Celere

Como planejar e coordenar frentes de trabalho para melhorar a gestão do canteiro da obra

Você acha desafiador organizar todas as atividades envolvidas em um projeto de construção de maneira eficiente, antecipando possíveis desafios e planejando prazos e estratégias mais adequados? Entenda como o sequenciamento executivo – executado dentro do planejamento de obras – pode ajudá-lo nessa tarefa 

Não é à toa que muitos gestores se sentem perdidos e sobrecarregados na hora de planejar o desenvolvimento de uma obra: diversas atividades precisam acontecer em uma ordem específica, muitas vezes simultaneamente, envolvendo diferentes áreas, profissionais e fornecedores.

Para entender com mais clareza o caminho a ser seguido, levando em conta todas as atividades e suas interdependências, é fundamental realizar um sequenciamento executivo.

Sequenciamento executivo: o que é e para que serve?

De forma simplificada, o sequenciamento executivo é uma linha do tempo que mostra todas as tarefas e eventos de um projeto de construção. É uma ferramenta estratégica que não apenas organiza as atividades e tarefas, mas também o cronograma geral do projeto, incluindo marcos específicos. 

Ou seja, esse é um documento que deve trazer informações sobre a sequência de cada etapa do projeto, do início ao fim. É uma parte fundamental da fase de planejamento, pois também define os recursos necessários e as equipes responsáveis por cada tarefa no processo de construção.

Além de facilitar o planejamento e a organização das atividades, o sequenciamento executivo ajuda a identificar possíveis problemas e riscos do projeto antecipadamente. E ainda, essa metodologia é útil para gerenciar os recursos de forma mais eficaz, coordenar os esforços com subcontratados, gerenciar orçamentos, garantir a qualidade e alinhar as expectativas dos clientes.

Em suma, o sequenciamento executivo ajuda a enxergar o caminho do projeto, para que ele fique dentro do orçamento e de acordo com os padrões estabelecidos

O que incluir em um sequenciamento executivo?

Etapas de um planejamento físico e a relevância do sequenciamento executivo na construção

Como montar um sequenciamento executivo na construção

Cada projeto e empresa tem seus processos específicos. Então, é importante que seu sequenciamento executivo esteja alinhado ao contexto e necessidades específicas da sua organização e de suas obras.

A seguir, listamos alguns passos importantes para a criação dessa linha do tempo, que você pode adaptar de acordo com a sua realidade.

1) Divisão do trabalho em unidades

O primeiro passo é dividir o projeto em partes menores e gerenciáveis – em tarefas e atividades. Isso ajuda a detalhar cada fase do projeto, facilitando a organização.

Leia também: Procedimento Operacional Padrão na Construção Civil

2) Sequenciamento das tarefas

As tarefas precisam ser organizadas em uma ordem lógica, levando em consideração as dependências (quando uma tarefa depende da conclusão de outra) e a sobreposição possível de algumas atividades.

Como dito anteriormente, esta etapa é fundamental para entender o contexto da obra, os desafios de logística e de espaço de canteiro para estabelecer um plano de ataque consistente.

3) Estimativa de duração das tarefas

Cada tarefa deve ter uma estimativa de duração, geralmente baseada em experiências anteriores, padrões da indústria e informações fornecidas por especialistas ou subcontratados. 

Leia também: Reaproveitamento de dados na gestão de obras

4) Desenho de um diagrama de rede

Com as tarefas listadas e sequenciadas, você pode criar um diagrama que mostre visualmente as dependências e a ordem das atividades ao longo do tempo.

Leia também: Diagrama de Ishikawa na gestão da construção civil

5) Identificação do caminho crítico

O caminho crítico é a sequência de tarefas que determina a duração mínima do projeto. Qualquer atraso nas atividades desse caminho impactará diretamente a data de conclusão do projeto.

6) Alocação de recursos

Recursos como mão de obra, materiais e equipamentos são atribuídos a cada tarefa com base na sua disponibilidade e restrições. Isso ajuda a garantir que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente.

7) Monitoramento contínuo e ajustes

Durante o andamento do projeto, o cronograma deve ser monitorado e ajustado conforme necessário para refletir o progresso real e quaisquer desvios do planejamento inicial.

