Conheça os princípios que regem a gestão da qualidade na construção civil, saiba o que é preciso acompanhar e entenda como desenvolver um sistema de controle eficiente
Aumento de custos, mais retrabalho, atrasos no cronograma, alta rotatividade, problemas de segurança, insatisfação do cliente, má reputação da marca. Todos esses problemas (e muitos outros) têm como causa um fator comum: a falta da gestão da qualidade na construção civil.
Ao adotar um sistema de controle da qualidade na construção, sua empresa ganha eficiência, produtividade e segurança. Essa, portanto, deveria ser a prioridade número um das empresas de construção!
Mas o que é um sistema de gestão da qualidade na construção civil?
Um sistema de gestão da qualidade (também conhecido pela sigla SGQ) é um conjunto de processos que visa garantir a satisfação dos clientes, de forma alinhada aos objetivos e propósitos da organização.
No contexto atual, além de atender a requisitos de produtividade e eficiência, o SGH também deve englobar questões como, por exemplo, sustentabilidade e impacto social.
Na construção civil, um sistema de gestão da qualidade garante que os materiais utilizados e as técnicas aplicadas nas obras estejam dentro das normas padrões e que sigam os requisitos pré-estabelecidos no planejamento.
Além disso, um SGQ realmente eficiente deve ser baseado nas recomendações da NBR ISO 9001/2015, certificação que garante os mais altos níveis do sistema de gestão de qualidade, com reconhecimento nacional e internacional.
5 vantagens da gestão da qualidade na construção civil
Menos possibilidade de erros
Ao acompanhar de perto os processos de construção, sua empresa garante o alinhamento dos serviços e materiais às normas padrões de qualidade.
Maior garantia de qualidade, segurança e conforto
Seguir as especificações e normas padrões aumenta a qualidade da edificação no longo prazo, assegurando que os moradores/usuários se sintam confortáveis e seguros no ambiente.
Menos retrabalhos e prejuízos
Por meio da gestão da qualidade é possível identificar possíveis falhas e problemas antecipadamente. Assim, evita-se a necessidade de retrabalhos que afetam o cronograma e o orçamento da obra.
Além disso, assegurar a qualidade da edificação resultará em menos problemas futuros, o que, consequentemente, diminui os gastos com a manutenção da edificação.
Fortalecimento da reputação da marca
Ao certificar-se de que a obra está dentro das normas e padrões de qualidade e de acordo com o planejamento, sua empresa evita problemas estruturais futuros que podem prejudicar seu relacionamento com os clientes e, consequentemente, sua reputação.
Certificação de qualidade
Seguir um sistema de gestão da qualidade torna sua empresa apta para receber certificações importantes, caso, por exemplo, da ISO 9001/2015.
Além disso, o SGH abre caminho para a aquisição de um outro selo importante: o do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – que, inclusive, o Governo Federal exige para a participação em obras públicas.
Saiba mais: PBQP-H: o que é e quais são as vantagens dessa certificação para sua construtora
Princípios da gestão da qualidade
Ao desenvolver um sistema de gestão da qualidade na construção civil, é importante saber quais são os princípios que baseiam a ISO 9001. Afinal, tais princípios garantem a eficiência e efetividade dessa gestão. Portanto, tome nota:
O que controlar em um sistema de gestão da qualidade na construção civil
Na construção civil, os processos estão interligados.
A escolha do material, por exemplo, pode interferir nos resultados do canteiro de obras. Da mesma forma, as técnicas aplicadas também influenciam o tipo de material utilizado. Isso sem falar que o fornecedor escolhido pode ter um impacto enorme tanto no cronograma quanto na qualidade e segurança da obra.
Neste sentido, é importante que o SGQ tenha processos de controle bem estabelecidos para três áreas-chave: fornecedores, serviços e materiais.
Fornecedores
É fundamental controlar os fornecedores para garantir que os materiais estejam dentro dos padrões de qualidade.
