Entenda como conceitos de ceiling price e target price podem ajudar na elaboração de orçamentos eficientes em projetos de construção civil
O desenvolvimento de orçamentos em projetos de construção civil traz muitos desafios para os gestores de obras.
Por um lado, é importante definir os custos de maneira detalhada e específica – o que exige tempo para estudo e pesquisa.
Por outro, há também a necessidade de se elaborar propostas e orçamentos de maneira ágil – especialmente em casos como concorrências, licitações ou solicitações de aprovações para a realização da obra. Existe ainda a necessidade de agilidade nestes orçamentos para permitir alterações de engenharia e projetos em tempo, sem prejudicar o planejamento da construção ou da estratégia comercial.
Por tudo isso, nem sempre é possível desenvolver um orçamento aprofundado desde a fase inicial do desenvolvimento do projeto. Afinal, nessa etapa, muitas das informações sobre o projeto arquitetônico ainda não foram definidas, o que impossibilita a criação de uma estimativa de custo detalhada.
É nesse sentido que pode ser útil aplicar os conceitos de ceiling price e target price – típicos da engenharia industrial – em projetos de incorporação e construção civil.
Ceiling price X Target price
Ceiling Price
É o primeiro orçamento utilizado em obras industriais, fundamental principalmente para modelos de contratação de EPC.
Ceiling Price pode ser traduzido como ‘o preço teto’. Na prática, significa que o ceiling price determina o valor máximo aceitável para um projeto.
Esse tipo de orçamento acontece no momento em que há apenas uma engenharia básica do projeto. Ou seja, o ceiling price é determinado a partir das informações disponibilizadas no início da elaboração do projeto.
Nessa fase em que não há muito detalhamento, é comum que se utilize parâmetros e bases de dados, bem como estimativas conservadoras de quantidades e preços para os itens ainda não especificados no projeto.
Leia também: Tabelas SINAPI: o que são e como devem ser utilizadas no orçamento de obras
Target Price
Quando o projeto conta com informações detalhadas de engenharia, pode-se definir o chamado target price – o preço-alvo.
Com a engenharia já definida e os projetos desenvolvidos, é possível fazer um orçamento que leva em conta todas as quantidades de itens para a obra e suas respectivas composições e custos. Assim, com um orçamento preciso e detalhado, chega-se ao target price.
Leia também: A importância da Composição de Preços Unitários (CPU) para um orçamento de obras preciso e eficiente
Ceiling price e target price na engenharia civil
Os conceitos de ceiling price e target price são muitos alinhados às demandas da elaboração de orçamentos na construção civil. Como comentado anteriormente, cada fase do projeto possibilita um determinado nível de detalhamento de custos.
Utilizando os métodos de ceiling price e target price de acordo com o contexto e a fase do projeto, é possível elaborar propostas e desenvolver projetos de forma ágil, sem negligenciar a necessidade de aprofundamento do orçamento.
Imagine o caso da solicitação da aprovação da prefeitura para a realização de uma obra. Nessa fase inicial, há apenas o projeto arquitetônico, sem detalhes executivos. Os projetos complementares, por exemplo, não foram desenvolvidos, o próprio projeto arquitetônico ainda não está detalhado e há muitos elementos com definições apenas esquemáticas ou de referência.
“Nesse cenário, fazer um orçamento preliminar, utilizando o conceito de ceiling price, dá uma visão abrangente para o empreendedor nortear os detalhes de projetos complementares e memoriais descritivos para garantir margem do estudo de viabilidade na compra do terreno”, detalha Carlos Eduardo Roginski, engenheiro civil e sócio-diretor da CELERE.
O engenheiro complementa ainda que, nas fases seguintes, com projetos executivos mais elaborados – tanto os projetos arquitetônicos quanto complementares –, é possível realizar um orçamento executivo; ou seja, é possível chegar ao target price, que vai orientar o desenvolvimento e a gestão da obra.
Leia também: Etapas do orçamento de obras e como fazer uma orçamentação impecável
Orçamento de obras na CELERE
A CELERE Consultoria de Eficiência na Construção é especialista em orçamento de obras. Nós ajudamos nossos clientes a desenvolverem orçamentos eficientes em todas as fases do projeto.
Fazemos isso por meio de dois serviços de orçamentos que, seguindo os conceitos de ceiling price e target price, obtêm custos preliminares e detalhados, de acordo com a etapa do projeto.
São eles:
Budget Express
Esse é um orçamento preliminar, que realizamos quando ainda não há projetos complementares ou muitas definições de especificações da obra.
O Budget Express serve como orçamento meta, com objetivo de garantir o custo de construção que foi ou será definido na análise de viabilidade. Portanto, ele obtém o ceiling price. “Desenvolvemos esse orçamento preliminar por meio de modelos BIM e parâmetros do nosso banco de dados. Entregamos o orçamento em um prazo de duas a três semanas, com um nível de assertividade de 97% a 95% do custo deste produto”, explica Carlos Eduardo.
Leia também: O que analisar em um estudo de viabilidade econômica
Budget Analytics
Esse é um orçamento executivo, que gera até 400 vezes mais dados e permite a análise de custos (curva ABC) por ambiente.
Com o Budget Analytics, é possível, por exemplo:
- Entender a necessidade do cliente e realizar um orçamento adequado à sua realidade.
- Destrinchar dados para facilitar a tomada de decisão com o objetivo de reduzir custos de diferentes serviços.
- Criar diferentes cenários e simular a troca de algum acabamento ou até a troca de alguma metodologia construtiva, visando reduções ou otimizações.
- Elaborar indicadores de projetos e indicadores de custos para cada disciplina, detalhados no último nível de abertura. Assim, cria-se um banco de indicadores comparativos que permite a avaliação da eficiência de cada projeto.
- Rastrear 100% dos serviços levantados e segurança da consistência orçamentária.
“Com isso, é possível identificar e alterar custos, com uma média de redução de cerca de R$100/m2. Além da economia com custos de gestão de obra durante a execução do projeto, com todos os quantitativos detalhados, é possível também economizar com suprimentos, contratações e medição. Esse tipo de serviço gera o target price”, detalha o sócio da CELERE.
Quer entender como podemos desenvolver orçamentos preliminares e também definir custos de maneira específica e detalhada para seus projetos de construção?
Entre em contato e saiba como nossos orçamentos podem ajudá-lo no processo de tomada de decisão, visando redução de custo e aumento de precisão e efetividade do planejamento financeiro.