Entenda qual é a função das vigas na construção civil, conheça as vantagens de cada modelo de viga e descubra o que levar em conta na hora de definir qual é o ideal para um projeto
Segundo a ABNT 6118, que estabelece especificações técnicas para a construção de projetos de estruturas de concreto, elementos estruturais são aqueles cujo “comprimento longitudinal supera em pelo menos três vezes a maior dimensão da seção transversal, sendo também denominados barras”.
Tais elementos estruturais podem receber vários nomes, de acordo com suas funções. A viga é um elemento estrutural linear em que a flexão é preponderante.

A principal função das vigas é fornecer a sustentação para as lajes, transferindo a carga (vertical), as forças de cisalhamentos e os momentos de flexão dela e dos demais elementos (como portas ou paredes) para as colunas.
As vigas podem ser feitas de diferentes materiais – madeira, ferro ou concreto – e são utilizadas em projetos de construção residenciais, comerciais ou públicos.
Muitas vezes, o posicionamento das vigas é feito entre duas colunas e acima das paredes e, geralmente, elas têm a mesma largura da parede – contanto que não tenha revestimento, ficando aparentemente escondidas quando a obra termina. A resistência de uma viga varia conforme seu tamanho: quanto mais alta, mais resistente.
Para esclarecer: Vigas x Pilares x Colunas
|
Leia também: Painéis monolíticos: o que são e quais são suas vantagens
Tipos de vigas – estruturas de apoio e materiais
Em relação à estrutura de apoio, as vigas possuem três modelos básicos:
Viga em balanço (ou em console)
É uma viga de edificação com um só apoio. Toda a carga recebida é transmitida a um único ponto de fixação.

Viga biapoiada (ou simplesmente apoiada)
Diz-se das vigas com dois apoios, que podem ser simples e/ou engastados, gerando-se vigas dos tipos:
- Biapoiadas;
- Vigas com apoio simples e engaste;
- Vigas biengastadas.

Viga contínua
É uma viga com múltiplos apoios.

Principais tipos de vigas
Vigas de Madeira

São peças construídas a partir de troncos de árvores. Existem diferentes modelos de vigas de madeira. Entre eles, podemos destacar, por exemplo, as vigas de folheado, madeira laminada, compensado e tábuas sólidas.
Vigas de Aço

Esse tipo de viga apresenta um comportamento isotrópico (ou seja, as propriedades não variam em função da direção) e possui mais resistência e menos peso que as vigas de concreto.
As vigas de aço são bastante utilizadas em construções populares e em alguns métodos construtivos pré-moldados – como o Light Steel Framing, por exemplo.
A grande vantagem desse tipo de viga é que ele suporta grandes esforços de tração e compressão, tornando-se ideal para obras urbanas e residenciais.
Vigas Treliçadas

No modelo de vigas treliçadas são adicionados cabos ou varas que reforçam e formam a viga. Um dos benefícios é a redução de peso nas estruturas e a capacidade para vencer grandes vãos, em comparação com outros modelos, como de concreto armado.
Vigas de Concreto

As vigas de concreto estão entre as mais utilizadas na construção civil. Elas apresentam boa resistência e adaptação às exigências do terreno e geralmente são utilizadas nas construções de casas. Sua principal desvantagem é o peso elevado.
Vigas Compostas

São vigas que unem diferentes tipos de materiais, trazendo mais versatilidade e resistência para a estrutura. Um exemplo desse modelo de elemento são as vigas Flitch.
A viga Flitch combina camadas de madeira e metal (geralmente de aço) colocadas umas em cima da outra. A madeira permite que as vigas sejam pregadas em outras estruturas mais facilmente, enquanto o aço traz mais força e capacidade de carga para o elemento.
O que analisar ao escolher o melhor tipo de viga para um projeto

Assim como a decisão sobre outros fatores estruturais da obra, a escolha do tipo de viga deve ser feita pelo engenheiro responsável pelo projeto – ou seja, um profissional qualificado.
Entre os fatores que ele irá considerar nessa análise, destacamos os seguintes:
- O peso que a viga precisará suportar – que vai orientar tanto o tipo de suporte quanto o tipo de material da viga.
- O contexto da obra – o perfil da obra e as especificações do projeto também podem indicar o melhor tipo de viga. Se o cliente demanda um design diferenciado, por exemplo, sabe-se que há liberdade para utilizar vigas curvas, ao invés de lineares.
- O local de aplicação – vigas recomendadas para áreas internas nem sempre são ideais para a aplicação externa. É preciso considerar as restrições de alguns materiais, tais como certos tipos de madeira, quando em contato com o meio ambiente.
- Orçamento – o preço por si só não deve ser o único fator de escolha da viga. Ela precisa, acima de tudo, trazer a resistência necessária para o projeto. Contudo, também é necessário levar em conta o orçamento disponível na hora de escolher quais tipos de vigas a obra irá utilizar.
Tome decisões de maneira mais estratégica
Qualquer decisão tomada durante a fase de planejamento e desenvolvimento de uma obra (a escolha da viga, do revestimento, de outros materiais e elementos e até mesmo decisões de design) impacta profundamente não só os custos, mas também a eficiência do projeto.
Sabendo da importância estratégica dessas decisões, a CELERE oferece metodologias avançadas e uma plataforma exclusiva para guiar as escolhas de nossos clientes de maneira mais focada, segura e inteligente.
Com o Budget Analytics, nossa ferramenta de orçamento de obras, você conhecerá os valores específicos referentes a diferentes elementos do projeto (inclusive das vigas), em diferentes aspectos da obra. Assim, entenderá como otimizar esses custos.
Com nossa consultoria de Planejamento de obra, apoiaremos você na criação de estratégias para garantir que os elementos da obra sejam construídos de forma eficiente e dentro do prazo estipulado. E com nossos serviços de Acompanhamento e Controle, garantimos que o planejamento seja executado e que o cronograma seja seguido. |
Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo a trazer mais produtividade e eficiência para suas obras. Entre em contato e saiba mais.
Leia também:
Informações: ABNT 6118, EducaCivil; Total Construção; Versátil Andaimes