Entenda a importância das Fichas de Verificação de Serviços na construção civil e saiba o que analisar em suas FVS
Na construção civil, o nível de qualidade das edificações é proporcional ao nível de acompanhamento durante cada etapa do desenvolvimento da obra. Ou seja, a utilização de ferramentas de controle contínuo para garantir a adequação das estruturas às normas de qualidade e ao planejamento ajuda a garantir resultados mais satisfatórios, seguros e eficientes.
E quando se trata de estratégias de gerenciamento da qualidade da obra, as Fichas de Verificação de Serviços (FVS) são cruciais.
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O que são fichas de verificação de serviços (FVS)?
As FVS são ferramentas de controle da qualidade dos serviços na construção civil. Afinal, elas funcionam como uma espécie de checklist que ajuda a garantir que os serviços da obra estejam dentro das normas padrões e que sigam os requisitos pré-estabelecidos no planejamento, assegurando a qualidade e a eficiência da edificação.
Cada serviço da obra deve ter sua FVS, em que se indica as especificações e os procedimentos necessários para que tal serviço seja considerado ‘correto’ ou ‘adequado’.
No entanto, é importante frisar que mais do que uma ferramenta de verificação, as fichas também servem como guias para garantir a padronização e a qualidade dos serviços realizados na obra.
Veja um exemplo de FVS:
As informações dentro de uma FVS podem variar. De maneira geral, as fichas devem avaliar questões como, por exemplo:
- Os itens de inspeção: ou seja, o que será inspecionado nesta etapa construtiva;
- O método de verificação: como medir a qualidade da execução de cada item;
- Tolerância: medidas mínimas, máximas ou qualquer outro parâmetro para determinar o limite do aceitável como de boa qualidade.
- Descrição do problema e soluções: espaço para quem está inspecionando a obra apontar os problemas que verificou e indicar formas de solucioná-los.
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Benefícios da utilização das fichas de verificação de serviço
Menos possibilidade de erros
Ao invés de contar com a intuição ou apenas a visão individual de determinados profissionais, ao utilizar as FVS, sua empresa garante o alinhamento dos serviços às normas padrões de qualidade. Além disso, o documento contribui para que todos os envolvidos estejam ‘na mesma página’.
Maior garantia de qualidade, segurança e conforto
Seguir as especificações e normas padrões aumenta a qualidade da edificação no longo prazo, assegurando que os moradores/usuários se sintam confortáveis e seguros no ambiente.
Menos retrabalhos e prejuízos
Ao verificar se os serviços estão sendo feitos de forma correta, é possível identificar possíveis falhas e problemas antecipadamente. Assim, evita-se a necessidade de retrabalhos que afetam o cronograma e o orçamento da obra.
Além disso, seguir as normas padrões de qualidade na realização de serviços na obra garante que a edificação terá menos problemas futuros, o que, consequentemente, resulta em menos custos com a manutenção da edificação.
Prestação de contas com fornecedores
Muitas empresas utilizam fichas de verificação de serviços como pré-requisito para o pagamento dos fornecedores. Assim, assegura-se o comprometimento de todos com a qualidade da obra.
Fortalecimento da reputação da marca
Ao certificar-se de que todos os serviços de uma obra estão dentro das normas e padrões de qualidade e de acordo com o que foi planejado, sua empresa evita problemas estruturais futuros que podem danificar seu relacionamento com os clientes e, consequentemente, sua reputação.
Indo além, as FVS também são fundamentais para a aquisição de selos de qualidade que ajudam a elevar a marca da construtora. Um exemplo disso é o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – que, inclusive, é exigido pelo Governo Federal para a participação em obras públicas.
As Fichas de Verificação de Serviços e o PBQP-H
O PBQP-H é uma iniciativa que tem como objetivo central organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.
A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações. Dentre elas, está a avaliação da conformidade dos serviços realizados nas obras.
Além de atestar a conformidade das empresas e de obras em normas específicas e sistemas de gestão, o PBQP-H estabelece que 27 serviços sejam controlados numa edificação:
Serviços preliminares:
- Compactação de aterro
- Locação de obra
Fundações:
- Execução de fundação
Estrutura:
- Execução de fôrma
- Montagem de armadura
- Concretagem de peça estrutural
- Execução de alvenaria estrutural
Vedações verticais:
- Execução de:
- Alvenaria não estrutural e de divisória leve
- Revestimento interno de área seca, incluindo produção de argamassa em obra, quando aplicável; revestimento interno de área úmida e revestimento externo.
Vedações horizontais:
- Execução de:
- Contrapiso
- Revestimentos de: piso interno de área seca; piso interno de área úmida e piso externo
- Forro
- Impermeabilização
- Cobertura em telhado (estrutura e telhamento)
Esquadrias:
- Colocação de batente e porta
- Colocação de janela.
Dispositivos de segurança:
- Execução de guarda-corpo
Pintura:
- Execução de pintura interna
- Execução de pintura externa
Sistemas prediais:
- Execução de instalação elétrica; hidrossanitária e de gás
- Colocação de bancada, louça e metal sanitário
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Observações importantes ao utilizar as fichas de verificação de serviços
Desenvolvimento das fichas de verificação de serviços
É importante desenvolver antecipadamente as FVS para os serviços que serão realizados na obra. Afinal, isso ajuda na seleção dos profissionais – que seguem os requisitos exigidos – e, além disso, contribui para que todos os envolvidos conheçam e entendam as especificações necessárias em torno daquele serviço.
Estrutura das fichas de verificação de serviços
As FVS devem ter uma estrutura simples, com as informações dispostas de forma clara e precisa, para que a verificação dos serviços possa ser feita de maneira prática e segura.
Acesso às fichas de verificação de serviços
Ao criar Fichas de Verificação de Serviços digitais, você aumenta a eficiência, o alcance e a segurança das informações. Portanto, utilize planilhas Excel ou mesmo um aplicativo ou software online para que os dados das FVS estejam acessíveis de maneira facilitada e compartilhada entre o time. Uma questão importante é que tais fichas sejam acessíveis por meio de plataformas móveis, possibilitando a verificação in loco na obra.
Verificação
Para garantir a eficácia da verificação dos serviços, é recomendável que as FVS sejam avaliadas por mais de um profissional.
Por fim, é importante ir além das FVS e utilizar outras ferramentas de acompanhamento para assegurar a qualidade total da construção. Afinal, somente seguindo uma cultura focada no gerenciamento constante é possível garantir que a obra siga os pré-requisitos (estruturais e financeiros) estabelecidos no planejamento e que tenha eficiência no longo prazo.
A seguir, confira outros instrumentos importantes para promover uma gestão de obra focada na qualidade:
- Como fazer uma vistoria de obra
- Como fazer uma medição de obra eficiente
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART): um selo de qualidade e comprometimento
- Ciclo PDCA: uma ferramenta que todo projeto de engenharia deveria utilizar
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