fbpx
Consolidando a marca com mais segurança e credibilidade

Curva ABC na gestão de orçamentos na construção civil

Entenda como funciona a análise da Curva ABC e saiba como essa metodologia pode ajudar a trazer mais eficiência para a gestão de orçamentos de obras

Quais são os itens mais relevantes no seu orçamento de obras?

Quais são as áreas do projeto que, se aprimoradas, podem ter o maior impacto no orçamento?

Essas informações são cruciais para os gestores de obras que buscam desenvolver orçamentos mais eficientes. Afinal, elas ajudam a identificar as melhores maneiras de direcionar as finanças dos projetos de construção.

Porém, obtê-las pode ser um desafio. Neste sentido, a Curva ABC pode ser uma grande aliada.

O que é a Curva ABC?

Curva ABC é um tipo de análise que permite determinar itens ou áreas de maior importância ou que geram um impacto maior nos resultados. Essa metodologia baseia-se no princípio de Pareto – ou regra do 80/20.

Esse princípio indica que cerca de 80% dos efeitos gerados são causados por 20% dos fatores. Por exemplo: na análise de vendas, uma empresa poderia verificar que 80% do seu lucro vem de 20% da sua base de clientes.

Ou seja, a Curva ABC parte do princípio de que nem todos os itens têm a mesma relevância em um resultado. Portanto, o objetivo final da Curva ABC é determinar o peso de diferentes grupos de fatores no resultado.

Leia também: Cronograma físico-financeiro de obras: o que é e como fazer

Como funciona a Curva ABC?

Como funciona a Curva ABC?
Image criada por mindandi para Freepik

A Curva ABC organiza os itens relacionados a um projeto ou empresa em três grupos distintos, categorizando-os por relevância em relação ao seu peso no resultado.

  • A: itens com maior peso (20% dos itens, que correspondem a 80% dos resultados ou demandas)
  • B: itens com peso intermediário (30% dos itens, que correspondem a 15% dos resultados ou demandas)
  • C: itens com menor peso (50% dos itens, que correspondem a 5% dos resultados ou demandas).

Essa categorização pode ser feita em diversas áreas e em diferentes níveis.

É possível, por exemplo, fazer a Curva ABC de itens relacionados ao projeto ou empresa como um todo ou determinar a Curva ABC de cada área. E ainda, para ir além do detalhamento, dá para fazer uma análise segmentada de Curva ABC – como uma para serviços e outra para produtos.

Leia também: Diagrama de Ishikawa na gestão da construção civil

Benefícios da Curva ABC na construção

A Curva ABC pode trazer diversas vantagens estratégicas para projetos de construção. Afinal, a partir dessa metodologia, os profissionais envolvidos na gestão da obra conseguem ter um panorama mais claro sobre questões relevantes que impactam a eficiência e o orçamento do projeto.

Seja aplicada à gestão de estoque ou à gestão de orçamento, a análise de Curva ABC traz benefícios como:

  • Uma visão mais clara sobre a distribuição dos custos da obra;
  • Identificação de áreas e insumos de maior impacto no orçamento;
  • Categorização dos gastos do projeto por ordem de relevância e potencial de economia.

Todas essas informações podem ajudar gestores a decidir como direcionar melhor os recursos do projeto e promover mudanças estratégicas que resultam em mais lucro e maior eficiência do orçamento.

Leia também: Gestão de suprimentos na construção civil

Curva ABC na gestão de orçamentos de obras

Curva ABC na gestão de orçamentos de obras
Imagem criada por gpointstudio para Freepik

A Curva ABC é uma excelente ferramenta para aumentar a eficiência da gestão de orçamentos na construção civil. Afinal, por meio dessa análise, é possível identificar itens, serviços, materiais, equipamentos, etc., que mais pesam nos custos da obra – e que, portanto, têm maior relevância no orçamento. Assim, é possível entender quais as áreas apresentam maior potencial de economia para o projeto como um todo.

Ao aplicar a Curva ABC na gestão de orçamentos você conseguirá identificar fatores e áreas da obra que demandam uma análise mais aprofundada para verificar possíveis ajustes – que terão um impacto significativo nas finanças da obra. Por exemplo:

  • A: itens com alto valor – 20% dos itens que correspondem a 65% do orçamento.
  • B: itens com valor intermediário – 30% dos itens que correspondem a 25% do orçamento.
  • C: itens com valor baixo – 50% dos itens que correspondem a 10% do orçamento.

