fbpx
checklist para obras mais eficientes e lucrativas - equipe

Os itens 8 a 10 do checklist para obras eficientes e lucrativas

Hoje vamos falar sobre os três últimos itens do checklist para obras eficientes e lucrativas. São eles: Equipe, Parceiros e Orçamento.

*Antes de começar a leitura recomendamos que faça o download de nosso checklist para a gestão de obras. Trata-se de uma planilha que pode ser seu ponto de partida para fazer uma gestão mais eficiente de suas obras. A ferramenta está disponível aqui, gratuitamente.

Se você já nos acompanha sabe que nossa proposta é ser a opção de engenharia corporativa em forma de terceirização. Nós levamos a gestão de obras e o planejamento a sério. Sabemos que é aí que está a receita para realizar obras mais eficientes e lucrativas.

Além disso, procuramos sempre exercer nossa Visão:

Ser reconhecida por ter um papel fundamental na disseminação da cultura de gestão na indústria da construção civil compartilhando conhecimento.

Em um artigo recente, por exemplo, propomos a seguinte reflexão: Você já parou para pensar que sua empresa pode estar desperdiçando dinheiro por não fazer uma gestão mais eficiente de suas obras?

E, para ajudar você e sua empresa a gerirem melhor suas obras, criamos o checklist para uma obra eficiente e lucrativa, que terminaremos de apresentar hoje.

Até então, falamos sobre os sete primeiros itens do checklist:

  1. Aspectos gerais
  2. Metodologias e processos executivos
  3. Logística e canteiros
  4. Segurança
  5. Sustentabilidade
  6. Qualidade e Planejamento
  7. Controle

Agora é hora de encerrar a série de artigos com os três últimos: Equipe, Parceiros e Orçamento.

Boa leitura.

Os itens 8 a 10 do checklist para obras eficientes e lucrativas

8 – EQUIPE:
Quem faz o quê? Quem responde a quem?

A equipe de apoio da obra já foi definida?

Como em qualquer empresa, o sucesso de uma obra depende muito das pessoas que a gerenciam. Precisamos definir quais são os perfis necessários (formações, experiências, maturidade, salários), como eles serão recrutados/alocados, como será a hierarquia, quais serão as responsabilidades de cada um, como será a formação de substitutos, como as pessoas serão treinadas?

Porém, como todos sabemos, uma equipe de apoio (gerenciamento) de obra tem algumas particularidades e complexidades em relação a outros negócios:

  • A empresa atua de forma centralizada ou descentralizada? Ou seja, existe uma equipe no escritório central atuando e/ou apoiando em algumas atividades do gerenciamento da obra? Por exemplo: compras, contratações, planejamento, acompanhamento e controle. Que responsabilidades ficarão no escritório central e quais ficarão com a equipe da obra?
  • Uma obra é um projeto: tem início, meio e fim. Por isso, devem ser consideradas as características de cada fase da obra – mobilização, serviços iniciais, estrutura, etc., para definir quando mobilizar e desmobilizar cada membro da equipe. Lembre-se que a definição do cronograma de permanência dessa equipe está diretamente (e intimamente) ligada ao cronograma da obra.
  • Como será feita a mobilização e desmobilização da equipe? Virão de outra obra? Irão para outra? Serão contratados apenas para este projeto e depois desligados?
  • Existem atividades da obra que a equipe ou a empresa não tem conhecimento técnico para realizar? Ou que prefere não executar com a equipe interna por estratégia ou decisão gerencial específica para este projeto?

Essa terceirização é uma estratégia interessante, pois além de agregar experiências e expertises novas (e entregar mais resultados) pode ser mais barata, pois não apresentaria um comprometimento tão elevado de custo fixo (como contratação de funcionários CLT).

Se você precisa de um suporte para otimizar a gestão e ter obras mais eficientes, entre em contato. A Celere entrega soluções para empresa de construção civil em todo o ciclo de gestão.

checklist para obras mais eficientes e lucrativas - equipe

9 – PARCEIROS:
Deixe o parceiro alinhado às suas expectativas

Tendo a questão anterior resolvida, é hora de organizar tudo o que envolve o trabalho dos parceiros e terceirizados.

  • Definição de parceiros chave: projetista, consultor, empreiteiros, etc.
  • Outro ponto de atenção é já ter orçamentos e propostas dos parceiros chaves. Talvez planos B’s.
  • Quem são os potenciais parceiros estratégicos para a obra? Eles já foram mapeados e contactados?

10 – ORÇAMENTO:
Precificar tudo, consolidar o orçamento executivo da obra e realizar análises orçamentárias

O orçamento não é apenas uma forma de precificar a obra – o que pode ser feito através de índices e preços de referência, de publicações (Sinapi, TCPO, etc.) ou referências próprias. É uma estimativa de preço baseado especificamente no que foi estudado para esta obra – um orçamento executivo.

As composições de orçamento devem refletir as metodologias construtivas pensadas

As composições devem também refletir a forma de contratação de empreiteiros e materiais: Contratar serviços completos (material e mão de obra)? Contratar somente a mão de obra e fornecer material? Quais equipamentos e ferramentas próprias serão utilizadas?

Os custos de material, serviços e mão de obra devem ser os cotados ou praticados neste mercado.

Desta forma é feito o orçamento executivo, que nos fornece:

  • Relatórios gerenciais: Quais são as fases mais caras da obra? Quais os serviços, os insumos pesam mais, os principais fornecedores? São nestes itens que podemos melhorar nosso orçamento!
  • Curvas de custo (cronogramas/histogramas): competência e financeira. É uma curva real para este modelo de obra? A curva financeira está adequada com as disponibilidades de caixa?
  • Indicadores: Fazer um estudo de indicadores de projeto e custo. Os valores encontrados estão em linha com o esperado para este modelo de obra? Será que não podemos revisar e melhorar alguma coisa?

E aí, você acrescentaria algum outro item a essa lista para gerenciar obras eficientes e lucrativas?

Compartilhe sua sugestão e nos ajude a aprimorar ainda mais este checklist para obras eficientes e lucrativas. Agora é com você! Comece a utilizar essa ferramenta em todo pré-obra e veja os resultados aparecerem!

Leia também

Gestão de obras: checklist para uma obra eficiente e lucrativa
Os 3 primeiros itens do checklist para uma obra eficiente e lucrativa
Os itens 4 a 7 do checklist para uma obra eficiente e lucrativa

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.