Saiba como a base de dados gerada pela Celere contribuiu para a expansão da Hype Empreendimentos em novas regiões e para a melhoria da qualidade e da eficiência dos projetos
A utilização de uma base de dados qualificada ajuda a guiar decisões estratégicas no mercado de construção. Especialmente quando se trata de atuar em novos mercados, contar com informações de qualidade, que refletem a realidade local de forma precisa, é essencial para garantir o melhor direcionamento dos produtos a serem lançados.
Foi nesse contexto que teve início a parceria entre a Celere e a Hype Empreendimentos.
O desafio da falta de informações estratégicas para atuar em novas regiões
Rodrigo Valente é diretor de engenharia e operações da Hype Empreendimentos. Ele conta que a empresa tinha uma base sólida de conhecimento nas regiões em que já atuava – como Curitiba (PR) e São Paulo (SP).
“Santa Catarina era uma região totalmente nova para nós. Portanto, precisávamos de apoio de quem vive e entende a dinâmica local para termos referências de mercado confiáveis, uma vez que estávamos avaliando a viabilidade de um negócio”, explica.
O que levou a Hype a escolher a Celere?
Segundo Rodrigo, a decisão de contratar a Celere foi guiada principalmente por dois motivos:
1) Expertise em base de dados de mercado;
2) Cultura técnica semelhante à que ele tinha experiência – como o pré-módulo e a engenharia montante.
“Além disso, entramos em contato com grandes players do mercado que já tinham trabalhado com a Celere – como Build, Gafisa e OR – e todos apresentaram referências muito positivas, com muitos elogios em relação ao trabalho”, acrescenta.
Resultados da parceria
Na prática, a Celere ajudou a Hype a realizar levantamentos e orçamento, buscando preços na região e até criando modelos para visualizarem o processo. “Trocamos ideias continuamente, com muitas reuniões de alinhamento em que compartilhamos premissas para guiar o trabalho”, pontua.
De acordo com o diretor da Hype, o orçamento gerado trouxe vários resultados positivos. Dentre os quais, ele destaca:
1) Visão detalhada dos custos envolvidos no projeto em Santa Catarina – incluindo os preços locais e as produtividades esperadas na região
Na visão do executivo, isso permitiu que a Hype avaliasse a viabilidade do empreendimento de forma mais precisa e realista.
“Após o briefing inicial e as trocas de informações, a Celere nos ofereceu uma plataforma que permite acompanhar o progresso do trabalho, registrando todas as evoluções. Durante esse processo, houve apresentações e ajustes finos até a entrega final”, relembra.
2) Base de dados eficiente
A base de dados gerada pela Celere também foi elogiada pelo diretor da Hype.
“Ficamos muito satisfeitos com a quantidade e a qualidade dos dados fornecidos pela Celere. Essa base de dados foi fundamental para tomarmos decisões estratégicas. Por exemplo, detalhamos a curva A para os nossos times envolvidos, o que nos permitiu trabalhar por três meses para ajustar a viabilidade do projeto de acordo com nossas expectativas de preço de venda e, consequentemente, impactar o custo da obra”, revela.
Ainda neste sentido, o diretor da Hype destaca que a equipe conseguiu trabalhar de forma mais independente, justamente por ter acesso a esse banco de dados.
“Não foi necessário manter contato constante com o time de produto e projeto, pois as informações fornecidas pela Celere permitiram que eles trabalhassem com mais liberdade criativa. Isso nos possibilitou definir prioridades, como a localização de caixilhos com brises, e acelerar outras decisões de projeto, como o tipo de elevador e o acabamento”, detalha.
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3) Criação de diferentes cenários
“Ao todo, trabalhamos com quatro cenários – dois com a colaboração da Celere e mais dois internamente. Isso aumentou a assertividade e a eficiência do nosso time de orçamento, evitando suposições ou retrabalho”, indica. “Além disso, conseguimos identificar potenciais áreas de otimização e eficiência nos custos. Dessa forma, pudemos ajustar o projeto conforme necessário para maximizar o retorno sobre o investimento”, completa.
Ou seja, a Celere ajudou a Hype a tomar decisões bem embasadas e eficazes ao longo do projeto, fornecendo uma base de dados precisa e ferramentas que permitiram ajustar o projeto e o produto com mais confiança e clareza.
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Muito além da prestação de serviços: uma verdadeira parceria!
Entre as vantagens inesperadas do trabalho com a Celere, Rodrigo cita o fato de que foi essa parceria que permitiu que a Hype ampliasse sua presença para Santa Catarina, sem precisar montar uma equipe lá. “Nossa líder de orçamento conseguiu conduzir o projeto em colaboração com a Celere”, conta.
O executivo destaca também que o trabalho entre as duas empresas foi além de uma mera prestação de serviço; houve colaboração ativa e construtiva.
“Tivemos discussões produtivas, em que ambos os lados questionaram e contribuíram para melhorar o trabalho. Essa relação madura foi focada em alcançar um objetivo comum: fornecer informações de qualidade.
Confiamos nos números fornecidos pela Celere, o que nos permitiu tomar decisões firmes para avançar com o projeto. Fizemos alguns ajustes menores, mas, no geral, a colaboração nos deu confiança para seguir em frente”, salienta.
Por fim, Rodrigo conta que a qualidade do trabalho surpreendeu a todos.