fbpx
A importância da análise de custos no desenvolvimento de produtos na incorporação

A relação entre o orçamento e o ROI na construção civil

Saiba como um bom orçamento de obras pode ajudar a prever com mais precisão o ROI na construção civil e entenda como um levantamento de custos eficiente pode gerar mais lucro para o seu empreendimento

O sucesso de um empreendimento depende de ações realizadas muito antes de a obra começar. Um bom planejamento de projetos de construção leva em conta, antes de tudo, a viabilidade da obra em termos práticos e financeiros.

É por isso que uma das primeiras etapas do desenvolvimento de um projeto é o estudo de viabilidade econômica, uma análise feita para verificar se determinado empreendimento poderá ser desenvolvido e concluído de maneira segura e lucrativa.

A avaliação do potencial financeiro de uma obra é uma das etapas fundamentais do estudo de viabilidade econômica. E é nesse quesito que o cálculo do ROI (retorno sobre o investimento) é importante para determinar o possível lucro de um empreendimento.

A seguir, entenda melhor a definição de ROI na construção civil e saiba como o orçamento da obra está diretamente ligado ao nível de retorno financeiro de um projeto.

O que é o ROI

O que é o ROI
Imagem criada por rawpixel.com

Retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica que determina quanto foi ou será o lucro a partir de um investimento.

Dependendo de quando o cálculo é feito, o retorno sobre o investimento pode ser categorizado como ROI previsto e ROI real.

O cálculo do ROI previsto é feito antes do início de um projeto e frequentemente é usado para determinar se faz sentido prosseguir. Esse ROI antecipado usa custos estimados, receitas e outras premissas para determinar quanto lucro um projeto provavelmente gerará.

Muitas vezes, esse número é executado em vários cenários diferentes para determinar a gama de resultados possíveis. Esses números são então usados ​​para entender o risco e, em última análise, decidir se uma iniciativa deve avançar.

Já o ROI real é o verdadeiro retorno sobre o investimento. Ou seja, calcula-se esse número após a conclusão de um projeto e, portanto, os custos e receitas finais são utilizados para determinar quanto lucro um projeto produziu em comparação às estimativas.

A seguir, faremos uma imersão no ROI previsto e revelaremos como algumas práticas durante o planejamento podem garantir que essa previsão se concretize. Acompanhe!

Como se calcula o ROI

Calcula-se o retorno sobre o investimento  subtraindo os custos reais ou estimados de um projeto de sua receita real ou estimada. O resultado é o lucro gerado ou estimado, dependendo de quando o cálculo é feito. Esse número, então, é dividido pelos custos.

Normalmente, a fórmula para ROI é escrita como:

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial x 100

Por exemplo:

Se sua empresa realiza um investimento de 200 mil reais e tem como ganho 500 mil, logo, você terá o seguinte resultado:

ROI = (500 – 200) ÷ 200 x 100

ROI = 150

Portanto, nesse caso, o retorno sobre o investimento foi de 150%.

Leia também: Como calcular o BDI das suas obras e fazer orçamentos mais precisos

A importância do ROI na construção civil

A importância do ROI na construção civil
Imagem criada por gpointstudio – www.freepik.com

A previsão do ROI na construção civil é importante tanto do ponto de vista estratégico, quanto do ponto de vista prático.

Antecipar o possível retorno que um empreendimento trará ajuda a construtora ou incorporadora a tomar decisões de investimentos mais acertadas. E ainda, mapear esse valor também ajuda a empresa a atrair mais parceiros e investidores.

Além disso, como o potencial de lucro está diretamente relacionado às estimativas de gastos, ao antecipar o possível retorno que um projeto trará, o ROI funciona como um guia para alinhar os custos envolvidos na construção.

De maneira mais ampla, entender o possível retorno financeiro de um projeto ajuda a tangibilizar benefícios gerados não somente pelo investimento na construção em si, mas em áreas relacionadas à gestão da obra. Por exemplo: por meio do ROI, é possível identificar o retorno gerado pela contratação de uma ferramenta digital para gerenciar o projeto.

Por fim, a previsão do ROI fornece um panorama de investimentos necessários e ganhos no médio e longo prazo, contribuindo para a realização de um planejamento financeiro mais preciso e eficiente.

Leia também: O que analisar em um estudo de viabilidade econômica

A relação entre o orçamento e o ROI na construção civil

A relação entre o orçamento e o ROI na construção civil
Imagem criada por pressfoto – www.freepik.com

O desenvolvimento do orçamento da obra está diretamente conectado ao ROI previsto e ao ROI final.

