Com um smartphone conectado à internet em mãos, qualquer pessoa se torna um potencial consumidor.
Muitas vezes, inclusive, poucos minutos separam uma pesquisa no Google sobre determinado serviço/produto do clique em “comprar”…
E se antigamente esse tipo de transação acontecia apenas para compras simples e de baixo valor – como, por exemplo, de itens de papelaria ou de roupas básicas –, hoje em dia até mesmo compras de imóveis podem começar no ambiente virtual (e, às vezes, acontecer inteiramente pela web).
Não poderia ser diferente. Afinal, o consumidor digital se acostumou a ter acesso a informações sobre produtos, serviços e empresas a qualquer hora e lugar por meio da internet em dispositivos móveis. E isso revolucionou a relação entre marcas e seus públicos – inclusive no mercado de construção civil.
A questão que fica é: como posicionar sua marca nesse mercado supercompetitivo, em que os clientes têm cada vez mais conhecimento e, assim, maior poder de decisão?
O segredo é desenvolver uma estratégia de marketing qualificada e alinhada às principais tendências de mercado e às demandas e expectativas dos consumidores atuais. Quer saber como fazer isso? Siga a leitura deste artigo!
Construindo credibilidade e confiança através do marketing na construção civil
De maneira geral, o marketing conecta clientes (e suas necessidades) e empresas (e suas soluções). Por isso mesmo, se não se preocupar em desenvolver estratégias de marketing, sua empresa pode deixar de alcançar potenciais clientes; e a sua marca pode passar despercebida. Não é o que você quer, não é mesmo?
Na prática, o papel do marketing é desenvolver ações para promover uma marca, atrair clientes e conquistar a confiança e a lealdade deles. Para que as ações de marketing sejam efetivas, é preciso entender as necessidades do seu público e atender essas demandas por meio do seu produto/serviço.
Na construção civil, um mercado em que os clientes realizam compras de alto valor (por vezes, o maior investimento de suas vidas), as estratégias de marketing são fundamentais para que a marca transmita credibilidade e para que as pessoas se sintam confiantes e confortáveis para comprar.
Além disso, mais do que uma casa ou apartamento, um escritório ou um salão de eventos, as empresas de construção civil vendem a concretização de sonhos e ideias. Nesse sentido, o marketing é crucial para fazer essa conexão mais profunda e convencer os clientes de que a sua empresa é a melhor escolha.
8 dicas de marketing na construção civil para tornar sua empresa uma referência
Ações de marketing bem estruturadas farão da sua empresa uma referência em construção civil. Isso, por sua vez, aumentará as chances de sua marca ser lembrada e escolhida entre tantos concorrentes.
Estas são algumas ações de marketing que ajudarão a construir a autoridade da sua marca no mercado:
1 – Conheça muito bem seu público e sua empresa
Para saber quais são as melhores estratégias de marketing para destacar a marca da sua empresa no mercado, é importante entender profundamente as preferências, necessidades e demandas do seu público.
A partir do conhecimento sobre o comportamento dos seus potenciais clientes, você saberá qual é o tipo de mídia mais efetivo, as informações que eles buscam e os canais que utilizam.
Digamos, por exemplo, que uma construtora esteja vendendo apartamentos direcionados para jovens casais de classe média em determinada região.
Ao fazer um levantamento sobre esse público, a empresa identifica que eles se informam por meio de sites de notícias locais e pelas redes sociais.
Além disso, a análise mostra que esse grupo costuma fazer pesquisas de compras no YouTube, especialmente assistindo vídeos com “tour de apartamentos”, em que eles buscam inspirações e ideias.
Com essas informações em mãos, a construtora poderá criar um plano de marketing que misture anúncios em sites e redes sociais e também alguma ação com um influenciador digital mostrando o showroom do empreendimento.
Dica: Para fazer essas pesquisas contrate profissionais e agências especializados nesse tipo de levantamento de mercado. Além disso, você também pode avaliar estudos e pesquisas (de instituições bem-conceituadas) já existentes.
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2 – Desenvolva conteúdo de qualidade
Você quer que sua empresa seja reconhecida como uma autoridade no seu mercado? Então, precisa mostrar que tem profundo conhecimento do seu segmento e do seu público. O marketing de conteúdo é a maneira mais efetiva de transmitir essa imagem.