Leia também: Dicas, ferramentas e metodologias para acompanhamento e controle de obras

Dicas para tornar o planejamento mais efetivo na rotina da obra

O desenvolvimento de um documento de sequenciamento executivo é uma ótima oportunidade para analisar seus processos e identificar possíveis melhorias para tornar a gestão de obras ainda mais eficiente.

As dicas a seguir contribuem para tornar o planejamento de atividades uma ferramenta estratégica que vai melhorar a performance de suas obras.

Considere o escopo completo do projeto

Além do processo de construção em si, inclua no sequenciamento executivo atividades de pré-construção – como aquisição de terrenos, financiamento e obtenção de permissões –, que fazem parte de restrições, podendo impactar significativamente o cronograma. 

Leia também:
Índice de Remoção de Restrições (IRR): como melhorar a eficiência em projetos de construção

Reconheça problemas de cadeia de suprimentos

Problemas de fornecimento e atrasos de entrega podem afetar o cronograma. Portanto, planeje um tempo extra para tarefas que dependem de materiais, compre antecipadamente ou procure fornecedores locais, mesmo que a um custo mais elevado.

Coleta de dados cuidadosa

Atualize a disponibilidade e os prazos de entrega com os fornecedores para garantir que o cronograma reflita a realidade atual. Verifique também a duração das tarefas com todos os envolvidos no projeto e mantenha registros detalhados de projetos anteriores. 

Leia também: Como criar um fluxograma de compras eficiente

Identifique partes comuns e incomuns do projeto

Elementos fora do padrão podem ser mais difíceis de planejar. Identifique-os logo no início para prever possíveis atrasos. Já tarefas mais previsíveis, como a instalação elétrica, podem servir de referência para estimar prazos.

Leve em conta fatores locais

Condições locais – como clima, códigos de construção, disponibilidade de mão de obra e contratos sindicais  –podem influenciar o cronograma. Familiarize-se com essas condições para incorporá-las de maneira realista ao planejamento.

Leia também: O que analisar em um estudo de viabilidade econômica 

Inteligência de dados para garantir que TUDO seja considerado em seu sequenciamento executivo

Imagem: DCStudio para Freepik

A eficiência de um sequenciamento executivo na construção está diretamente relacionada à qualidade das informações nas quais ele é baseado. Quanto mais dados precisos e atualizados, mais bem equipado o gestor de obras estará para criar um planejamento de atividades alinhado ao contexto e às necessidades dos projetos.

É por isso que contar com uma base de dados qualificada é fundamental para que esse documento seja realmente útil. Afinal, grande parte dos erros de planejamento e estouros de prazos acontece por conta de um escopo de obra errôneo ou incompleto. Ou seja, nem todas as atividades a serem executadas são contempladas no momento de definição do sequenciamento e Plano de Ataque.

Com dados concretos que tragam informações detalhadas sobre o escopo do projeto, as metodologias construtivas e os recursos envolvidos em cada atividade é possível aumentar a precisão do planejamento, reduzindo estimativas imprecisas e minimizando atrasos.

Por exemplo: ao saber a quantidade exata das atividades, materiais, equipamentos e mão de obra necessários em cada etapa, o gestor consegue fazer uma alocação mais eficiente dos recursos, evitando desperdícios ou atrasos causados pela falta de insumos. Isso guia o sequenciamento correto das atividades.

Além disso, dados consistentes sobre projetos anteriores, como prazos e desafios enfrentados, ajudam a identificar possíveis gargalos e pontos críticos. Isso facilita a antecipação de problemas e o ajuste do cronograma, evitando interrupções inesperadas.

E ainda, com uma base sólida, é possível identificar a ordem mais eficiente para a execução das tarefas, ajustando o sequenciamento de atividades conforme as melhores práticas identificadas em projetos anteriores.

As soluções de inteligência de dados da Celere podem ajudar no planejamento das atividades, oferecendo uma precisão inédita no mercado – e tudo isso em uma plataforma visual e fácil de usar e atualizar.

Entre em contato e saiba como nossas soluções podem oferecer insights valiosos que melhoram tanto a previsão quanto a execução de atividades do cronograma, resultando em uma obra mais organizada, eficiente e com menor risco de atrasos e custos adicionais.

Saiba mais: Inteligência de dados para orçamentos de obras precisos em todas as fases dos projetos de construção

Informações: Procore; Project Manager; Smartsheet

Sair da versão mobile