Entenda como o seguro de obra pode amparar sua empresa em caso de acidentes e saiba o que avaliar ao escolher um seguro
Planejamento é a base do sucesso de qualquer empreendimento.
Porém, apesar de isso ser uma verdade incontestável, nenhum planejamento garante que imprevistos não possam acontecer – por mais detalhado que seja. Aliás, os melhores planejamentos de obra são justamente aqueles que levam em consideração os diferentes cenários possíveis (inclusive os menos desejados) e criam processos e ações para lidar com tais situações.
Inclusive, é por conta disso que as construtoras e incorporadoras precisam contratar seguros para seus projetos! Afinal, o seguro de obra protege a empresa e os profissionais envolvidos contra os prejuízos vindos de possíveis eventualidades e acidentes.
A seguir, conheça os tipos de seguro de obra existentes, saiba quais são os eventos que eles cobrem e entenda o que é preciso analisar na hora de contratar um seguro para seus projetos de construção.
Seguro de obra: por que contratar?
Assim como acontece com outros tipos de seguros (de vida, de imóvel, de automóvel etc.), o objetivo do seguro de obra é garantir que, caso ocorra algum acidente ou eventualidade, a construtora ou incorporadora tenha recursos financeiros para compensar os prejuízos e lidar com a situação.
Entre os principais potenciais riscos na execução de uma obra, podemos destacar, por exemplo:
- Danos materiais decorrentes de fundações, danos materiais causados aos vizinhos da obra e danos e acidentes com equipamentos;
- Perdas financeiras causadas pela interrupção de negócios;
- Danos corporais causados a terceiros;
- Em casos mais graves, morte e invalidez de empregados ou terceiros.
Ou seja, ao contratar um seguro de obra, sua empresa estará amparada para agir de forma responsável e reparar os danos em caso de qualquer uma dessas eventualidades – sem prejudicar a sustentabilidade do negócio e o andamento do projeto.
Benefícios da contratação de um seguro de obra
Manutenção do projeto em andamento
A compensação do seguro garante que a empresa consiga se manter mesmo após os prejuízos gerados por um acidente. Isso assegura, por exemplo, que o investimento na obra não seja perdido e que o projeto continue em andamento.
Proteção a terceiros afetados por problemas na obra
Quando um problema acontece em uma obra, ele pode afetar não somente a empresa, mas também parceiros comerciais, trabalhadores e até mesmo moradores vizinhos ao canteiro. Portanto, o seguro de obra garante que a empresa tenha condições de arcar com sua responsabilidade de compensar as partes afetadas.
Mais credibilidade e preparo
Por fim, ao contar com um seguro de obra amplo, com cobertura para todos os possíveis riscos envolvidos no projeto, a construtora mostra que está preparada para enfrentar as consequências dos eventuais acidentes. Mais do que isso, é um reflexo de que ela se planeja com eficiência. Essa é uma questão importante na hora de conseguir parceiros e/ou financiamentos para o empreendimento, e até mesmo para os clientes.
Tipos de seguro de obra e suas coberturas
Dentre os vários tipos de seguro de obra, que cobrem uma diversidade de potenciais acidentes e eventualidades que podem acontecer em projetos de construção, destacamos, por exemplo:
Seguro de responsabilidade civil geral para obras
Responsabilidade civil é a obrigação que uma pessoa ou empresa tem de reparar os danos que causou a terceiros. Na construção civil, essa é uma premissa importante, por conta dos riscos envolvendo o desenvolvimento de obras.
O seguro de responsabilidade civil geral para obras oferece amparo à construtora caso ela tenha que reparar danos materiais ou corporais causados por suas atividades a outras pessoas ou empresas.
Seguro de responsabilidade civil profissional
Este seguro respalda os profissionais envolvidos na obra em caso de possíveis erros, falhas ou omissões na elaboração dos projetos (básicos e/ou executivos) e no acompanhamento das obras.
A cobertura desse tipo de seguro geralmente oferece amparo para cobrir além dos custos de defesa em ações judiciais, indenizações materiais como mão de obra para reparar o dano, lucros cessantes e outros prejuízos que possam ser indenizados.
Seguro para máquinas e equipamentos
Oferece cobertura para danos a máquinas da linha amarela (como, por exemplo, retroescavadeiras e tratores) resultantes de causas externas acidentais durante a operação ou traslado – caso de incêndio, choque, colapso, furto qualificado, eventos da natureza, danos elétricos e ainda operações de içamento e próximas da água.
Além disso, essa cobertura geralmente também oferece amparo para o caso de arrendamentos e empréstimos a terceiros e perda ou pagamento de aluguel e despesas com contenção e salvamento.
Seguro ambiental
Em operações da construção civil, existe um potencial de contaminação de solo, água superficial e subterrânea, e ar, além de danos a recursos naturais, uma vez que as obras podem ocorrer perto de áreas de proteção ambiental, por exemplo.
O seguro ambiental protege as empresas contra reclamações por danos ambientais, pessoais, materiais, ambientais e custos de limpeza (remediação) decorrentes de condições de poluição causadas enquanto trabalham em locais de terceiros.
O que levar em conta ao contratar um seguro de obra
Credibilidade da corretora de seguros
Dê preferência a empresas e profissionais que já possuem experiência no oferecimento de seguro para construção civil. Investigue a satisfação de outras construtoras com tal corretora.
Especificidades do projeto
Por mais que existam coberturas básicas, é importante que você busque um seguro de obra que cubra especificamente os riscos envolvidos no projeto em questão.
Leia também: Engenharia de Custos: o que é e qual é importância dessa área
Busque ajuda de um profissional para contratar um seguro de obra
É aconselhável buscar ajuda jurídica especializada para garantir que as coberturas do seguro de obra estejam adequadas ao seu empreendimento – e que sua empresa esteja protegida contra os principais potenciais riscos daquele projeto.
Entenda com clareza os requisitos da cobertura do seguro de obra
Para receber o seguro em caso de acidentes, existem algumas condições que as seguradoras impõem às empresas. Saiba exatamente o que seu negócio precisa cumprir nesse sentido para não ter surpresas desagradáveis no momento de crise.
Leia também: 6 dicas para aprimorar a segurança do trabalho na construção civil
Leve em consideração os custos envolvidos
O seguro é um investimento que você faz para evitar prejuízos inesperados. Contudo, é fundamental incluir os custos do seguro no seu orçamento, como parte das despesas indiretas.
Leia também: Como calcular o BDI das suas obras e fazer orçamentos mais precisos
Compare os fatores mais relevantes
- Qualidade do atendimento – Pense que você vai ter que lidar com a seguradora em um momento de crise para sua empresa. Portanto, o atendimento precisa ser ágil e qualificado.
- Preço – O preço do seguro varia entre 0,1% e 0,5% do total da obra. Busque a melhor condição com a melhor cobertura.
- Estrutura – A estrutura de suporte da seguradora faz toda a diferença na agilidade do atendimento e na garantia de cobertura diante de problemas.