Essa estratégia utiliza a divulgação de informações e dicas relevantes para um determinado grupo de pessoas com o objetivo de atrair um público qualificado para a empresa. O foco principal do marketing de conteúdo é fortalecer a imagem da marca e o relacionamento com os clientes e prospects.
No caso de empresas de construção civil, é importante desenvolver conteúdos alinhado às informações que os clientes desse mercado buscam. Fazendo a pesquisa que citamos acima, você terá uma boa ideia de quais temas abordar para atender as necessidades do seu público.
Algumas ideias de conteúdos interessantes para o mercado de construção civil:
– Tecnologias utilizadas no processo de construção de um empreendimento.
– Diferenciais da obra.
– Respostas às principais dúvidas dos clientes.
– Passo a passo do desenvolvimento de um projeto.
– Valores e padrões de qualidade defendidos pela empresa.
– Dicas para adquirir o imóvel ideal
– Orientações sobre financiamento imobiliário
– Informações práticas sobre decoração
Estes temas podem ser abordados em diferentes formatos de conteúdo: artigos, vídeos, podcasts, e-books, newsletters etc.
Dica: Para desenvolver esse conteúdo conte com ajuda especializada, mas também utilize o conhecimento interno dos seus profissionais. Neste sentido, você pode, por exemplo, entrevistar o engenheiro responsável por um projeto e, a partir desta entrevista:
– Produzir um artigo sobre os diferenciais da obra;
– Publicar o vídeo da entrevista na íntegra no YouTube para criar uma conexão do profissional com seus possíveis clientes;
– Criar imagens para redes sociais com algumas frases bacanas da entrevista;
– E assim por diante.
É importante, também, desenvolver uma estratégia para não sair publicando esses conteúdos de forma aleatória e sem foco.
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3 – Invista em mídias especializadas
Investir em anúncios e divulgação de conteúdo em mídias especializadas é outra ação de marketing que ajudará a destacar sua marca. Neste caso, estamos falando de revistas, sites e outros canais que abordam temas relacionados ao seu negócio e/ou que são consumidos por potenciais clientes da sua empresa.
Alguns exemplos:
– Revistas de arquitetura e decoração. Quem está buscando inspirações nesse sentido pode estar sonhando com a aquisição de um imóvel.
– Jornais locais. Sua empresa pode se colocar à disposição para ser fonte para pautas relacionadas ao mercado de construção civil na sua região.
– Influenciadores digitais. Você pode, por exemplo, fazer uma parceria com um YouTuber especializado em conteúdo sobre design de interiores. Ele pode fazer um vídeo mostrando o showroom, indicando ideias de como explorar a decoração naquele ambiente.
Dica: Além de divulgar anúncios em mídias especializadas, explore também a possibilidade de promover o conteúdo da sua marca. Isso pode ser feito com a publicação de um artigo escrito pelo diretor da empresa, por exemplo.
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4 – Promova e participe de eventos do seu segmento
Muitos potenciais clientes da construção civil vão a eventos para buscar informações e inspirações para a compra do seu imóvel. Por isso, é muito importante que sua empresa marque presença nesses encontros.
Algumas ideias nesse sentido:
– Participe de feiras de imóveis com um estande do seu empreendimento.
– Tenha algum representante da empresa palestrando em eventos de construção civil, arquitetura ou decoração.
– Promova um evento da sua empresa e aproveite para divulgar os empreendimentos disponíveis para o público.
Ao promover eventos, estude a possibilidade de fazer parcerias com outros negócios relacionados. Você pode, por exemplo, se unir a empresas de decoração e de móveis para tornar a exposição do showroom dos apartamentos mais atrativa.
5 – Tenha uma presença forte nas redes sociais
Por que empresas de construção civil deveriam investir em mídias sociais? A resposta é simples: porque seu cliente está lá!
Os consumidores atuais utilizam essas plataformas não apenas para se conectar com amigos, mas também para buscar mais informações e inspirações de compras.
Então, quando estiver desenvolvendo suas estratégias de marketing, pense também em maneiras de incluir esses canais – seja por meio de anúncios, posts patrocinados ou mesmo divulgando seu conteúdo por lá.
O importante é garantir a presença da sua marca nas redes sociais que seu público utiliza. Assim, quando eles estiverem buscando mais informações sobre seu empreendimento, poderão encontrar sua empresa nessas plataformas também.