A partir dessa categorização, o gestor poderá entender como reduzir custos de forma mais direcionada. Ou seja, ele saberá, por exemplo, que, se reduzir os custos dos itens A, terá um impacto muito maior do que qualquer economia gerada pelos itens do grupo C.

Leia também: Dicas sobre orçamento de obras e custos na construção civil

Como fazer a análise da Curva ABC no orçamento de obras

O cálculo da Curva ABC no orçamento de obras pode ser realizado por meio de sistemas e ferramentas digitais que calculam automaticamente quanto cada item representa no orçamento, mas também manualmente, em uma planilha Excel.

A Curva ABC pode levar em conta uma lista geral – com todos os itens que compõem o orçamento. Contudo, para ter uma visão mais estratégica, é melhor analisar diferentes fatores e áreas separadamente. Por exemplo: uma Curva ABC do orçamento para serviço, outra para materiais, mão de obra etc.

Estes são alguns dados fundamentais para a análise da Curva ABC:

  • Descrição detalhada de insumos e materiais utilizados na obra;
  • Medida de unidade que será utilizada;
  • Quantidade de material, em números, do projeto;
  • Valor unitário e total dos materiais e insumos, ou do grupamento analisado, sempre em ordem decrescente – do mais caro para o mais barato;
  • Importância que aquele item tem para a obra em percentual – também em ordem decrescente;
  • Soma das porcentagens de participação (participação acumulada).

Como regra, metodologias tradicionais de orçamento permitem duas análises de Curva ABC: por serviço e por insumo. O Budget Analytics é a única metodologia que permite vários tipos de segmentação para estas duas análises.

A importância de uma análise detalhada sobre os custos da obra

A importância de uma análise detalhada sobre os custos da obra
Imagem: DCStudio para Freepik

Quanto mais detalhada é a Curva ABC, mais eficiente é a análise e maior é o impacto que ela pode gerar na gestão do orçamento.

Então, ao identificar de forma minuciosa os fatores que impactam o orçamento em diferentes áreas do projeto, você terá mais informações para tomar decisões que podem trazer economia.

Se ter um panorama geral do projeto sobre os itens que mais pesam no orçamento já tem um grande potencial de economia, imagine, então, ter uma Curva ABC para cada ambiente da obra, para cada pavimento, cada unidade…

É esse tipo de detalhamento que você conseguirá usando o Budget Analytics, sistema de gestão de orçamento da CELERE!

O Budget Analytics possibilita análises superdetalhadas – como curvas ABCs (de serviço ou insumo) para apenas um pavimento da obra, ou para somente a área comum e até mesmo para um único cômodo dentro de uma unidade habitacional.

Carlos Eduardo Roginski“Um dos nossos diferenciais é que conseguimos Curvas ABCs mais específicas do que outras metodologias ou softwares. Em geral, as ferramentas disponíveis no mercado oferecem categorização por serviço, grupos de serviço, insumo e grupo de insumo. Nós conseguimos tirar também todas estas curvas, mas para cada parte da obra”, explica Carlos Eduardo Roginski, sócio-diretor da CELERE.

Para se ter uma ideia, o Budget Analytics gera até 400 vezes mais dados que outras metodologias e softwares! 

Com a metodologia da CELERE, é possível saber quanto custa cada metro quadrado da obra, com a identificação dos custos dos insumos envolvidos na precificação de cada centímetro do projeto. Isso, por sua vez, possibilita que o gestor trace planos alternativos para tornar o projeto mais eficiente e lucrativo.

Ao saber, por exemplo, que o custo do m2 da sacada é o mais elevado, abre-se a possibilidade de criar cenários alternativos para o projeto.

Com o Budget Analytics, é possível:

  • Destrinchar dados para facilitar a tomada de decisão com o objetivo de reduzir custos de diferentes serviços.
  • Criar diferentes cenários e simular a troca de algum acabamento ou até a troca de alguma metodologia construtiva, visando reduções ou otimizações.
  • Elaborar indicadores de projetos e indicadores de custos para cada disciplina, detalhados no último nível de abertura. Assim, cria-se um banco de indicadores comparativos que permite a avaliação da eficiência de cada projeto.
  • Rastrear 100% dos serviços levantados e segurança da consistência orçamentária.

“Com isso, é possível identificar e alterar custos, com uma média de redução de cerca de R$200/m2. Além da economia com custos de gestão de obra durante a execução do projeto, com todos os quantitativos detalhados também é possível economizar com suprimentos, contratações e medição”, detalha o sócio da CELERE.

Entenda como a CELERE pode ajudar a trazer mais economia e eficiência para seus projetos de construção!

Informações: Mais Controle; Obra Prima

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.