Qual é o primeiro parâmetro em que você pensa quando a conversa gira em torno dos indicadores de performance na construção civil?
“Resultados financeiros” é a resposta mais comum. O que é normal. Afinal, essa é uma medida importante para avaliar o sucesso de um empreendimento. Contudo, estudar custos e lucratividade não é a única forma de analisar a performance de projetos de construção.
Hoje, portanto, vamos apresentar uma lista completa de diferentes grupos de informações e dados importantes para mapear o nível de produtividade e eficiência de uma obra.
Siga a leitura e convença-se a ampliar a lista de indicadores de performance que utiliza para avaliar suas obras. Você vai ver como essa mudança vai ajudá-lo a entender melhor os pontos fortes e fracos da sua gestão de obras e, portanto, facilitará a busca por caminhos cada vez melhores.
A importância de um olhar mais amplo na avaliação da performance de um projeto
Um estudo feito no Reino Unido revelou que 43% das empresas de construção prioriza metas financeiras imediatas sobre a resiliência organizacional.
De acordo com o levantamento, as organizações estão mais preocupadas em lucrar no curto prazo do que em resolver problemas como, por exemplo:
– Orçamento ineficiente;
– Falta de conhecimento e habilidade dos profissionais;
– Falta de transparência nos processos;
– Gestão sem visão estratégica.
Ou seja, por focar apenas no ganho imediato, muitas construtoras deixam de olhar para problemas e falhas que causam ineficiências e perda de dinheiro, e que podem prejudicar a sobrevivência da empresa no longo prazo.
É por isso que é tão importante acompanhar não apenas os indicadores de performance financeiros, mas também critérios relacionados a diferentes áreas e etapas do desenvolvimento de uma obra.
Os principais indicadores de performance na construção civil
Os indicadores de performance na construção civil podem ser divididos em sete áreas:
- Tempo
- Custos
- Qualidade
- Clientes
- Time
- Negócio
- Segurança
Vamos aos detalhes de cada uma dessas áreas.
Indicadores de performance na construção civil:
TEMPO ⏱
Dados relacionados ao tempo de design e construção da obra são analisados nesta área. Ou seja, é quando se avaliam questões como, por exemplo:
- O cronograma está sendo seguido?
- Qual é a média de atraso das entregas?
- Quais fatores estão condicionando os atrasos?
- Esses atrasos estão concentrados em áreas específicas? Se sim, em quais?
- Qual é o custo desses atrasos?
- As restrições (ações prévias que são necessárias para a execução de atividades – como processo de compras, liberação de frentes, atestados etc.) estão sendo removidas dentro do prazo?
- Qual impacto os desvios medidos até o momento terão na tendência de prazo da obra?
➔ A partir dessas análises, você poderá identificar se é necessário fazer ajustes no cronograma em si ou se é preciso resolver problemas em outras áreas para que as entregas aconteçam de forma mais regular e previsível.
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Indicadores de performance na construção civil:
CUSTOS 💰
As análises relacionadas aos custos do projeto e à efetividade do orçamento se encaixam aqui. Nesse sentido, é possível levantar dados como, por exemplo:
- O orçamento previsto está sendo seguido?
- Os custos estão acima ou abaixo do programado?
- Qual é a média de custo extra por período (mês)?
- Quais são as áreas que mais estão gerando custos extras?
- Qual etapa da obra está tendo sobrecustos?
- Qual a tendência de desvio de custo para o total da obra?
- O desvio de custos é por custo unitário ou consumo acima do orçamento?
➔ Levantando essas informações, você terá uma noção clara das causas de furos no orçamento, se é preciso revisar o planejamento financeiro ou se há necessidade de melhorias e correções em outras áreas.
A falta de capacitação de profissionais no canteiro de obra, por exemplo, pode causar desperdícios de materiais – e, assim, gerar custos extras não previstos. Ou seja, de nada adianta ajustar o orçamento, se a origem do problema não for trabalhada.
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Indicadores de performance na construção civil:
QUALIDADE 💎
Esta área cobre informações sobre o nível de qualidade dos processos e das estruturas. Portanto, vale analisar questões como, por exemplo:
- Média de não-conformidades (ou seja, estruturas e processos que fogem às normas); média de retrabalho de tarefas e estruturas; e média defeitos identificados por período (semana ou mês);
- Áreas da obra mais afetadas por retrabalhos, defeitos e não-conformidades;
- Principais causas dos retrabalhos;
- Custo desses erros no desenvolvimento da obra.
➔ Essas informações o ajudarão a entender as causas de erros e retrabalhos que afetam a qualidade da obra e também o planejamento do projeto como um todo. É fundamental saber mais sobre como essas falhas acontecem (e o que elas causam) para resolver os problemas o mais rápido possível.
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Indicadores de performance na construção civil:
CLIENTES 🤝
Nesta área, é importante avaliar como está o relacionamento com os clientes. Para isso, podem ser levantados indicadores como, por exemplo:
- Nível de satisfação dos clientes com:
- A qualidade da obra;
- O cronograma de entrega;
- A comunicação sobre as atualizações da obra;
- Média de pedidos de mudanças no projeto.
