Rafael Colucci, especialista técnico da Autodesk, fala sobre os principais desafios para a evolução do BIM no Brasil, aponta tendências que você precisa ficar de olho, e muito mais. Confira!
Ao longo dos últimos meses, falamos muito sobre a importância do BIM para o mercado de construção civil por aqui. Além disso, também destacamos o quanto é fundamental que as empresas do ramo acompanhem a evolução tecnológica que vem ocorrendo na área para estarem em condições de oferecer o melhor serviço com as melhores qualidades e segurança possíveis.
Os artigos abaixo, por exemplo, são prova disso.
– O BIM no canteiro de obras: exemplos que ilustram a revolução em andamento
– Tecnologia na construção civil: panorama, tendências e como se preparar para o que virá
– Como escolher a melhor ferramenta digital para gerenciar projetos de construção civil
Hoje, para aprofundar ainda mais o debate sobre o assunto, conversamos com Rafael Colucci. Ele especialista técnico da Autodesk, empresa que é uma das líderes mundiais em Software BIM e que está disposta a propor uma nova forma de projetar e inovar em todos os setores.
Dentre os tópicos abordados na entrevista, estão:
– Como o mercado nacional de construção civil tem adotado o BIM.
– Os principais desafios para a evolução do BIM no Brasil.
– A maneira como o BIM irá impactar o trabalho do gestor de obras nos próximos anos.
– Os principais benefícios e vantagens oferecidos pela Autodesk.
– E muito mais.
Acompanhe!
Como o mercado brasileiro de engenharia e construção tem adotado as ferramentas BIM?
O mercado brasileiro tem se mostrado muito aberto a adotar as ferramentas BIM para melhorar os fluxos de trabalho.
Como um conceito disruptor, o BIM, quando aplicado com a tecnologia correta, e bem implementado, traz benefícios em todas as etapas do projeto. Afinal, ele possibilita:
– Redução de custos e de tempo.
– Menos riscos e acidentes.
– Redução de desperdício de material.
– Menor impacto ao meio ambiente.
São tantos os benefícios que, no último ano, o Governo Federal instituiu a estratégia de disseminação do BIM no Brasil. O principal objetivo dessa estratégia é difundir o BIM e seus benefícios. Após este decreto, muitos de nossos clientes – e aqueles que ainda tinham dúvida sobre a adoção do BIM – nos procuraram para auxiliá-los nesta transformação.
Saiba mais!
– Governo decreta a Estratégia BIM BR para disseminar o BIM no Brasil
Na visão da Autodesk, quais são os principais desafios para a evolução do BIM no Brasil?
Como todo conceito e tecnologia disruptiva, o BIM tem inúmeros desafios para evoluir. Contudo, toda disrupção age como uma onda e leva aqueles que não estiverem preparados.
Creio que aqui no Brasil ele esteja evoluindo a passos largos! Inicialmente ocorreram as adoções nos escritórios de projetos, e hoje temos construtoras, órgãos públicos e universidades adotando o BIM tanto para projetar como para ensinar algo novo a seus alunos.
O decreto presidencial foi uma importante engrenagem inserida neste mecanismo, fazendo com que as pessoas que ainda não entendiam perfeitamente o BIM e mantinham seus atuais fluxos de trabalho, parassem e olhassem o que estava acontecendo. Hoje, até mesmo os mais céticos estão nos procurando para obter auxílio nesta transição.
Dentre os atuais desafios citaria a necessidade de formação de pessoas que entendam o valor desta ferramenta para o desenvolvimento de negócios. Ou seja, que façam uso das ferramentas BIM para projetar melhor, contratar, gerenciar e executar, e não apenas apertem alguns botões em um software.
Quais são os riscos que as empresas de engenharia e construção correm ao não acompanhar a evolução do BIM?
No livro Zone to Win, Geoffrey A. Moore, um teórico organizacional norte-americano, cita várias companhias gigantes que não souberam entender as ondas de mudanças e acabaram engolidas por elas.
Entendo que o mesmo pode acontecer com as empresas de engenharia e construção que não acompanharem a evolução do BIM. Em uma época em que é preciso fazer cada vez mais, com menos recursos e margens cada vez menores, é preciso inovar para continuar no mercado.
Leia também!
– Inovação na construção civil: 5 projetos inovadores que sinalizam como será o mercado no futuro
– 3 exemplos que mostram como a inovação está revolucionando a construção civil
– Quando a tecnologia promove a inovação e a eficiência na gestão de obras
– Uma conversa franca sobre tecnologia, inovação e eficiência na construção civil
De que maneira o BIM deve impactar o trabalho do gestor de obras nos próximos anos?
Há cada vez mais iniciativas de conexão da equipe de projeto com a obra. Desta forma, o BIM irá impactar positivamente o trabalho do gestor de obras. Afinal, ele permite que todas as informações presentes no modelo 3D cheguem ao canteiro.
Com isso, teremos menos problemas durante a execução, reduzindo o famoso quebra-quebra, o tempo de execução, custos, desperdício de materiais e até mesmo os riscos para as pessoas que trabalham com a construção. Inclusive existem relatórios citando reduções drásticas no número de acidentes após a implementação do BIM no canteiro de obras.
Toda aquela informação enviada em uma pilha gigante de papel agora pode ser acessada diretamente de dispositivos móveis, de forma rápida, segura e totalmente atualizada. Outra vantagem é que a requisição por informações pode ser feita diretamente por estes mesmos dispositivos móveis, conectando as informações do canteiro com o projeto e facilitando na tomada de decisões mais assertivas.