Como você já sabe, o cálculo do ROI depende do valor investido, ou seja, dos custos envolvidos no projeto. Nesse sentido, é importante entender que a estimativa e a análise dos custos da obra acontecem em diferentes momentos do ciclo imobiliário. De maneira geral, podemos dizer que há:

  • O orçamento preliminar, desenvolvido durante o estudo de viabilidade, quando ainda não há informações detalhadas sobre materiais, design e toda a engenharia envolvida na obra.
  • E o orçamento executivo, realizado quando já há projetos complementares e as especificações da obra já foram definidas.

O que acontece na maioria das empresas é que o orçamento preliminar é feito com base em achismos e de forma aleatória. Ou ainda, o orçamento executivo não leva em conta as especificidades de cada ambiente da obra. Consequentemente, os custos estimados não condizem com a realidade, fazendo com que o orçamento mude constantemente durante a execução do projeto.

Essas inconsistências no orçamento fazem com que a previsão de ROI também seja diferente a cada alteração de custos, o que pode gerar problemas financeiros significativos.

Muitas vezes, por conta de gastos extras não previstos no orçamento, o ROI acaba sendo neutro – ou seja, o lucro gerado serve só para cobrir os custos do projeto. Em casos piores, o ROI pode vir a ser negativo – o que significa que o lucro gerado não é suficiente para cobrir os custos.

Leia também: CEO da CELERE fala sobre o uso de dados no orçamento de obras  

Como a CELERE ajuda a gerar orçamentos mais precisos

Para evitar esse tipo de problema, sua construtora ou incorporadora precisa desenvolver uma análise de custos eficiente desde as fases iniciais do projeto.

A CELERE Consultoria em Eficiência na Construção Civil tem metodologias exclusivas para gerar orçamentos de obra precisos em diferentes momentos do ciclo imobiliário.

Para definir limites de gastos e evitar mudanças no orçamento que impactam o ROI, a CELERE utiliza conceitos de ceiling price e target price. O ceiling price determina o valor máximo aceitável para um projeto. Já o target price é o ‘preço-alvo’, a meta de orçamento elaborada para alinhar os níveis de gastos ideais.

Saiba mais: Ceiling price e target price: o que é e como aplicar esses conceitos no orçamento de obras

Conheça os dois modelos de orçamento da CELERE

Budget Express

Esse é um orçamento preliminar desenvolvido por meio de modelos BIM e parâmetros do banco de dados criado pela CELERE. 

Realizamos o Budget Express quando ainda não há projetos complementares ou muitas definições de especificações da obra. Ou seja, ele serve como orçamento meta, com objetivo de garantir o custo de construção da análise de viabilidade. Portanto, ele obtém o ceiling price – custo máximo da obra.

Saiba mais: Budget Express: Como desenvolver orçamentos preliminares mais precisos em projetos de construção

Budget Analytics

Esse é um orçamento executivo, que gera até 400 vezes mais dados e permite a análise de custos (curva ABC) por ambiente.

Com o Budget Analytics, é possível, por exemplo:

  • Entender a necessidade do cliente e realizar um orçamento adequado à sua realidade.
  • Destrinchar dados para facilitar a tomada de decisão com o objetivo de reduzir custos de diferentes serviços.
  • Criar diferentes cenários e simular a troca de algum acabamento ou até a troca de alguma metodologia construtiva, visando reduções ou otimizações.
  • Elaborar indicadores de projetos e indicadores de custos para cada disciplina, detalhados no último nível de abertura. Assim, cria-se um banco de indicadores comparativos que permite a avaliação da eficiência de cada projeto.
  • Rastrear 100% dos serviços levantados e segurança da consistência orçamentária.
  • Por fim, com o Budget Analytics, é possível identificar e alterar custos, com uma média de redução de cerca de R$ 200/M². Além da economia com custos de gestão de obra durante a execução do projeto, com todos os quantitativos detalhados, também é possível economizar com suprimentos, contratações e medição. Esse tipo de serviço gera o target price.

Saiba mais: Budget Analytics: a evolução do big data chegou ao mercado de construção

Ou seja, com o orçamento da CELERE, é possível prever o ROI de maneira mais precisa e, além disso, criar estratégias de alocamento de custos para alcançar o maior ROI possível. 

Para se ter uma ideia, com o Budget Analytics, é possível gerar uma economia de até R$ 200/M². Essa economia pode se traduzir em lucro direto ou em investimento para gerar ainda mais valor e retorno para o empreendimento.

Entre em contato e saiba como nossos orçamentos podem ajudá-lo no processo de tomada de decisão, visando redução de custo e aumento de precisão e efetividade do planejamento financeiro.

Informações: Harvard Business School; Sebrae

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.