material será içado? Grua, mini grua, guincho, guindaste? Haverá cremalheira?
- Ciclos de produção. Para cada uma das metodologias levantadas há um ciclo de produção correspondente, que pode variar conforme a quantidade e o tipo de recursos utilizados (pessoas/equipamentos/tecnologia). O estudo do ciclo de produção, que consiste na estimativa do tempo para realizá-lo, implica no cálculo de prazo da obra. Geralmente, as obras de edificação vertical (prédios) costumam ter ciclos claros de produção – período de execução de determinado serviço de um pavimento completo –, que se repetem para todos os pavimentos. Por exemplo: com a metodologia de concreto convencional, utilizando um certo conjunto de formas, grua, e 30 pessoas, é possível executar uma laje por semana.
- Estudos comparativos de metodologias. É hora de comparar as metodologias estudadas – levando em consideração fatores como preço, prazo, qualidade e experiência da equipe – para definir a mais vantajosa. Coloque lado a lado todas as características de cada uma e depois realize uma análise crítica da relação custo-benefício. O indicado é que você faça este estudo para os serviços ou atividades críticas (seja por prazo, custo ou algum tipo de risco).
- Dica: Não esqueça que o aumento de prazo impacta os custos indiretos diretamente.
3 – LOGÍSTICA E CANTEIRO:
A organização de processos do canteiro de uma obra eficiente e lucrativa
Mais uma etapa fundamental para fazer com que tudo funciona em harmonia e para que a execução seja produtiva e livre de problemas.
- Organização. Como organizo a obra para fazer o produto da forma como ele foi pensado? Quanto a esse assunto, existe uma reflexão importante que faz nosso setor/indústria ser tão particular: na maioria das outras indústrias, a fábrica – que é uma estrutura fixa – é dimensionada para produzir certa quantidade de produtos que são transportados até o consumidor. Já na construção civil, é justamente o inverso: a fábrica (nosso canteiro de obras) é móvel e dimensionada para produzir um único produto (edificação/estrada/ponte/etc.), que fica fixo. Com base nessa reflexão, perguntamos: seu canteiro está pensado para ser sua fábrica? Ou seja, produzir seu produto único da forma mais eficiente possível?
- Restrições de circulação. Existe alguma restrição de circulação para tipos específicos de caminhões? Se sim, quais materiais ou equipamentos serão impactados? Existe uma alternativa viável de transporte? Qual? Existe alguma licença específica para trafegar na região? Qual é o tamanho da burocracia?
- Acessos. Como se chega ao local da obra? As ruas são estreitas? Muito movimentadas? Como será o lançamento de concreto? É possível fazer da rua? E o recebimento do aço? Como chegará a carreta? Há acesso e espaço em seu canteiro para recebimento desses e dos demais materiais? Se não, é possível fazer da rua (o que diz a legislação municipal, é possível em termos de espaço)?
- Planejamento de canteiros provisórios. É no canteiro que serão recebidos, armazenados e distribuídos os materiais para a execução da obra. Além disso, é onde a equipe da obra vai ficar e circular e é onde devem ser dimensionados os locais de convivência (refeitório, vestiário etc.). Geralmente, as obras imobiliárias possuem grande restrição de espaço para o canteiro dependendo da etapa da obra. Você já pensou sobre onde o canteiro será montado em cada uma dessas fases da obra (escavação, fundação, estrutura, vedação, fachada e acabamentos)? Verificou se o canteiro impactará de forma negativa alguma dessas etapas? Se sim, o que é preciso fazer para mitigar esse impacto? Seu canteiro mudará de local durante a obra? Como gastar menos e não prejudicar a produção? Pensou no local onde ficará cada tipo de material?
- Stand. Incorporadoras gostam de vender no local da obra. Você tem espaço no terreno para manter o stand de vendas durante toda a construção? Se não, em que momento precisará demolir? Aí tem a questão comercial x engenharia: onde está o ponto de equilíbrio?
- Recebimento, armazenamento e distribuição. Qual local foi destinado para o recebimento dos materiais? Existe uma pessoa que vai conferir a mercadoria e as notas fiscais? Existe equipe para descarregar as mercadorias? Ou você terá que negociar o descarregamento com seus fornecedores? Existe uma janela definida de recebimento para melhorar a eficiência, ou seja, há um período pré-agendado para o recebimento de determinados tipos de materiais, otimizando o trabalho da equipe? Onde serão armazenados cada tipo de materiais? Pensou na facilidade de envio para a frente de serviço? Pensou no local adequado para armazenamento de cada produto para evitar possíveis avarias? Como será o transporte horizontal e vertical de cada produto? Existem equipamentos específicos? Algum material chegará direto para a frente de serviço (just in time)?
Acredite: esse detalhamento de cada etapa vai fazer a diferença na gestão da sua próxima obra.
Mãos à obra!
Leia também
Nos links abaixo estão as outras etapas do checklist detalhadas:
– Gestão de obras: checklist para obras eficientes e lucrativas
– Os itens 4 a 7 do checklist para obras eficientes e lucrativas
– Os itens 8 a 10 do checklist para obras eficientes e lucrativas