fbpx

Celere

6 dicas para otimizar projetos na construção civil

6 dicas para otimizar projetos na construção civil

Saiba como otimizar projetos na construção civil e torne seu processo de gestão de obras mais eficiente e lucrativo

O caminho para otimizar projetos na construção civil e tornar a gestão de obras mais eficiente passa por identificar áreas de melhoria significativas.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo nessa jornada, a seguir, apresentamos seis dicas sobre como otimizar projetos na construção civil e revelamos como as soluções da Celere facilitam a implementação dessas práticas.

Dica #1 para otimizar projetos na construção civil:
Analise profundamente seus processos

Se você quer melhorar os resultados da sua empresa, precisa começar fazendo uma autoanálise profunda dos processos atuais.

Ao estudar o funcionamento das metodologias e processos utilizados em diferentes áreas, você terá mais chances de identificar potenciais pontos de melhoria.

Estas são algumas das perguntas que é possível fazer nessa avaliação:

  • Estamos utilizando as melhores práticas disponíveis?
  • É possível eliminar algumas redundâncias?
  • Quais são as principais origens de desperdício de materiais ou tempo?
  • A comunicação entre equipes é eficaz?
  • Quais etapas demoram mais que o previsto – e por quê?

Esse tipo de análise é importante porque, muitas vezes, nos acostumamos com a maneira como as coisas são feitas e nem paramos para pensar se aquele é realmente o melhor jeito.

Dica #2 para otimizar projetos na construção civil:
Peça a opinião dos stakeholders

Como otimizar projetos na construção civil – Peça opinião dos stakeholders

Outra forma de reavaliar seus processos para identificar áreas de melhoria e aumentar a eficiência dos seus projetos é contando com diferentes perspectivas.

Para isso, peça feedback das partes envolvidas no desenvolvimento de suas obras para entender o que elas enxergam como potenciais pontos de atenção. Durante esse processo, converse com colaboradores de áreas diversas, parceiros e até mesmo clientes

Aqui estão alguns questionamentos importantes para essa análise:

Experiência dos colaboradores

  • Quais aspectos dos processos atuais você acha que funcionam bem?
  • Onde você vê obstáculos ou ineficiências no seu trabalho diário?
  • Há alguma etapa que você acredita que podemos simplificar ou automatizar?

Parceiros e fornecedores

  • Como você avalia nossa comunicação e colaboração durante os projetos?
  • Existem áreas que você acha que poderíamos trabalhar juntos de forma mais eficiente?
  • Que sugestões você tem para melhorar nossa relação de trabalho?

Feedback de clientes

  • Você está satisfeito com a qualidade e o tempo de entrega dos projetos?
  • Houve algum aspecto do projeto que não atendeu às suas expectativas?
  • O que você acredita que poderíamos fazer para melhorar os resultados futuros?

Essas perguntas vão ajudá-lo a coletar uma ampla gama de perspectivas, que podem revelar insights valiosos para otimizar projetos na construção civil.

Dica #3 para otimizar projetos na construção civil:
Avalie a performance dos projetos anteriores
 

Outra avaliação importante para detectar maneiras de aumentar a eficiência de seus projetos é o estudo das obras realizadas no passado. 

O foco dessa análise deve estar nos processos realizados, nos resultados obtidos e nos principais aprendizados.

Você já deve ter ouvido a expressão “ENGENHEIRO DE OBRA PRONTA”! É justamente esse o exercício, avaliar o que ocorreu e como faria diferente para melhorar a eficiência e a performance.

É claro que cada obra tem suas particularidades específicas e nem tudo pode ser replicado. Contudo, de maneira geral, é possível aprender muito fazendo uma avaliação do que deu certo e o que deu errado nos projetos – especialmente em relação a processos de gestão.

Estes são alguns tópicos que vale uma atenção:

  • Os projetos anteriores atingiram os objetivos em termos de qualidade, custo e prazo?
  • Houve desvios significativos no orçamento ou no cronograma? Se sim, o que os causou?
  • Quais processos funcionaram bem e contribuíram para o sucesso do projeto?
  • Quais etapas do projeto apresentaram mais problemas ou atrasos?
  • Havia algum processo desnecessário ou redundante?
  • Quais foram os principais riscos enfrentados e como eles foram gerenciados?
  • Houve algum risco que não foi previsto ou que teve impacto maior do que o esperado?
  • As medidas de mitigação foram eficazes? O que daria para fazer de forma diferente?
  • Quais foram as principais lições do projeto?
  • Que problemas recorrentes foram identificados ao longo dos projetos anteriores?
  • Como é possível aplicar o que se aprendeu nesse projeto nos próximos?

Ao avaliar a performance de projetos anteriores, é possível entender o que mais deu certo e deve ser repetido, e o que definitivamente deveria ter sido feito de uma outra maneira.

