fbpx
Moradias do futuro

Como serão as moradias do futuro?

Conheça as tendências globais que estão transformando o conceito de lar e saiba quais são os movimentos que devem influenciar as moradias do futuro.

Conheça as tendências globais que estão transformando o conceito de lar e saiba quais são as demandas e os movimentos que devem influenciar as moradias do futuro 

Cidades cada vez mais populosas, mudanças demográficas na população global, sustentabilidade, digitalização e tecnologias de construção. Esses são alguns dos grandes movimentos globais que devem basear as moradias do futuro.

Como resultado dessas transformações, a demanda por residências mais financeiramente acessíveis, flexíveis, sustentáveis, compartilhadas ou focadas em saúde e bem-estar aumentará na próxima década.

Esse é o cenário indicado por uma pesquisa desenvolvida pelo Boston Consulting Group (BCG)*. A análise da consultoria aponta quais são as questões que transformarão a maneira como casas e prédios residenciais serão construídos no futuro.

Siga a leitura, saiba mais sobre as informações e previsões do estudo e conheça as demandas de construção residencial que surgirão nos próximos anos.

Moradias do futuro:
Movimentos globais que estão transformando o conceito de lar

Moradias do futuro

Segundo os especialistas do BCG, existem 10 forças globais que estão mudando os parâmetros do que é considerado “um lar”. Esses movimentos estão relacionados:

– Ao comportamento e ao perfil dos consumidores;
– Às tendências e transformações no mercado de construção civil.

No que diz respeito às novas demandas dos consumidores e as moradias do futuro, estas são as questões levantadas pelo estudo:

1) Urbanização

Atualmente, mais de 4 bilhões de pessoas vivem em áreas urbanas. Até 2050, esse número pode chegar a 7 bilhões. Com cada vez mais cidadãos vivendo em cidades, aumentará a necessidade de moradias compactas.

2) Mudanças demográficas

O modelo de famílias está mudando. Por um lado, o número de residências compostas por apenas uma ou duas pessoas está aumentando. Por outro, o número de pessoas idosas deve crescer significativamente, fazendo com que o índice de famílias compostas por diferentes gerações vivendo na mesma casa aumente. Essas questões devem impactar o modelo de moradias do futuro.

3) Sustentabilidade

A preocupação com questões relacionadas ao meio ambiente será cada vez maior – especialmente entre as pessoas mais jovens. Como resultado, elas levarão isso em consideração em suas decisões de compra de imóveis, fazendo aumentar a demanda por residências sustentáveis.

4) Acessibilidade financeira

Com a rápida urbanização, o valor dos imóveis e o preço do aluguel tende a crescer significativamente nos próximos anos. Por isso, muitas pessoas buscarão alternativas de residências mais acessíveis.  

5) Economia digital

Com a expansão de tecnologias digitais em diferentes áreas e aspectos da vida diária, crescerá a expectativa de acesso à digitalização também em moradias. Além disso, o impacto das ferramentas digitais no estilo de vida das pessoas também deve impulsionar mudanças importantes no modelo de residências, que passarão a atender essas novas necessidades.

Quando o assunto são as tendências no mercado de construção e as moradias do futuro, o BCG destacou:

6) Construtechs

O mercado de construtechs deve continuar em expansão. A previsão é que o setor de softwares para construção cresça 9% anualmente nos próximos anos, alcançando o valor de US$ 2.71 bilhões até 2023. O avanço de ferramentas e sistemas voltados à construção civil impulsionará mudanças significativas nos modelos de moradias do futuro.

Aprenda mais!

7 construtechs brasileiras para ficar de olho

7) Construções pré-fabricadas e modulares

Construções modulares e pré-fabricadas oferecem grandes vantagens em termos de redução de custo, cronograma, produtividade, redução de desperdício e sustentabilidade. Por estar alinhado às demandas dos consumidores por residências mais acessíveis, flexíveis e sustentáveis, esse modelo de construção se fortalecerá ainda mais nos próximos anos.

Aprenda mais!

Construções pré-fabricadas e modulares ajudam a reduzir custos e acelerar a produção

8) Tecnologias de construção

O mercado de engenharia e construção está atrasado em relação à adoção de tecnologias digitais. Contudo, esse cenário está mudando e vai continuar em transformação na próxima década. Tecnologias como internet das coisas, inteligência artificial e big data irão revolucionar o setor, gerando novos processos e inovações na forma de construir residências.

Aprenda mais!