Dica: Além de se preocupar em publicar informações nas redes sociais, cuide também da interação com os clientes nesses canais. Muitas pessoas entrarão em contato via mensagens ou comentários. É importante se comunicar com elas de forma ágil e eficiente, garantindo um bom relacionamento e, assim, aumentando as chances de elas escolherem sua empresa.
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6 – Promova anúncios digitais
Anúncios em revistas, jornais impressos e outdoors são maneiras tradicionais de divulgação de uma marca. Porém, no cenário atual, apenas esse tipo de publicidade não é suficiente para alcançar de forma efetiva o maior número possível de potenciais clientes.
Existem várias vantagens em anunciar em plataformas online:
– É mais barato e sustentável.
– É possível direcionar a um público específico.
– Você pode testar diferentes modelos para entender o que mais funciona.
– É mais fácil de analisar os resultados das campanhas.
Existem diversos formatos de anúncios online – desde os mais curtos até os mais elaborados. Estes são alguns exemplos de anúncios digitais:
– Anúncios no Google Ads. Por meio deles, sua marca aparece nas buscas relacionadas ao seu negócio feitas no Google.
– Anúncios em sites. Neste caso, seus anúncios aparecem em banners em sites que são acessados por seu público-alvo.
– Anúncios em redes sociais. Para anunciar nas redes sociais você pode impulsionar um post do seu perfil ou criar um anúncio direcionando o cliente para o seu site.
– Anúncios em vídeos. O YouTube tem um formato de anúncio em que o conteúdo da sua marca aparece antes dos vídeos relacionados.
Dica: Para descobrir qual é o tipo de mídia ideal para a sua empresa, analise o perfil e o comportamento dos seus clientes. Muitas vezes, o ideal é fazer um mix de anúncios impressos e digitais. Tudo vai depender dos canais utilizados pelo seu público. E, é claro, não deixe de contar com o suporte de uma agência especializada.
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7 – Invista em um bom material audiovisual
Vídeos são uma ferramenta de marketing muito efetiva na construção civil.
– Se você está tentando vender um empreendimento pronto, os vídeos ajudam a transportar os clientes para dentro do imóvel.
– Se seu objetivo é ser contratado para construir um projeto, o vídeo pode demonstrar na prática o know-how da sua empresa.
– Se você deseja conquistar a confiança dos clientes, os vídeos com registros da evolução da obra podem ser uma forma de adicionar mais transparência ao projeto e credibilidade à sua marca.
De uma forma ou de outra, os materiais audiovisuais ajudam a comunicar de maneira mais clara a mensagem que você quer passar ao seu público. Além disso, esse tipo de mídia promove mais engajamento, aumentando as possibilidades de os clientes terem interesse em avançar no processo de pesquisa e compra.
Dica: Com o avanço de tecnologias como realidade virtual, os vídeos devem se tornar uma ferramenta de marketing cada vez mais importante, ajudando os clientes a visualizarem, “na prática”, o futuro do projeto e/ou a evolução da obra.
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8 – Utilize os depoimentos dos clientes
O marketing boca a boca não é nenhuma novidade. O que mudou de uns anos para cá foi a forma como esse tipo de divulgação acontece…
Hoje, por meio da internet, os comentários dos clientes sobre sua empresa se espalham rapidamente. E como os consumidores atuais levam – muito – em conta a opinião de outros clientes durante a jornada de compra, a reputação online de uma marca é crucial para que ela se destaque e conquiste novos clientes.
Além de incentivar os clientes a fornecerem um review online sobre sua empresa, você pode utilizar os depoimentos de consumidores satisfeitos em suas ações de marketing.
Acredite: uma frase de alguém confirmando a qualidade do seu atendimento, dos produtos/serviços que você vende pode fazer toda a diferença na percepção dos seus potenciais clientes sobre sua marca!
Dica: Periodicamente, faça pesquisas de satisfação com seus clientes. Além de conseguir coletar depoimentos de clientes satisfeitos, isso o ajudará a identificar possíveis necessidades de melhorias, tornando seus processos cada vez mais efetivos e satisfatórios.
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Esperamos que essas dicas o ajudem a ter algumas ideias de ações de marketing que ajudarão a posicionar sua marca de maneira estratégica no mercado, tornando sua empresa uma referência no seu segmento e aumentando a credibilidade da sua marca.
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