➔ Esse tipo de análise é importante porque ajuda a construtora a ter um entendimento mais claro sobre as expectativas e preferências do cliente. Esse conhecimento aumenta as chances de a empresa conseguir mais negócios no futuro, além de ser relevante para manter um bom relacionamento com os clientes atuais.
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Indicadores de performance na construção civil:
TIME 👷♀️
É crucial analisar indicadores relacionados à produtividade e à satisfação dos colaboradores envolvidos no projeto. Estas são algumas das informações que podem ajudá-lo nessa análise:
- Nível de satisfação dos colaboradores com o trabalho;
- Índice de turnover;
- Média de ausências/faltas não justificadas;
- Áreas em que os colaboradores estão mais insatisfeitos;
- Índices de produtividade por times (quais áreas estão entregando no prazo e quais estão atrasando; quais estão gerando mais custos extras e quais estão seguindo o orçamento etc.)
➔ É fundamental contar com profissionais motivados a fazer o melhor trabalho possível para garantir o sucesso da obra e do empreendimento. Além disso, ao ter uma visão mais clara sobre as áreas eos profissionais menos produtivos, você poderá agir para resolver problemas que causam atrasos e prejuízos para a obra como um todo.
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Indicadores de performance na construção civil:
NEGÓCIO 📊
Parâmetros que indicam o nível de efetividade do negócio em termos de oportunidades de vendas e alinhamento ao mercado são analisados aqui. Estes são alguns índices que podem ser avaliados nesse sentido:
- Potencial de retorno financeiro previsto X faturamento de vendas;
- Retorno sobre o Investimento (ROI);
- Tempo de venda (se foi vendido no tempo previsto);
- Contribuição do projeto para o faturamento anual da empresa;
- Comparação da performance de venda com outros empreendimentos do mesmo padrão.
➔ Ou seja, é importante analisar se o projeto atendeu às expectativas financeiras projetadas e também quais foram os fatores que contribuíram para isso. Esse tipo de estudo vai ajudá-lo a identificar práticas e estratégias que trarão mais lucratividade para seus projetos futuros.
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Indicadores de performance na construção civil:
SEGURANÇA ⛑
Números relacionados à saúde e ao bem-estar dos profissionais – e que, portanto, indicam o nível de segurança da obra – são analisados nesta etapa. Para essa análise, você pode levar em conta indicadores como, por exemplo:
- Número de acidentes:
- Por período (dia, semana ou mês);
- Causados por falhas de processos (procedimentos inadequados, fora do padrão/normas); por equipamentos (máquinas danificadas); por erros humanos (falta de treinamento, falta do uso de EPI)
- Número de fatalidades;
- Índice de acidentes por área;
- Custo (financeiro e de tempo) dos acidentes.
➔ Ao entender de verdade o que gera acidentes e onde essas situações ocorrem o gestor da obra entenderá melhor como evitá-las no futuro. Garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores deve ser uma prioridade para as empresas de construção.
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Como definir os indicadores-chave das suas próximas obras
Os indicadores de performance listados acima são alguns dos principais dados e números que podem ajudar a dar mais clareza e controle para a gestão da obra.
Porém, além de buscar maneiras de monitorar diferentes áreas e etapas da construção, cada construtora ou incorporadora deve definir quais são os indicadores-chave para a sua organização (os chamados KPIs – do inglês, key performance indicators).
Os KPIs da construção civil devem ser definidos de acordo com as prioridades e os objetivos estratégicos de cada empresa. São os indicadores mais relevantes para que o negócio alcance suas metas e evolua dentro de seu mercado de atuação.
Estas são algumas questões importantes na hora de definir os KPIs dos seus projetos de construção:
✅ Defina indicadores que possam ser mensurados
Não adianta estabelecer um KPI de uma área ou processo sobre o qual não há nenhum tipo de informação ou maneiras de se obter informações. Ao definir um indicador-chave, estabeleça também as formas pelas quais você levantará os dados relacionados a ele.
Ou seja, entenda questões como, por exemplo:
- Já existem dados sobre essa área?
- É possível melhorar o levantamento das informações?
- O que é necessário para aprimorar a mensuração desses indicadores?
✅ Seja específico e objetivo, mas tenha uma visão estratégica
Quanto mais específico for o indicador, mais precisa será a análise que você realizará. Contudo, é importante entender que, muitas vezes, um indicador sozinho não conta a história toda.
Alto índice de retrabalho, por exemplo, é um problema que pode ser causado por uma série de fatores – como falta de treinamento, comunicação ruim dos gestores com a equipe e falta de equipamentos necessários. Ou seja, só analisando diferentes parâmetros é possível entender de verdade a origem de um indicador específico.
✅ Defina periodicidade de análise
Por fim, também é importante estabelecer critérios para o levantamento dos indicadores-chave. Algumas análises demandam atualização diária; outras devem ser verificadas mensalmente ou até semestralmente.
Avalie os processos e a velocidade dos ciclos de cada área para entender a periodicidade ideal. O importante é que esse cronograma de levantamento dos dados seja seguido à risca.
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