Celere

Certificação WELL Building Standard: saúde e bem-estar para as edificações

Foto de Ann Nekr no Pexels

Saiba como funciona a certificação WELL, conheça os fatores analisados nesse processo e entenda por que esse pode ser um diferencial relevante para suas obras

As movimentações globais que aconteceram desde o início da pandemia de Covid-19 aceleraram algumas tendências que já vinham sendo percebidas em diferentes mercados, impulsionando novos hábitos e demandas.

No setor de construção não foi diferente. Uma das grandes apostas para este segmento é o crescimento da preocupação das pessoas com a saúde e o bem-estar nas edificações.

Ou seja, ainda que máscaras e álcool em gel se tornem coisas do passado uma vez que a pandemia efetivamente acabe, a atenção com a saúde e o bem-estar permanecerá viva. Isso, consequentemente, deve impactar a forma como se pensa e se constrói ambientes públicos e privados. Aliás, já está impactando!

Neste contexto, a certificação WELL Building Standard se torna cada vez mais relevante…

O que é a certificação WELL Building Standard?

O que é a certificação WELL Building Standard?
Foto de Teona Swift no Pexels

Essa é uma certificação de edificações que avalia como as estruturas, os sistemas e o design de uma obra impactam a qualidade de vida de seus moradores/usuários.

Baseada em pesquisas científicas que estudam a influência do ambiente na saúde humana, a certificação WELL foi criada pelo International WELL Building Institute (IWBI) e é administrada em parceria com o órgão certificador Green Building Certification Institute (GBCI), que também é responsável pela certificação LEED.

A WELL oferece um conjunto de estratégias que objetivam o avanço da saúde humana por meio de intervenções que fomentam uma cultura de saúde e bem-estar. Ou seja, a certificação apresenta um roteiro para melhorar a qualidade do ar, da água e da iluminação, com decisões de design que induzem uma boa noite de sono, apoiam a saúde mental e promovem o bem-estar.

“Sustentabilidade ambiental, saúde e bem-estar caminham lado a lado. Como o primeiro padrão de construção que se concentra exclusivamente na saúde e no bem-estar das pessoas em edifícios, o WELL Building Standard é projetado para trabalhar em harmonia com outras certificações de construção verde, incluindo LEED, para tornar os ambientes construídos não só melhores para o planeta, mas melhores para as pessoas que nele habitam”, destaca Paul Scialla, fundador do IWBI.

Como funciona a avaliação para certificação WELL

A certificação WELL avalia as condições do ambiente levando em conta 10 conceitos. Esses conceitos abrangem uma série de fatores – alguns são pré-requisitos para a certificação, outros são considerados otimizações que garantem pontos extras.

Os projetos que buscam a certificação WELL ganham pontos com base nos resultados de desempenho de várias políticas, projetos e estratégias operacionais, podendo alcançar um dos quatro níveis de certificação: Bronze (40 pontos), Prata (50 pontos), Ouro (60 pontos) ou Platinum (80 pontos).

São 23 pré-condições obrigatórias e 92 possibilidades de otimização, que resultam em uma certificação de maior nível. 

Dentre as diretrizes fundamentais para que um edifício obtenha a certificação WELL destacam-se, por exemplo:

Os fatores analisados na certificação WELL

Imagem: International WELL Building Institute

AR

Visa atingir níveis elevados de qualidade do ar interno ao longo da vida de um edifício por meio de diversas estratégias que incluem, por exemplo: eliminação ou redução da fonte, projeto de construção ativa e passiva e estratégias de operação e intervenções no comportamento humano.

ÁGUA

Avalia aspectos da qualidade, da distribuição e do controle da água em um edifício. Além disso, inclui fatores que gerenciam a disponibilidade deste recurso e os limites de contaminantes presentes na água. 

ALIMENTAÇÃO

Exige a disponibilidade de frutas e vegetais e de transparência nutricional. Incentiva a criação de ambientes alimentares, onde a escolha mais saudável é a escolha mais fácil. 

ILUMINAÇÃO

Tem como objetivo criar ambientes luminosos que promovam a saúde visual, mental e biológica. 

MOVIMENTO

Promove a atividade física na vida cotidiana por meio de projetos, políticas e programas ambientais para garantir que as oportunidades de movimento estejam integradas aos edifícios e às comunidades. 

CONFORTO TÉRMICO

Visa promover a produtividade humana e fornecer um nível máximo de conforto térmico entre todos os usuários do edifício por meio de design e gestão do sistema de climatização. 

SOM

Tem como objetivo reforçar a saúde e o bem-estar dos ocupantes por meio da identificação e mitigação dos parâmetros de conforto acústico, alinhados às demandas dos ocupantes. 

MATERIAIS

Visa reduzir a exposição humana – direta ou por contaminação ambiental – a produtos químicos que possam impactar a saúde durante a construção, reforma e operação dos edifícios. 

MENTE

Promove a saúde mental por meio de políticas, programas e estratégias de design que buscam abordar os diversos fatores que influenciam o bem-estar cognitivo e emocional. 

COMUNIDADE

Visa apoiar o acesso a cuidados de saúde essenciais, construir uma cultura de saúde que acomode as diversas necessidades da população e estabelecer uma comunidade de ocupantes inclusiva e envolvida. 

INOVAÇÃO

Analisa recursos inovadores aplicados no edifício voltados à promoção da saúde e bem-estar que não estejam incluídos dentro dos 10 conceitos avaliados pela WELL. 

Para conhecer detalhes sobre o que é analisado em relação a cada um desses fatores, acesse o site do IWBI.

5 etapas para obter a certificação WELL

Por que investir na certificação WELL Building Standard

Foto de cottonbro no Pexels

É fato que, cada vez mais, as pessoas se preocupam com a saúde no ambiente que ocupam. Portanto, ao oferecer edifícios comprovadamente preparados para oferecer mais saúde e bem-estar, sua construtora ou incorporadora poderá se destacar no mercado.

Além disso, pode ser um diferencial extremamente relevante na hora de oferecer espaços para uso doméstico ou escritório.

Esse, aliás, é um ponto importante na hora de vender os empreendimentos para empresas interessadas. Afinal, investir na saúde e bem-estar dos colaboradores tem o potencial de ajudar as organizações a reter seus talentos e a aumentar a produtividade e satisfação dos funcionários.

Por fim, o fundador do IWBI reforça que, “economicamente falando, a certificação WELL não só tem o potencial para redução nos custos de saúde, como também fornece retorno inestimável sobre o investimento, aumentando o valor dos empreendimentos através de uma declaração altamente visível sobre compromisso de uma organização para com a saúde e bem estar das pessoas nos edifícios”.

Leia também:

Informações: International WELL Building Institute; Green Building Council Brasil; Nearby Engineers
Sair da versão mobile