Celere

Segurança patrimonial na construção civil

Entenda a importância da segurança patrimonial na construção civil e saiba como se proteger contra furtos no canteiro de obras e também como aumentar sua segurança digital

A segurança patrimonial na construção civil não deve ser vista como algo opcional ou como um custo extra. Implementar medidas de segurança para proteger seus materiais, equipamentos e documentos é fundamental para garantir a estabilidade da obra e, de maneira geral, a sustentabilidade e a reputação da sua empresa.

Ou seja, a segurança patrimonial é uma questão estratégica – que protege seus investimentos, sua marca e seu negócio como um todo.

A seguir, entenda melhor a importância da segurança patrimonial na construção civil e confira algumas dicas para proteger os insumos do canteiro de obras e também seus ativos digitais.

O que é segurança patrimonial

Segurança patrimonial diz respeito a um conjunto de atividades do ramo da segurança que tem como objetivo prevenir e reduzir perdas patrimoniais em uma determinada organização.

Essas medidas de segurança visam evitar crimes e invasões, protegendo materiais, equipamentos, informações e prevenindo ações indesejadas, não autorizadas ou  contraditórias às regras da empresa.

A importância da segurança patrimonial na construção civil

A importância da segurança patrimonial na construção civil
Imagem criada por Flex Point Security Inc. para Unsplash

Cada material, cada equipamento e cada dado e informação relacionado à obra representa um investimento significativo da construtora ou incorporadora – seja por conta da compra dos insumos e ferramentas ou pela contratação de profissionais especializados para o desenvolvimento do projeto.

As medidas de segurança patrimonial garantem que esses investimentos estejam protegidos – assegurando o andamento da obra e a sustentabilidade do negócio no longo prazo.

Os canteiros de obras são alvos constantes de invasões e roubos. Levando em conta que a compra de materiais e equipamentos é responsável por uma grande parcela do orçamento de um projeto, o furto de suprimentos pode gerar problemas financeiros sérios e até mesmo o cancelamento do empreendimento.

Indo além, com a crescente digitalização da engenharia, crimes como roubos de dados e informações confidenciais também podem gerar prejuízo e prejudicar o andamento da obra.

Sendo assim, ações com foco na segurança patrimonial na construção civil são extremamente importantes e até mesmo estratégicas, já que podem evitar ações criminosas que influenciam diretamente o sucesso do projeto – e da empresa como um todo.

Principais alvos de furtos no canteiro de obras

O canteiro de obras abriga vários tipos de materiais de construção – dos mais leves aos mais pesados, aqueles muito grandes e outros bem pequenos. Infelizmente, todos os materiais, independente do tamanho ou peso, estão sujeitos a furto.

Contudo, alguns são mais visados, por conta da facilidade de transporte e de revenda. Peças de acabamento, por exemplo, estão entre os objetos mais furtados. Afinal, são materiais caros e relativamente fáceis de transportar e repassar para frente.

Além disso, é comum o furto de outros materiais valiosos, como fios elétricos, barras de ferro, portas, janelas, motor de betoneira, cal, cimento etc.

Outro grande alvo de ladrões nos canteiros de obras são os equipamentos de construção.

Máquinas como retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, minicarregadeiras, dentre outros da linha amarela, estão entre os equipamentos mais furtados em obras.

Leia também: Como aumentar a eficiência do canteiro de obras 

Segurança patrimonial na construção civil:
9 dicas para evitar furtos e invasões nas obras

Imagem criada por partystock para Freepik

#1 Contrate serviços de segurança patrimonial

Para evitar a invasão do canteiro de obras e furtos de materiais e ferramentas, contrate uma empresa ou profissional especialista em segurança patrimonial na construção civil.

Esse tipo de empresa ou profissional deve ser capaz de desenvolver um plano de ações preventivas, assegurando a segurança da obra. Além disso, os especialistas deverão analisar o projeto e identificar os possíveis riscos, elaborando as medidas ideais para evitar roubos naquela obra.

Leia também: Seguro de obra: o que levar em consideração na hora de contratar esse serviço

#2 Instale cercas elétricas

Instalar cercas elétricas é uma prática que evita a entrada de invasores no canteiro de obras. No entanto, é preciso tomar cuidado: as cercas elétricas precisam estar devidamente sinalizadas com placas que possam advertir sobre o risco de choque.

Para não ter problemas, é fundamental contratar uma empresa especializada para realizar a instalação. No Brasil, a instalação de cercas elétricas deve respeitar a norma internacional ABNT NBR/IEC 60335-2-76.

#3 Instale câmeras em pontos estratégicos

As câmeras funcionam como uma medida de segurança e também de prevenção. Se alguém mal intencionado estiver planejando invadir e roubar sua obra, é provável que desista ao verificar que o canteiro de obras tem câmeras de segurança.

Por outro lado, caso aconteça algum crime, as câmeras ajudarão a identificar o alvo do furto e os responsáveis.

#4 Aumente a segurança do almoxarifado

Geralmente, o almoxarifado é o primeiro alvo da ação de invasores, afinal, lá costumam ficar os objetos de maior valor. Portanto, é fundamental intensificar a segurança nesse local, colocando câmeras em pontos estratégicos, além de mantê-lo sempre bem fechado, seguro e com acesso restrito apenas aos funcionários autorizados.

