O mercado de Engenharia e Construção representa 6,2% do PIB do Brasil e a previsão é que o setor impulsione um crescimento de 24% no PIB mundial nos próximos 10 anos.
Mas apesar de sua relevância econômica, o setor fica atrás quando se trata de adoção de novas tecnologias. Segundo um levantamento realizado pela consultoria McKinsey nos Estados Unidos, o setor de Construção é o segundo pior em relação à digitalização dos processos.
Esse cenário parece estar prestes a mudar com o crescimento das chamadas construtechs! Entenda mais a seguir.
O que são construtechs
Construtechs são empresas e startups que desenvolvem tecnologias focadas em resolver problemas e agilizar processos nos mercados de Engenharia, Construção e Imobiliário.
De acordo com a Construtech Ventures, fundo de investimentos do Brasil focado nos setores imobiliários e de construção, existem cerca de 265 construtechs no país. Entre as tecnologias mais utilizadas pelas construtechs destacam-se: drones, pré-fabricação e modularização, fotos e vídeos 360º, realidade virtual e realidade aumentada.
As construtechs desenvolvem soluções tecnológicas para diferentes etapas da cadeia de valor na Construção – desde o planejamento, o desenvolvimento do projeto e, muitas vezes, até a comercialização dos empreendimentos.
A importância das construtechs
Produtividade é um problema e tanto no setor de Engenharia e Construção. De acordo com o estudo Reinventing construction: A route to higher productivity, desenvolvido pela McKinsey Global Institute, a produtividade neste mercado cresceu uma média de apenas 1% nas últimas duas décadas, enquanto a média geral da economia global foi de 2,8%.
De acordo com o levantamento, os motivos para essa baixa performance do setor são vários – tais como altos níveis de complexidade, burocracia e informalidade presente neste mercado.
No entanto, a lentidão na adoção de novas tecnologias que agilizem os processos também é responsável pela baixa produtividade do setor. Nesse sentido, as construtechs surgem como uma forma de transformar o segmento de Engenharia e Construção, trazendo mais agilidade, mobilidade e, consequentemente, produtividade para o setor.
Construtechs na prática
Conheça a seguir alguns exemplos de construtechs que já impactando os processos de Engenharia e Construção com o uso de tecnologias avançadas:
Sistemas instalados em drones que capturam imagens em alta resolução e em 3D das áreas das obras, permitindo a análise em tempo real nas fases de planejamento e desenvolvimento do projeto.
Plataforma colaborativa que permite às empresas encontrarem os melhores equipamentos para construção disponíveis para aluguel na região em que se encontram.
Uma solução que seleciona os melhores materiais e desenvolve os designs mais adequados a cada tipo de projeto, automatizando processos ao longo das etapas.
Sob os pilares de eficência, qualidade e produtividade, a Tecverde possui a maior fábrica industrializada de casas em wood frame da América Latina e está revolucionando o mercado de construção civil brasileiro.
Mas, atenção!
A tecnologia, é, sim, importante para aumentar a produtividade em projetos de Engenharia e Construção. No entanto, é importante ter cuidado na hora de investir nessas soluções.É importante conhecer a fundo as necessidades específicas do seu negócio para entender quais são as ferramentas mais adequadas, direcionadas aos problemas que a sua empresa precisa resolver.
Você pode contar com a Celere para fazer um diagnóstico sobre os processos em sua organização e direcionar as melhores práticas e ferramentas a serem utilizadas. Entre em contato conosco e saiba mais!