Reduzir custos e acelerar a produção. Estes são dois objetivos comuns a empresas de diversos setores. Inclusive da construção civil! Neste cenário, construções pré-fabricadas e modulares tornam-se cada vez mais importantes. Afinal, ambos são modelos econômicos, mais ágeis, sustentáveis e seguros.
O que são construções modulares?
Nas construções modulares as obras são realizadas fora do local onde serão finalizadas.
No processo, uma fábrica controla a projeção de todos os materiais, analisando com o mesmo vigor os códigos e padrões que as instalações construídas convencionalmente.
Na prática, funciona assim: as obras são produzidas em módulos e depois são montadas no local onde está o terreno, sem perder os detalhes do design e das especificações das instalações mais sofisticadas.
O que são construções pré-fabricadas?
O concreto pré-fabricado, por sua vez, é feito externamente da mesma maneira, porém de modo industrial, atendendo os rigorosos padrões de qualidade, passando por uma análise minuciosa, desde a fabricação até a fase final de utilização.
Todo o material deve ser registrado e conter informações completas referentes à identificação, data, tipo de concreto e aço empregados e assinaturas de profissionais, garantindo a qualidade do produto.
Cenário
Não há dúvida de que a construção modular e a fabricação integrada à construção estão desempenhando um papel cada vez mais importante em todo o mundo.
Atualmente, a Suécia é o país que mais segue esse modelo na construção de casas. Cerca de 84% das residências independentes construídas na nação escandinava usam elementos de madeira pré-fabricados. Nos Estados Unidos, na Austrália e no Reino Unido, esse índice é de apenas 5%.
Mas não são somente os países mais desenvolvidos que utilizam esse tipo de recurso. Países do terceiro mundo já consideram que a produção pré-fabricada pode solucionar a falta de moradia e as restrições de custo. A Nigéria é um exemplo disso, uma vez que cerca de 20 milhões de unidades entraram na última contagem.
Vantagens e benefícios das construções pré-fabricadas e modulares
Para entender melhor o motivo do crescimento das construções pré-fabricadas e modulares, é preciso deixar claro as inúmeras vantagens que esse tipo de recurso fornece.
De acordo com a Construction Dive, referência em conteúdo sobre o mercado de construção civil, “construir usando o método modular é mais rápido e, por consequência, mais barato, além de resultar em um trabalho superior”. Mas não é só isso. Estes métodos também permitem:
1) Maior flexibilidade e reutilização
Os módulos construídos podem ser realocados ou recondicionados para novo uso, reduzindo a demanda por matérias-primas. Além disso, dessa forma, reduz-se o gasto de energia ao criar um novo edifício.
2) Menos desperdício de material
Por serem construídos dentro de fábricas, os resíduos são eliminados pela reciclagem de materiais.
3) Agilidade na construção
Como destaca o instituto de construção modular – Modular Building Institute –, a construção de edifícios modulares ocorre simultaneamente com o trabalho no local, permitindo que os projetos sejam concluídos na metade do tempo da construção tradicional. Assim, o projeto pode ser concluído de 30% a 50% antes da construção tradicional.
4) Diminuição nos atrasos em obras
Entre 60 e 90% da fabricação modular acontece dentro de uma fábrica. Ou seja, num ambiente fechado. Nesse contexto, as chuvas não atrapalham o dia a dia da obra. Por conta disso, os edifícios são ocupados mais cedo, criando um retorno mais rápido do investimento. Há empresas na Europa que entregam casas com configurações mais simples para o consumidor em apenas três meses.
5) Mais segurança
Como dissemos anteriormente, esse tipo de construção exige o mesmo código de qualidade e especificações arquitetônicas. Além dos benefícios já citados, o ambiente de construção reduz os riscos de acidentes, dando mais proteção aos trabalhadores.
Exemplos seculares pelo mundo
Apesar de falarmos em inovação e tecnologia, construções pré-fabricadas e modulares não são novidade.
Um relatório de 1670 revelou que um edifício pré-fabricado foi transportado de navio da Inglaterra para os Estados Unidos.
Mas foi durante o século XIX que o país se expandiu para o oeste e o volume de habitação modular aumentou. Em 1849, durante a chamada “Corrida do Ouro”, cerca de 500 casas pré-montadas partiram de fábricas em Nova York com destino à Califórnia.
Na década de 1920, Sam Kullman começou a fabricar os populares “Kullman Diners” ao longo da costa nordeste. Trata-se de uma das empresas mais antigas da indústria de lanchonetes no Estados Unidos. A empresa concentrou-se no que eles chamaram de construção “fora do local”, construindo todos os tipos de estruturas modulares de escolas, prisões e outras aplicações não comerciais.
Em 1933, Arthurdale (West Virginia) foi estabelecida como a primeira das comunidades do New Deal de Franklin Roosevelt. Mercados, casas, escolas e correios – fabricados em construção pré-modular – foram transportados para a região. Após a Segunda Guerra Mundial, a construção modular oferecia casas rápidas e de baixo custo para os militares que voltaram da guerra.
Com expansão da indústria na década de 40, construções mais robustas surgiram.
Em 1969, a Zachry Construction finalizou um hotel modular de 21 andares no Riverwalk, em San Antonio. O edifício modular, ainda em funcionamento, era o mais alto da América do Norte até a recente conclusão do prédio de 32 andares do Pacific Park, no bairro do Brooklyn, Nova York.
A verdade é que a necessidade de se construir cada vez mais rápido e reduzindo os custos faz com que as empresas passem a procurar novas soluções.
Com esse tipo de tecnologia, os edifícios modulares são geralmente mais robustos do que a construção construída no local, porque cada módulo é projetado para suportar de forma independente os rigores do transporte e do estalamento nas fundações.
As empresas que buscam uma vantagem competitiva no mercado precisam investir em tecnologias e nas pessoas certas, de modo a ganhar da concorrência e sair na frente na fabricação integrada da construção.
Sua empresa é uma dessas?
Se você precisar de ajuda nesse processo, conte com a equipe da Celere. Nossos especialistas podem ajudá-lo a se preparar para o futuro, enquanto constrói um presente sólido. Clique aqui, entre em contato conosco e entenda como podemos trabalhar juntos.