Entenda a relevância da fase de pré-obra e aprenda algumas práticas que irão aumentar a qualidade do seu planejamento nessa etapa!
“Era uma vez um projeto de construção que foi cumprido dentro do prazo e orçamento previstos, sem nenhum retrabalho, sem atrasos, sem erros.”
Essa é uma história muito bonita, mas que, infelizmente, não reflete a realidade na maioria das empresas de engenharia e construção.
No entanto, esse cenário, que parece de conto de fadas, pode tornar realidade se alguns cuidados importantes forem tomados logo no início do desenvolvimento do projeto. Ou seja, os primeiros capítulos da criação de um empreendimento podem definir sua trajetória e seu destino final.
Daí a importância da fase de pré-obra!
A seguir, revelamos quais ações são fundamentais durante essa etapa e que, portanto, irão garantir maior probabilidade de sucesso para a obra. Acompanhe!
5 melhores práticas para a fase de pré-obra
Veja estas estatísticas:
– 39% dos projetos em empresas falham em razão da falta de um plano bem elaborado ou por estimativas incorretas durante a fase de planejamento. Fonte: PwC
– Apenas cerca de 30% dos projetos de construção civil são finalizados dentro do orçamento previsto, e por volta de 25% são entregues no prazo. Fonte: KPMG
– 90% dos megaprojetos de infraestrutura em todo o mundo terminam fora do cronograma e do orçamento estipulados. Fonte: Oxford
O que esses números mostram?
Que sem uma preparação adequada, muitos projetos já começam predestinados a erros e frustrações no meio do caminho. Afinal, sem um direcionamento claro, fica fácil se perder em termos de prazo e orçamento…
Inclusive, a negligência em relação à fase de pré-obra resulta em atrasos, retrabalhos, erros, desperdícios (de tempo, de dinheiro e de materiais). Essas questões, por sua vez, se refletem em uma equipe desengajada, mal informada e desmotivada.
Um cenário nada agradável, certo?
Se você quer evitar ou reverter essa situação em sua empresa, precisa entender que planejar não é apenas fazer uma lista de prazos, materiais e orçamentos baseando-se em achismos, intuição ou no que você acredita que talvez/quem sabe/porventura possa acontecer.
A fase de pré-obra precisa englobar a análise de todos os processos e áreas envolvidos, sempre alinhando com o foco, os objetivos, as necessidades e as prioridades do empreendimento/cliente. Acima de tudo, esse estudo deve estar baseado em informações atualizadas, estruturadas e reais.
A seguir, listamos algumas das melhores práticas para a fase de pré-obra, que irão contribuir para que a qualidade na preparação do projeto resulte em maior eficiência e produtividade no desenvolvimento na obra.
1) Defina as prioridades do projeto durante a fase de pré-obra
Durante a fase de pré-obra é importante esclarecer quais são os objetivos e o que é mais importante para aquele projeto/cliente.
Pode ser, por exemplo, que o cliente priorize a sustentabilidade. Ou ainda que o empreendimento esteja sendo desenvolvido para um público jovem, que busca design inovador.
Essas questões precisam estar muito claras para todos, pois o foco do projeto vai guiar as decisões sobre processos e materiais a serem utilizados – o que influencia também a determinação dos prazos de entregas.
Aprenda mais!
A importância de conhecer bem o cliente em projetos de construção civil
2) Construa um processo de comunicação transparente e descomplicado entre as equipes
Segundo um levantamento feito pela PlanGrid, 52% dos retrabalhos na construção acontecem por falhas na comunicação entre os envolvidos. Para resolver esse problema, é preciso que um processo de comunicação focado na transparência e na colaboração seja estabelecido já nas etapas iniciais do projeto.
Envolver todas as áreas, profissionais e parceiros desde os primeiros passos do desenvolvimento do projeto vai definir o estilo de comunicação e trabalho adotados ao longo da execução do empreendimento. Se todos colaboram já na fase de pré-obra, há muito mais chances de esse tom cooperativo continuar ao longo de todo o processo.
Aprenda mais!
A importância da colaboração em projetos de construção – e como integrar melhor seus processos
3) Estabeleça processos de análises e aprovações
Essa é uma questão que faz parte do processo de comunicação, mas ela é tão importante que merece atenção especial. Um dos grandes problemas na gestão de projetos é o excesso de burocracia nas relações internas da empresa que, frequentemente, acabam “empacando” o andamento dos trabalhos e gerando atrasos.
Sabe aquela situação em que todo mundo fica esperando a aprovação final de algo enquanto um profissional passa a bola para o outro e ninguém chega a um consenso ou decisão final? Ou quando os passos entre a criação e aprovação de um fator relacionado ao projeto são tantos que se leva semanas ou meses para decidir até mesmo pequenos detalhes?
Pois é, isso pode ser resolvido se, já na fase de pré-obra, os processos de análises e aprovações forem estabelecidos de maneira clara. Isso significa indicar responsáveis e prazos limites para evitar que o projeto fique rolando entre uma área e outra por muito tempo.
Aprenda mais!
Lean construction – o que é e quais são os benefícios da construção enxuta
4) Baseie as estimativas e o cronograma em dados reais
Um dos principais desafios da fase de pré-obra é determinar com o máximo de precisão possível os materiais necessários, o orçamento do projeto e os prazos de entrega. Para garantir a eficácia desse planejamento, é fundamental basear suas estimativas em dados reais, utilizando ferramentas de análise de dados.
Por exemplo: com base em informações de projetos anteriores e indicadores de mercado, a análise de dados pode ajudar a prever com mais precisão o orçamento e o tempo necessários para o desenvolvimento de determinada obra.
Inclusive, softwares de big data que usam inteligência artificial são capazes de prever determinados cenários e, assim, tornar seu cronograma e orçamento muito mais precisos.
Aprenda mais!
Big data na gestão de obras – a importância e os benefícios da análise de dados na construção civil
5) Avalie os riscos e prepare-se para diferentes cenários
A fase de pré-obra é o momento de determinar qual é o objetivo que a empresa pretende alcançar e o que será preciso para chegar ao cenário almejado. No entanto, muitos gestores deixam de considerar as situações não esperadas e/ou não desejadas.
A realidade é que projetos de construção civil são cheios de imprevistos. Muitas vezes, não há como evitá-los, é verdade. Porém, há como se preparar para eles. Para isso, é importante levantar os possíveis riscos e verificar os impactos, caso ocorram. Dessa forma é possível traçar cenários, procedimentos e ações para evitar (sempre que possível) ou para lidar com tais situações, minimizando ao máximo os possíveis danos.
Aprenda mais!
– 6 formas de reduzir a ineficiência na construção civil
– Como aumentar a eficiência do canteiro de obras
E aí, pronto para otimizar sua fase de pré-obra?
Precisa de uma ajuda extra para isso? Então, fique de olho em nossas redes sociais para saber quando nosso próximo artigo for ao ar. Afinal, nele, vamos apresentar 3 ferramentas da Celere que podem ajudá-lo nos processos de pré-obra.
Até lá!