Dica #4 para otimizar projetos na construção civil:
Não negligencie o planejamento

Como otimizar projetos na construção civil – Não negligencie o planejamento

Para otimizar projetos na construção civil é preciso ter uma visão clara sobre os processos e, assim, conseguir identificar pontos de atenção. Mas quando se trata de aumentar a eficiência da gestão de obras, um processo em especial não pode ser negligenciado: o planejamento.

Ao dedicar tempo e atenção suficientes para desenvolver um planejamento robusto, você aumenta as chances de garantir que todos os processos das fases posteriores da obra aconteçam corretamente. Além disso, planejar ações de forma eficiente significa levar em conta possíveis contratempos futuros, desenvolvendo estratégias para antecipar melhorias necessárias e evitar prejuízos.

Pense o seguinte: ao embarcar em férias, a probabilidade de você se perder e acabar tendo imprevistos é muito maior se não fizer um bom planejamento, certo? O mesmo acontece com a gestão de obras! É importante planejar bem o caminho para identificar o melhor trajeto.

Saiba mais:

Dica #5 para otimizar projetos na construção civil:
Adote uma cultura de acompanhamento e controle

Essa é outra questão-chave para otimizar projetos na construção civil. Afinal, não basta “somente” fazer um planejamento eficiente; é fundamental garantir que o que o planejamento se transforme em prática. Daí a importância de se ter processos bem estabelecidos de acompanhamento e controle.

Além de garantir o bom funcionamento dos processos, ao implementar essa cultura de monitoramento e avaliação constante é possível identificar em tempo real questões que estão atrapalhando a performance do projeto e, assim, desenvolver ações pontuais para resolver adversidades antes que elas se tornem um problema maior.

Saiba mais:

Dica #6 para otimizar projetos na construção civil:
Use o poder dos dados

Como otimizar projetos na construção civil
Imagem: DCStudio para Freepik

Essa é uma das questões mais importantes para otimizar projetos na construção civil. Aliás, é possível aplicar todas as dicas acima muito mais facilmente com o apoio de dados estratégicos.

Ao integrar a coleta e análise de dados ao seu processo de gestão de obras, construtoras e incorporadoras podem identificar com mais precisão as áreas de melhoria e implementar mudanças que levam a uma execução mais eficaz e econômica dos projetos.

O uso de dados pode aumentar a eficiência dos seus projetos de diferentes maneiras. Estes são alguns exemplos:

  • Sensores, drones e outras tecnologias capturam dados em tempo real sobre o progresso da obra, permitindo ajustes imediatos para evitar atrasos e desperdícios.
  • Dados de projetos anteriores revelam padrões de problemas, como desvios de cronograma, ajudando a antecipar e mitigar questões futuras.
  • Dados sobre o uso de recursos identificam desperdícios, permitindo otimizar a alocação de materiais e mão de obra, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
  • A análise preditiva usa dados para prever problemas e atrasos, facilitando a adoção de medidas preventivas e a gestão de riscos.
  • Decisões fundamentadas em dados aumentam a precisão e a confiabilidade, garantindo projetos entregues dentro do prazo e orçamento.
  • A análise contínua de dados aprimora processos e metodologias em cada novo projeto, elevando a eficiência constantemente.

Saiba mais:

Soluções da Celere para otimizar projetos na construção civil

Uma das maneiras mais estratégicas de otimizar projetos de construção é entender no detalhe onde estão os itens com custos significativos e avaliar junto a uma equipe multidisciplinar (incorporação, comercial, engenharia e orçamento) para gerar cenários e tomar as decisões certas para tornar o empreendimento mais lucrativo.

E é nesse sentido que as soluções da Celere podem fazer diferença.

A Celere é uma construtech que adota o uso massivo de dados e tecnologias de automação para aumentar a precisão e o detalhamento das análises dos quantitativos e dos custos das obras a um nível inédito no mercado.

Isso, por sua vez, possibilita que o gestor identifique pontos de melhoria e trace planos alternativos para tornar o projeto mais eficiente e lucrativo.

Com a plataforma de gestão de custos da Celere, é possível:

  • Destrinchar dados para facilitar a tomada de decisão com o objetivo de reduzir custos de diferentes serviços.
  • Criar diferentes cenários e simular a troca de algum acabamento ou até de alguma metodologia construtiva, visando reduções ou otimizações.
  • Elaborar indicadores de projetos e indicadores de custos para cada disciplina, detalhados no último nível de abertura. Assim, cria-se um banco de indicadores comparativos que permite a avaliação da eficiência de cada projeto.
  • Rastrear 100% dos serviços levantados, garantindo a segurança da consistência orçamentária.

Entenda como funciona: 

Conheça nossos produtos e agende uma demonstração. Com a Celere ao seu lado, otimizar projetos na construção civil e aumentar a eficiência de sua gestão de obras ficará muito mais fácil

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.