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Construção digital: o caminho para um mercado mais eficiente e produtivo

Entenda o conceito de construção digital e saiba como ele impacta o mercado e o trabalho de gestão de obras  

Cada vez mais o termo “construção digital” deve se tornar redundante. Afinal, com as tecnologias digitais se fazendo mais presentes e indispensáveis para os processos construtivos, em um futuro próximo, falar em “construção” significará necessariamente falar em “construção digital”.

Contudo, ainda estamos vivendo um momento de transição no mercado de engenharia e construção, que por muito tempo se manteve resistente à inclusão de novas tecnologias. Isso porque, segundo uma análise da McKinsey, estamos falando de um dos setores menos digitalizados..

Inclusive, em muitas empresas deste mercado, a transformação digital ainda está em seus primeiros passos, e as organizações estão apenas começando a perceber o valor do uso das tecnologias digitais nos processos de construção. Isso é uma verdade especialmente aqui no Brasil!

Nesse contexto, é importantíssimo esclarecer o que efetivamente significa falar em construção digital e qual é o impacto disso nos processos construtivos. Este, portanto, é o objetivo da nossa conversa hoje.

O que é construção digital

Construção digital diz respeito ao uso de ferramentas digitais para melhorar os processos de desenvolvimento, entrega e operação de construções. A digitalização da construção pode acontecer em diferentes níveis:

Portanto, a transformação digital no mercado de construção passa por adaptar as empresas deste setor para aproveitarem cada vez mais os benefícios e o valor gerado pelo uso de tecnologias digitais em diferentes áreas e níveis.

Na prática, quanto mais digital é uma construção, maior é o potencial de o projeto se tornar mais eficiente e produtivo e, consequentemente, ser lucrativo.

Os quatro pilares da construção digital

Os quatro pilares da construção digital

Estamos vivendo a era da digitalização da construção. Há um movimento global de empresas de soluções tecnológicas voltadas especificamente para este setor. Inclusive, essa é uma tendência que ganha cada vez mais força no Brasil…

Segundo um levantamento feito pela Terracotta Ventures, o número de startups brasileiras de tecnologias voltadas ao setor de construção e ao mercado imobiliário (construtechs e proptechs) cresceu 180% nos últimos dois anos. A CELERE, aliás, faz parte dessa estatística.

Porém, é importante entender que mais do que a inclusão de novas ferramentas, a construção digital está baseada em uma mudança cultural nas organizações. Afinal, a conversa gira em torno de transformar mentalidades, comportamentos e processos para aproveitar ao máximo tudo o que a tecnologia pode proporcionar em termos de eficiência e produtividade.

Nesse sentido, estes são os quatro aspectos centrais que fundamentam a digitalização da construção:

1) Colaboração e melhor comunicação

A aplicação de tecnologias digitais na construção potencializa a colaboração entre diferentes áreas e melhora a comunicação. Isso, por sua vez, aumenta a eficiência do desenvolvimento dos projetos e diminui o índice de erros.

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A importância da colaboração em projetos de construção 

2) Monitoramento e previsão

A coleta e a análise de dados é uma das áreas tecnológicas que mais gera impacto na construção. Afinal, é possível acompanhar a evolução da obra e até mesmo prever possíveis cenários futuros por meio do processamento de informações coletadas de diferentes áreas.

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A evolução do big data chegou ao mercado de construção 

3) Segurança operacional

O uso de ferramentas digitais também proporciona mais segurança para os profissionais. Tecnologias como robótica, realidade virtual e impressão 3D, por exemplo, diminuem riscos no canteiro de obras, fazendo com que os trabalhadores fiquem menos expostos a situações perigosas.

4) Percepção do cliente

O cliente final hoje reconhece valor nas empresas mais digitais – mesmo quando as soluções digitais não estão ligadas diretamente a eles.

No entanto, muitas soluções digitais são ligadas diretamente ao relacionamento com o cliente – caso, por exemplo, do uso da realidade aumentada para “visitar a obra” e de plataformas de relacionamento com o cliente durante a obra. Portanto, essas despertam interesse ainda maior no público – e merecem atenção de construtoras e incorporadoras.

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Exemplos de realidade virtual e realidade aumentada 

O impacto da construção digital no trabalho do gestor de obras

A digitalização da construção impacta diretamente o trabalho do gestor de obras. Afinal, é papel dos líderes criar processos, adaptar métodos, fazer parcerias, definir estratégias e preparar os profissionais para a nova era da construção digital.

Nesse cenário, o gestor de obras precisa ter uma visão clara de como as tecnologias podem gerar valor para os processos de construção e quais são as competências e ferramentas cruciais para acompanhar as movimentações e as transformações do mercado.

Sendo assim, os gestores de obras vêm assumindo papéis mais desafiadores, que demandam uma série de novas habilidades. Neste sentido, este profissional precisa, por exemplo:

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Como a tecnologia está transformando o trabalho e as habilidades do gestor de obras 

Principais tendências e movimentos da construção digital

Para entender como a construção digital está revolucionando os processos, métodos e perfis dos profissionais deste mercado, é importante conhecer não só as tecnologias em alta, mas também os movimentos que impulsionam o uso dessas ferramentas.

Ao longo dos quase quatro anos de produção de artigos sobre o mercado de construção, já escrevemos sobre diversas dessas questões aqui no blog. Abaixo, reunimos alguns dos textos que podem ajudá-lo nessa jornada. Não deixe de ler!

Tendências

Tecnologias

Como a CELERE está impulsionando a construção digital

Como uma construtech preocupada com o futuro do mercado de construção civil, a missão da CELERE é encontrar formas de proporcionar mais eficiência ao trabalho de gestores de obras, das incorporadoras e construtoras. Nós acreditamos no poder da tecnologia para impulsionar a produtividade e os resultados do nosso setor.

Foi com isso em mente, aliás, que desenvolvemos o Budget Analytics, ferramenta/metodologia de gestão de obras que utiliza análise de dados e inteligência artificial para identificar informações estratégicas relevantes e específicas para aumentar a eficiência do orçamento da obra.

Conheça o Budget Analytics e saiba como sua empresa pode fazer parte dessa revolução. Construção digital não é mais coisa do futuro. É o presente batendo à nossa porta. Entre com a gente!

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