Quais são as tendências e tecnologias mais importantes neste mercado atualmente?
Destaco o uso de dispositivos móveis, drones e realidade virtual.
Os drones em particular me chamam muita atenção. Afinal, eles podem auxiliar na captura da realidade, obtendo informações precisas para projetos no acompanhamento da obra, auxiliando a identificar problemas que não seriam notados tão rapidamente e na segurança do canteiro como um todo. Hoje, alguns trabalhos de inspeção em altura estão sendo realizados por drones ao invés de pessoas.
Leia também!
– Drones na construção civil: uma (r)evolução em andamento
– Cuidados necessários para a utilização de drones na construção civil
– Exemplos de realidade virtual e realidade aumentada na construção civil
Se as empresas de construção tivessem que escolher apenas um software para estarem alinhadas às principais movimentações do mercado, qual ferramenta você recomendaria?
Seria impossível escolher apenas um software. Afinal, para uma total implementação de BIM é necessário tirar o melhor de vários softwares para mudar o fluxo de trabalho como um todo.
Por isso, aliás, a Autodesk optou por comercializar todas as suas soluções para o mercado de AEC em uma única solução: a AEC Collection.
A AEC Collection conta com vários softwares que em um projeto em BIM são utilizados por várias equipes do projeto para trabalhar de forma colaborativa durante o seu desenvolvimento.
Inclusive, foi pensando nesta colaboração que a Autodesk desenvolveu a plataforma de colaboração na nuvem BIM 360. A partir dela é possível conectar times em qualquer lugar do mundo e fazer com que o fluxo de informações aconteça da forma correta.
Qual é a proposta da Autodesk?
A proposta da Autodesk é desenvolver softwares para que as pessoas possam criar qualquer coisa. Seja projetos de engenharia, fabricação de produtos ou mídia e entretenimento.
Particularmente, gosto de dizer que nos últimos 35 anos a Autodesk tem desenvolvido ferramentas que possibilitam às pessoas criar um mundo melhor.
Apesar de possuir uma gama de produtos enorme, em resumo, a Autodesk atua em três grandes áreas:
– Arquitetura, engenharia e construção.
– AEC Design de produto e manufatura.
– MFG Mídia e entretenimento (M&I).
As ferramentas da Autodesk estão sempre alinhadas às tecnologias e tendências do mercado. Sua principal vantagem é agir como uma ferramenta poderosa, que permitirá que você utilize todo o seu potencial para criar algo. Isso ultrapassa aquela ideia de que um software é apenas um aglomerado de botões em que você clica e aparece algo na tela. Na verdade, você tem em mãos uma ferramenta de criação que, bem utilizada, permite possibilidades incríveis.
A Autodesk oferece acesso gratuito às suas ferramentas para universidades e estudantes. Qual é o objetivo dessa ação?
A Autodesk entende que o aprendizado é chave para o sucesso acadêmico e profissional.
Como os problemas atuais e da próxima geração serão solucionados pelas pessoas que hoje estão em formação, a Autodesk entende ser de extrema importância liberar o acesso total às suas ferramentas e recursos. Desta forma, professores e alunos de cursos regulares podem aplicá-las em salas de aulas e tornar o aprendizado mais fluido e criativo. Ali o aluno pode estar no centro do aprendizado!
Além dos softwares, a Autodesk conta com vários recursos que podem ser utilizados para potencializar o aprendizado. Caso, por exemplo, da Academia Autodesk, em que os alunos encontram cursos gratuitos da maioria de nossas ferramentas, e da comunidade de usuários, em que é possível interagir com profissionais do mercado e especialistas da Autodesk.
Outro ponto forte são eventos da Autodesk University, que possui uma página que concentra todos os conteúdos apresentados nos eventos. Desta forma mesmo professores e alunos que não consigam participar, têm acesso às principais tendências e tecnologias do mercado.
Leia também!
– Como se preparar para o impacto da geração Z no setor imobiliário e de construção
– Como os millennials podem mudar as regras do mercado de construção civil
Como as pequenas e médias empresas de engenharia e construção podem acompanhar as tendências do mercado?
Eu entendo que seja ainda mais fácil para elas acompanharem as tendências do mercado do que para as grandes. Afinal, é muito mais fácil mover uma pedra pequena do que uma grande.
Contudo, aconselho estarem sempre de olho no mercado, acompanhando as principais mídias e o que as grandes fabricantes de software e os concorrentes estão fazendo. Desta forma é possível analisar se o portfólio atual de serviços está alinhado com as tendências. E, caso não esteja, preparar estratégias para não ser engolido.
Isto já é feito em outras áreas, por que não nas empresas de construção?
Leia também!
– As principais tendências do mercado de engenharia e construção civil
– 7 movimentos que estão moldando o futuro do mercado de engenharia e construção
– Tendências de consumo que estão mudando o relacionamento entre empresas e clientes na construção civil
Ótimo papo, não é mesmo?
Você que usa o BIM, se identificou com tudo que foi dito? Você que ainda não trabalha com esta tecnologia, precisa de ajuda para se adaptar ao novo momento do mercado? Entre em contato conosco. Nossa equipe está preparada para ajudá-lo a garantir o sucesso da sua empresa hoje, amanhã e sempre!