Tecnologia na construção civil: panorama, tendências e como se preparar para o que virá

9) Acesso e colaboração

A inclusão de novas tecnologias também vai impactar o nível de envolvimento e colaboração do cliente final no processo de construção das moradias do futuro. O uso de realidade virtual e aumentada para envolver o cliente no design das residências é um exemplo disso. Indo além, tecnologias como o blockchain permitirão que o cliente acesse informações sobre todos os itens e materiais da obra.

Aprenda mais!

Tendências de consumo que estão mudando o relacionamento entre empresas e clientes na construção civil

10) Novo panorama de fornecedores

As transformações do setor de construção se refletem também em uma mudança significativa no cenário de fornecedores disponíveis. As empresas de construção deverão incluir cada vez mais startups e empresas de tecnologias como parceiras de negócio. Isso, por sua vez, vai estimular inovações nos processos de construção de moradias.

Aprenda mais!

Servitização no mercado de engenharia e construção

Moradias do futuro:
6 modelos de residências que estarão em alta nos próximos anos

Tendências e movimentos – moradias do futuro

Segundo análises dos pesquisadores do BCG, os movimentos citados acima resultarão no surgimento de seis novos tipos de moradias que atendem às demandas criadas pelas mudanças no perfil do consumidor e pelas tendências no setor de construção civil.

O relatório da consultoria indica que as moradias do futuro seguirão estes modelos:

Moradias do futuro
Modelo 1: Lares mais acessíveis

Esse modelo de residência (habitações relativamente pequenas, construídas com materiais básicos e baratos e com pouca tecnologia) é desenvolvido com o objetivo de tornar a construção mais rápida e econômica, reduzindo o preço final para os compradores.

Moradias do futuro
Modelo 2:
Lares compartilhados

A busca por residências mais acessíveis e compactas também vai impulsionar o modelo de lares compartilhados. Nessas habitações, as pessoas têm um espaço individual menor, mas com acesso a áreas comuns e multifuncionais e a serviços compartilhados com outros moradores.

Leia também!

Cohousing e coliving: moradias coletivas como ferramentas de socialização

Moradias do futuro
Modelo 3: Domicílios
ecofriendly

Esse modelo de moradia leva em conta processos e tecnologias que contribuem para a diminuição do impacto ambiental do processo de construção – atentando-se às operações e aos materiais utilizados. Além disso, essas residências também são desenvolvidas visando produzir menos danos ao meio ambiente no longo prazo. 

Moradias do futuro
Modelo 4: Habitações flexíveis

Mudanças no perfil das famílias e no perfil dos moradores vão demandar domicílios que acompanhem a flexibilidade do estilo de vida das pessoas. Moradias mais versáteis vêm para atender a essa necessidade, com estruturas que podem ser adaptadas e transformadas com facilidade ao longo do tempo.

Moradias do futuro
Modelo 5: Residências estilosas

Utilizando todo o potencial de novas tecnologias que viabilizam a criação de designs diferenciados e inovadores – como a impressão 3D e o BIM, por exemplo –, surgem habitações que dão ênfase à estética e à funcionalidade e que possuem atributos únicos e com caráter artístico.

Moradias do futuro
Modelo 6: Moradia com saúde e bem-estar

Outro estilo de habitação que deve surgir nos próximos anos são residências construídas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus moradores. Isso abrange, por exemplo, a inclusão de sistemas de purificação de ar, iluminação inteligente e espaços para exercícios.

Por que é importante entender tudo isso sobre as moradias do futuro?

O futuro se constrói hoje! 

Portanto, se você pretende garantir a relevância da sua empresa nos anos que virão, precisa estar atento às transformações que ajudam a definir os caminhos que o mercado seguirá.

Olhar para tendências, analisar movimentos, construir com nossos clientes e parceiros o futuro da construção civil e da engenharia é algo que está no DNA da Celere. Entre em contato conosco e saiba como nossa equipe e nossas soluções podem ajudá-lo nessa jornada. 

Sucesso!

Quer saber mais sobre as moradias do futuro? Leia também estes artigos: 

As cidades inteligentes e o futuro da construção civil
Como se preparar para o impacto da geração z no setor imobiliário e de construção
Como os millennials podem mudar as regras do mercado de construção civil
7 grandes movimentos que estão moldando o futuro da engenharia e construção
Inovação na construção civil: 5 projetos inovadores que sinalizam como será o futuro

*Informações: Boston Consulting Group

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.