Na escolha dos fornecedores, também é importante analisar a credibilidade desses parceiros em relação ao cumprimento dos prazos de entrega.
Serviços
Além disso, é fundamental acompanhar a qualidade dos serviços executados na obra – tanto por profissionais próprios quanto por terceiros. Para isso, é crucial adotar práticas que garantam que os profissionais tenham pleno conhecimento de como executar os serviços que a obra demanda.
Neste sentido, é importante colocar em prática ações como, por exemplo:
- Recrutar profissionais capacitados e com habilidades fundamentais para executar a obra e os serviços necessários.
- Realizar treinamentos constantes para garantir que os profissionais estejam atualizados e tenham o conhecimento necessário para executar os serviços de maneira eficiente.
- Criar manuais de execução, baseando-se nas normas específicas para estabelecer a padronização e garantir a melhor execução dos serviços.
- Providenciar todos os materiais e equipamentos necessários para garantir a realização adequada dos serviços.
Dica!Uma ferramenta que ajuda a garantir a qualidade dos serviços é a FVS – Fichas de Verificação de Serviços. As FVS funcionam como uma espécie de checklist para verificar se os serviços da obra estão dentro das normas padrões e se seguem os requisitos pré-estabelecidos no planejamento, assegurando a qualidade e a eficiência da edificação. |
Materiais
A qualidade dos materiais é outro fator que precisa ser acompanhado de perto. Afinal, essa é uma questão que impacta diretamente o resultado final do projeto e a durabilidade da edificação, e, consequentemente, influencia também a satisfação dos clientes e a reputação da sua construtora ou incorporadora.
Para garantir a qualidade dos materiais é preciso, por exemplo:
- Assegurar que os materiais adquiridos sigam as normas da ABNT e do INMETRO.
- Utilizar os materiais adequados para o projeto em questão. Cada obra tem suas especificidades e a aplicação dos materiais corretos é fundamental para a qualidade e segurança da construção.
- Armazenar os materiais corretamente, atentando-se para os tipos de componentes e os cuidados específicos que eles demandam.
Como realizar a gestão da qualidade na construção civil
Estes são os passos fundamentais para desenvolver e aplicar um sistema de gestão da qualidade na construção civil:
1) Planejamento
Antes de tudo, analise o contexto atual da construtora ou incorporadora. Nesta etapa, avalie os processos e as atividades atuais para entender, por exemplo, se já existe algum tipo de controle de qualidade e se ele pode ser melhor aproveitado.
Na fase de planejamento, também é importante se atentar às demandas e necessidades das partes interessadas. Afinal, essa é uma questão que vai guiar os seus processos e padrões.
Além disso, é crucial realizar o levantamento de riscos e oportunidades que devem constar no SGQ.
2) Desenvolvimento
Ao desenvolver o projeto do sistema de gestão da qualidade para sua empresa, você deve levar em conta os seguintes tópicos:
a) Mapeamento de processos
Defina os processos necessários para o SGQ, o que é preciso para operá-los (entradas), resultados esperados (saídas), indicadores de qualidade, recursos necessários, ações voltadas para a melhoria contínua e atribuição de responsabilidades. Além disso, não se esqueça de documentar todas as informações, para garantir o cumprimento do planejamento. Políticas, procedimentos operacionais, formulários e registros para cada processo definido são alguns dos exemplos a serem incluídos.
b) Política de qualidade
A política de qualidade servirá como base para monitorar os objetivos da qualidade e o compromisso da organização com as partes interessadas. Estes são alguns dos requisitos que você deve levar em conta ao definir sua política da qualidade:
- Foco no cliente;
- Alinhamento ao contexto da organização;
- Comprometimento em satisfazer todos os requisitos relacionados à gestão da qualidade;
- Melhoria contínua.
c) Objetivos da qualidade
Defina objetivos mensuráveis e concretos tanto para as funções, quanto nos níveis e processos fundamentais para o Sistema de Gestão da Qualidade. Além disso, é possível trabalhar objetivos relativos à qualidade do produto, melhoria dos processos, satisfação do cliente, satisfação dos colaboradores na política da qualidade.
