fbpx
Madeira engenheirada

O que é madeira engenheirada e quais são suas vantagens na construção

Entenda do que se trata essa solução inovadora, conheça suas vantagens e saiba quais cuidados a utilização de madeira engenheirada exige 

A madeira engenheirada é um material inovador, que une tecnologia avançada e sustentabilidade. Esse material atende algumas das principais demandas e tendências da construção civil, trazendo mais eficiência, produtividade e sustentabilidade para as obras.

Para conhecer melhor a madeira engenheirada, conversamos com a engenheira Carolina Andrade Souza, coordenadora da área de Levantamento da CELERE Consultoria de Eficiência na Construção.

A seguir, ela explica o que é esse material, quais são suas vantagens e o que se deve considerar ao utilizá-lo. Acompanhe.

O que é madeira engenheirada 

“A madeira engenheirada é uma solução construtiva que consiste em utilizar a madeira como matéria-prima e, através de diferentes processos industriais, transformá-la em um material com excelente desempenho técnico-construtivo”, explica Carolina.

Ou seja, todas as boas características naturais da madeira são aproveitadas. Além disso, as propriedades construtivas desse material são potencializadas por meio de processamentos e tratamentos. O que, por sua vez, agrega qualidade e homogeneidade. 

De acordo com a gestora da CELERE, existem dois tipos de madeira engenheirada:

1) CLT (Cross Laminated Timber, equivalente a Madeira Laminada Cruzada). Produzido pela união de no mínimo três camadas de madeiras, que são coladas entre si de maneira ortogonal – ou seja, cada camada é colada com a fibra aplicada perpendicularmente em relação à anterior.

Cross-Laminated-Timber-1 – Madeira engenheirada
Imagem: Think Wood

2) MLC (Glue Laminated Timber ou Glulam, equivalente a Madeira Laminada Colada. Já esse tipo de madeira engenheirada é produzido a partir da união de lâminas de madeira que são coladas entre si de forma que suas fibras fiquem paralelas.

Glue-Laminated-Timber-1 – Madeira engenheirada
Imagem: Think Wood

Vantagens da madeira engenheirada

Versatilidade, limpeza, sustentabilidade e eficiência estão entre os principais benefícios oferecidos por esse material. A seguir, Carolina detalha as vantagens de se utilizar madeira engenheirada.

Sustentabilidade

Segundo análises do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente:

  • O setor de construção é o que tem o maior potencial para reduzir significativamente a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa – dentre os setores mais responsáveis pela emissão de tais toxinas.
  • O mercado de construção poderia salvar até 84 gigatoneladas de CO2 até 2050 através da adoção de medidas sustentáveis.

A utilização da madeira engenheirada encaixa-se entre as práticas que podem contribuir para uma construção mais sustentável. Afinal, enquanto na produção de concreto ou aço há emissão de CO2 – componente que contribui, por exemplo, para poluição do ar e problemas ambientais, como efeito estufa –, a madeira engenheirada absorve esse componente.  

Carolina destaca que um metro cúbico dessa tecnologia retira cerca de uma tonelada de dióxido de carbono da atmosfera. “Entretanto, é importante salientar que a produção desse material deve seguir os requisitos legais, que a extração seja certificada e que haja o respeito para com o ecossistema local durante o processo”, alerta Carolina.

Leia também:

Bioarquitetura: um dos pilares da sustentabilidade nos projetos de construção civil

Eficiência

Outra vantagem da utilização da madeira engenheirada é que ela proporciona mais agilidade na construção e uma obra mais limpa. “Por se tratar de uma solução pré-fabricada, oferece um período de construção otimizado e uma produção de resíduos de obra reduzida”, destaca a engenheira da CELERE.

Facilidade de manuseio

Por fim, Carolina aponta que a leveza desse material também é outro ponto positivo. Com ⅕ do peso do concreto, a madeira engenheirada possui maior facilidade para içamento de peças. 

O que levar em consideração ao utilizar a madeira engenheirada

O que levar em consideração ao utilizar a madeira engenheirada
Imagem: Casey Key Guest House / Sweet Sparkman Architects © George Cott

A gestora da CELERE indica que uma questão que precisa ser levada em conta é que essa solução ainda não é popular no Brasil, já que a maioria dos empreendimentos do país inclui a aplicação de estruturas com concreto armado em detrimento das soluções com madeira. “Por esse motivo, no cenário atual brasileiro, a falta de mão de obra especializada em abundância se configura como uma desvantagem desta solução”, frisa Carolina.

Além disso, ela comenta que outra preocupação em relação à utilização da madeira engenheirada diz respeito ao desempenho do material ante ação do fogo e sob ação de intempéries e agentes biológicos.

Nesse sentido, a engenheira aponta alguns cuidados importantes na aplicação da madeira engenheirada na construção civil que servem para sanar ou arrefecer algumas de suas desvantagens:

🔥 Cuidados para diminuir a vulnerabilidade perante fogo 

Carolina destaca que, para fortalecer a estrutura feita com madeira engenheirada, é de praxe se considerar uma seção superior à mínima requerida no cálculo estrutural. “O objetivo é que, caso a estrutura sofra uma situação de incêndio e a peça seja carbonizada, a peça mantenha a seção original que suporta as cargas”, explica.

Além disso, ela indica a aplicação superficial de verniz retardante de chamas para evitar a propagação do fogo.

Leia também:

PPCI, Compartimentação e Isolamento de risco: como planejar a prevenção e o combate a incêndios em projetos de construção 

☀️ Cuidados para aumentar a durabilidade

Com relação à durabilidade, Carolina frisa que diferentes tratamentos para a madeira são previstos. “Um deles, instruído por norma, é o tratamento em autoclave com conservantes. Esse processo permite que as peças de madeira resistam a intempéries e agentes biológicos. Contudo, vale destacar que o tipo de tratamento varia conforme a aplicação do elemento e da sua classe”, detalha.

Case nacional: Prédio construído com madeira engenheirada CLT

O primeiro prédio em altura construído com madeira engenheirada CLT fica em São Paulo (SP).

Ele foi executado com estrutura fornecida pelas empresas Amata e Rewood, em 2020. O prédio é propriedade da loja Dengo e possui área construída de 1.499,38m², em um terreno de 801,43m².

O projeto tem quatro pavimentos, com lajes de CLT, e foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Matheus Farah e Manoel Maia.

Loja Dengo, São Paulo
Imagem: Amata
Case madeira engenheirada – Brasil
Imagem: Amata

 

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.