fbpx

Celere

Budget Express: Como desenvolver orçamentos de obras preliminares mais precisos em projetos de construção

Budget Express: Como desenvolver orçamentos preliminares mais precisos em projetos de construção

Entenda a importância dos orçamentos preliminares e conheça a solução da CELERE que ajuda a trazer mais precisão e eficiência para o levantamento de custos da obra

Orçamentos preliminares em projetos de construção civil geralmente demandam pouco aprofundamento em relação a valores específicos dos custos do empreendimento. Afinal, nessa fase inicial, durante o estudo de viabilidade, ainda não há informações detalhadas sobre materiais, design e toda a engenharia envolvida na obra.

Contudo, isso não quer dizer que o número levantado no orçamento preliminar precise ser totalmente aleatório. É importante levar em conta que este orçamento inicial é o que vai balizar todo o desenvolvimento da obra. Portanto, precisa ser o mais próximo possível do ideal, garantindo não só a qualidade e a segurança da obra, como o lucro do empreendimento.

A questão é: como desenvolver orçamentos preliminares mais precisos, sem prejudicar o desenvolvimento do projeto e assegurando que, no final, não só os custos fiquem dentro do previsto como também haja lucratividade?

A CELERE Consultoria em Eficiência na Construção Civil desenvolveu um método que garante um nível de assertividade de 95 a 97% dos custos envolvidos na obra desde as fases iniciais do projeto. Estamos falando do Budget Express!

A seguir, saiba mais sobre este serviço e entenda como a CELERE ajuda construtoras e incorporadoras a criarem orçamentos preliminares mais precisos.

A importância dos orçamentos preliminares na construção civil

A importância dos orçamentos preliminares na construção civil
Imagem criada por gpointstudio – www.freepik.com

Segundo Raphael Chelin, CEO da CELERE, uma das principais origens dos atritos que geram mudanças no orçamento ao longo do desenvolvimento de um projeto de construção é o orçamento preliminar impreciso.

Quando esse número de custos levantado no estudo de viabilidade não condiz com a realidade, inevitavelmente vai demandar mudanças e muitas revisões posteriores do orçamento executivo, mesmo quando a obra já está em andamento.

Como você pode imaginar – talvez inclusive já tenha vivenciado na prática –, essas revisões constantes no orçamento são um verdadeiro exercício de malabarismo. É um tal de muda aqui, estica lá, rearranja aqui para garantir que a obra seja lucrativa ou, em casos piores, que pelo menos não saia no vermelho.

Ou seja, orçamentos preliminares muito fora da curva geram estresse, ansiedade, além de perda de tempo e dinheiro. Aliás, muitas vezes é difícil ou até impossível de se recuperar algo que teve falhas desde seu início…

Leia também: O que analisar em um estudo de viabilidade econômica

Budget Express: a metodologia da CELERE para orçamentos preliminares mais eficientes

Raphael explica que o que geralmente acontece é que o orçamento preliminar baseia-se em um memorial inicial padrão, utilizado muitas vezes apenas para dar andamento ao processo, para aprovar o projeto. Só que todos sabem que esse memorial será modificado depois – consequentemente, o orçamento também precisará ser revisado.

Raphael Chelin

“Para evitar atritos no desenvolvimento do orçamento ao longo do projeto, nós utilizamos um conceito de engenharia industrial para determinar os custos envolvidos nos projetos. Em cada área da obra, delimitamos o chamado ceiling price – que é o custo máximo que aquela área poderá ter”, detalha o executivo e engenheiro da CELERE.

Imagine, por exemplo, que o projeto contemple uma área gourmet com três tipos de revestimento. Porém, esses revestimentos ainda não foram definidos na fase inicial e, portanto, não é possível especificar o preço. Usando a metodologia da CELERE, é possível determinar o custo máximo para cada elemento dessa área gourmet.

Por exemplo:

  • Para revestimento de parede, o ceiling price é R$100 por metro quadrado;
  • Para o piso, o ceiling price é R$ 110 por metro quadrado;
  • E assim por diante, em cada ambiente e área.

“O resultado disso é que se cria um orçamento preliminar que não gera mais surpresas e transtornos lá na frente. Quando se determina esse limite, isso vai guiar o arquiteto no desenvolvimento e na especificação do projeto. Ou seja, ele já sabe quanto tem para gastar em cada área, não tem mais essa de o profissional ter que criar um orçamento da cabeça dele e depois perceber que não condiz com a realidade”, frisa Raphael.

A metodologia do Budget Express da CELERE utiliza um sistema de pontuação de estrelas, que indica o nível de padrão dos materiais e os valores máximos envolvidos em cada elemento da obra. Esse é o documento-base que vai guiar as especificações do arquiteto e a criação do orçamento executivo.

Como funciona:

  • Determinamos os rolamentos preliminares (ceiling prices) para cada ambiente do projeto;
  • Então, desenvolvemos uma modelagem simples do projeto, em que é possível visualizar os custos de cada área da obra;
  • Colocamos todas essas informações em um sistema que organiza e centraliza os dados do orçamento – eliminando a necessidade de diferentes documentos.
  • A plataforma transforma todos os custos levantados em dados estratégicos para a tomada de decisão;
  • Ao final, com o Budget Express, é possível analisar os custos por:
    • Tipos de insumo
    • Custos diretos e indiretos
    • Curva ABC (de produtos e serviços)
    • Até mesmo em relação aos itens da Estrutura Analítica de Projeto.

Ou seja, mais do que gerar orçamentos preliminares mais precisos, o Budget Express transforma as informações de custos do projeto em dados estratégicos para guiar as decisões da construtora ou incorporadora.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a aumentar a eficiência dos seus orçamentos preliminares, aumentando também a lucratividade de suas obras? Entre em contato!

Saiba mais: Ceiling price e target price: o que é e como aplicar esses conceitos no orçamento de obras

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.