3) Implementação
Por fim, para garantir uma implementação eficaz e assegurar a realização de todos os serviços e processos dentro das normas de qualidade, é preciso adotar práticas como, por exemplo:
- Treinamento de Procedimentos Operacionais e Instruções de Trabalho;
- Implementação de procedimentos e documentos;
- Revisão de procedimentos, instruções e documentos;
- Treinamento de auditores internos;
- Auditoria interna;
- Análise de auditorias;
- Acompanhamento de ações de melhoria.
Dicas para uma boa gestão da qualidade na construção civil
Aplique o SGQ gradualmente
Dependendo do estado atual dos seus processos, a adoção de um sistema de gestão da qualidade pode significar uma completa reestruturação das atividades. Sendo assim, é aconselhável mapear as atividades mais urgentes e que têm maior impacto e começar a gestão da qualidade nessas áreas. Depois de estruturar o processo, é possível replicá-lo em outros setores e processos.
Envolva toda a empresa
A gestão da qualidade na construção civil não tem a ver somente com o canteiro de obras. Pelo contrário. Todas as áreas e profissionais envolvidos precisam estar comprometidos em garantir a máxima qualidade dos processos – desde os setores administrativos, aos trabalhadores de campo até os profissionais e empresas terceirizadas.
Faça acompanhamento constante da gestão da qualidade na construção
Um processo importante para a gestão da qualidade na construção civil é o ciclo PDCA – que, aliás, também consta na ISO 9001/2015.
O Ciclo PDCA (do inglês plan, do, check, act) propõe que os projetos sejam continuamente avaliados e ajustados, seguindo quatro passos: planejar, executar, verificar e agir.
Essa é uma ferramenta que funciona de forma cíclica. Ou seja, você planeja, executa, verifica, age, planeja de novo, executa de novo, verifica de novo, age de novo, e assim sucessivamente.
Saiba mais: Dicas, ferramentas e metodologias para acompanhamento e controle de obras
Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia tem o potencial de trazer mais eficiência e agilidade para a construção civil. Esse aumento na eficiência também pode resultar em um maior nível de qualidade para os projetos.
As ferramentas digitais permitem um acompanhamento de perto de todos os processos e informações referentes a diferentes etapas da construção. Por fim, esse maior controle facilita o respeito às normas de qualidade.
Metodologia, planejamento e controle: a base da qualidade de suas obras
A CELERE é uma consultoria especializada em eficiência na construção civil. Portanto, direcionamos tudo que fazemos e toda nossa energia para gerar resultados. Nosso trabalho é ajudar as empresas a alcançarem mais, com menos: menos recursos, menos tempo, menos desperdício, menos imprevistos.
Nesse sentido, levamos a qualidade das construções e dos processos construtivos muito a sério. Afinal, ser eficiente significa garantir os melhores resultados, por meio dos processos e atividades ideais a cada projeto.
Nossos especialistas garantem a qualidade dos empreendimentos por meio de metodologias e ferramentas que promovem:
- Um planejamento adequado e um cronograma eficiente, que leva em conta as características e demandas específicas do projeto.
- Organização e análise dos dados mais relevantes sobre os custos envolvidos, assegurando que os recursos sejam investidos da melhor maneira.
- Controle e acompanhamento constante das atividades, de modo a garantir que as normas de qualidade sejam seguidas e respeitadas ao longo de todas as áreas e etapas da obra.
Quer saber mais como podemos ajudá-lo a trazer mais eficiência, qualidade e lucratividade para os seus projetos? Entre em contato!
Informações: ISO.org; Mobuss; Qualyteam; Associação Portuguesa de Certificação