#5 Tenha uma portaria

É necessário haver um controle de entrada e saída de pessoal, pois em uma obra há grande movimentação de funcionários, entrega de materiais e até corretores de imóveis com seus clientes.

Nesse sentido, vale investir na instalação de uma portaria para controlar o acesso ao canteiro de obras, se possível detalhando os horários de entrada e saída de cada funcionário, fornecedor ou parceiro.

#6 Defina critérios para seleção de mão de obra

Para evitar a contratação de funcionários que possam apresentar riscos à segurança patrimonial da empresa, é importante tomar alguns cuidados durante os processos de seleção. É possível, por exemplo, consultar antigos empregadores para saber um pouco mais sobre os candidatos e, em alguns casos, até mesmo solicitar uma avaliação psicológica antes de efetivar a contratação.

#7 Considere trabalhar com estoque reduzido

Manter um depósito de obra com estoque grande de materiais aumenta as chances de furtos – além de gerar mais desorganização e acúmulo, diminuindo a produtividade. Por isso, o ideal é trabalhar com um estoque reduzido. Com um planejamento assertivo das etapas construtivas e de todos os materiais necessários para cada dia, é possível programar as entregas.

#8 Use a tecnologia a seu favor

Hoje existem softwares de gestão de obras que permitem maior controle dos EPIs, ferramentas e maquinários no canteiro de obras, ajudando a otimizar o controle patrimonial.

Os sistemas digitais podem ser úteis para controlar questões como, por exemplo:

#9 Tenha um processo de gestão de estoque bem estabelecido

A gestão de estoque é fundamental para garantir que o armazenamento dos insumos da construção aconteça de maneira correta, eficiente e segura.

Ter métodos de controle que facilmente identificam a localização e a movimentação de materiais e equipamentos é fundamental para que se possa identificar rapidamente possíveis perdas e furtos.

Leia também: Gestão de suprimentos na construção civil 

Segurança patrimonial na era digital

Imagem criada por Towfiqu barbhuiya para Unsplash

Com a transformação digital pela qual o setor de engenharia está passando, cada vez mais informações valiosas e documentos sobre os projetos ficam “na nuvem”.  

Por isso, quando se trata de segurança patrimonial na construção civil, além de garantir que o canteiro de obras esteja protegido contra roubos e invasões, as construtoras e incorporadoras também precisam proteger seus ativos digitais.

Estas são algumas das principais ameaças de segurança digital a que as empresas de construção estão expostas:

Em incorporadoras e construtoras, estas são algumas das informações que podem despertar o interesse de cibercriminosos:

Como você pode imaginar, a perda desses dados pode gerar um prejuízo enorme, além de comprometer a reputação da empresa.

Indo além, esse tipo de falha na segurança das informações pode gerar multas. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece que a falta de cuidado no tratamento de dados de clientes está sujeita a uma multa de 2% do faturamento a R$ 50 milhões. E ainda, a empresa pode ser impedida de trabalhar por um período determinado e, em casos extremos, ter suas atividades encerradas.

Então, ao desenvolver um plano de segurança patrimonial para sua construtora ou incorporadora, não se esqueça de incluir medidas de proteção às informações armazenadas digitalmente.

Para isso, é aconselhável contratar especialistas, para garantir que os dados da sua empresa e dos seus clientes e parceiros estejam devidamente protegidos contra invasões e fraudes.

Leia também: Construção digital: o caminho para um mercado mais eficiente e produtivo

O perigo pode estar mais perto do que você imagina

Invasões e roubos são responsáveis por grandes prejuízos e perdas na construção civil. Porém, em alguns casos, o ‘ladrão’ pode estar na própria gestão de obra. Afinal, orçamentos que não são planejados adequadamente e materiais que não são destinados estrategicamente acabam ‘roubando’ tanto quanto um criminoso de verdade…

A CELERE ajuda sua empresa a se proteger de práticas que são verdadeiras usurpadoras de dinheiro!

Ajudamos construtoras e incorporadoras a alcançarem mais, com menos: menos recursos, menos tempo, menos desperdício, menos imprevistos.

O Budget Analytics, nossa ferramenta de orçamento, permite que o gestor saiba quanto custa cada metro quadrado da obra, com a identificação dos custos dos insumos envolvidos na precificação de cada centímetro do projeto. Isso, por sua vez, possibilita que o gestor trace planos alternativos para tornar o projeto mais eficiente e lucrativo.

Já o Budget Express é um orçamento preliminar desenvolvido por meio de modelos BIM e parâmetros do banco de dados criado pela CELERE. Ele serve como orçamento meta, com objetivo de garantir o custo de construção da análise de viabilidade. Portanto, obtém o ceiling price – custo máximo da obra. 

Ou seja, com nossas metodologias, seu investimento está protegido desde antes mesmo de a obra começar!

Entre em contato e saiba mais!

Informações: Mobuss Construção; SensorEng; CTE

Sair da versão mobile