As grandes tendências de consumo têm impactado a forma como empresas do mercado de engenharia e construção civil se relacionam com seus clientes.
No primeiro artigo desta série, destacamos que para estarem alinhadas às expectativas dos consumidores atuais e fortalecerem o relacionamento com seus clientes, empresas do mercado de engenharia e construção civil precisam:
1 – Ser mais transparentes em relação aos processos utilizados e à gestão da empresa como um todo.
2 – Utilizar a tecnologia para dar mais agilidade, eficiência e dinamismo à comunicação e ao relacionamento com seus públicos.
3 – Compartilhar conhecimento e informações relevantes para os clientes.
Hoje, dando continuidade ao debate, revelamos tendências de consumo que evidenciam a importância de conhecer a fundo o cliente e o mercado para aprimorar o relacionamento com os clientes. Acompanhe!
Como fortalecer o relacionamento com o cliente da atualidade
4 – Conheça seu público
Você já ouviu falar em “experiência do cliente”?
Esse conceito, geralmente aplicado ao varejo, também é muito importante para empresas do mercado imobiliário e de construção civil.
Experiência do cliente é a percepção que o seu cliente tem em relação à sua marca, à sua empresa, ao seu site, aos produtos e serviços que você oferece e ao atendimento que você presta. A experiência do cliente é construída por meio de toda interação que o cliente tem com sua organização – no ambiente físico e/ou online.
Como, então, garantir que o seu cliente tenha uma experiência marcante e positiva?
Por meio do conhecimento profundo sobre as preferências e necessidades dele!
Afinal, só conhecendo muito bem o perfil dos seus clientes você poderá oferecer serviços e produtos alinhados ao que eles buscam e precisam.
Leia também: A importância de conhecer bem o cliente em projetos de construção civil
Para pensar:
– Como sua empresa tem coletado e organizado as informações dos clientes? Há um sistema específico para isso?
– De que forma vocês têm utilizado essas informações para aprimorar os processos e o relacionamento com os clientes?
– O que é possível fazer para aprimorar esse processo e aproveitar melhor os dados e as informações fornecidas por seus prospects e clientes?
5 – Inclua o cliente em cada etapa do processo
O estudo Cisco Consumer 2020 aponta que cada vez mais os clientes participarão ativamente das operações das empresas – seja ajudando a desenvolver produtos, criando conteúdo relevante sobre a marca ou mesmo direcionando as decisões estratégicas.
Essa demanda dos clientes em fazer parte dos processos da organização e receber atendimento cada vez mais personalizado deu origem a outro conceito importante que tem influência direta na forma como as empresas se relacionam com seu público. Trata-se do conceito de customer centric.
Uma empresa customer centric coloca o cliente no centro de suas operações.
E isso vai muito além de simplesmente entregar o que o cliente quer ou o que ele pediu. Diz respeito a antecipar necessidades e levar a opinião do seu público em conta em cada decisão estratégica da organização – até mesmo aquelas que não têm relação direta com os clientes, mas que podem impactar de alguma forma a experiência deles.
Assim, na hora de desenvolver qualquer nova atividade, de realizar qualquer mudança ou aplicar qualquer tipo de inovação, a pergunta mais importante para as empresas customer centric é:
De que forma isso vai ajudar os nossos clientes?
Para desenvolver uma gestão customer centric, as empresas do mercado de engenharia e construção civil precisam investir na coleta e na organização dos dados dos clientes, além de alinhar seus processos e estratégias de acordo com as demandas e necessidades do seu público.
Leia também: Como garantir a satisfação dos clientes na construção civil
Para pensar:
– Qual é o papel que o cliente exerce nas decisões estratégicas e operacionais da sua organização?
– Sua empresa tem conhecimento suficiente sobre o cliente para entender de que forma suas ações poderiam ajudá-lo?
– Reunindo as informações que você tem hoje sobre seus clientes, quais são as melhorias que poderiam ser realizadas nos processos da empresa para aprimorar o relacionamento com eles?
6 – Acompanhe e se prepare para as mudanças
Você acabou de conhecer uma série de tendências no comportamento de consumo que afetam diretamente o relacionamento com seus clientes. Isso demonstra a importância de estar constantemente de olho nas movimentações do mercado como um todo.
Além de olhar para o seu próprio segmento, não deixe de avaliar as tendências de outros setores. Na era digital em que vivemos, a tecnologia é uma das principais causadoras das mudanças no comportamento dos consumidores. E muitas dessas tecnologias afetam diferentes mercados, em diferentes velocidades.
Então, sabendo que a realidade virtual tem influenciado a decisão de compra dos clientes no varejo, por exemplo, é importante que sua empresa já esteja ciente dos impactos dessa tecnologia e se prepare para as mudanças que, inevitavelmente, também acontecerão em seu segmento.
Além disso, quando o cliente passa a levar em conta determinadas questões em decisões de compras menores – como qual marca de sabonete utilizar –, logo ele passa a agir da mesma forma em escolhas de maior impacto, como a construção ou compra de imóveis.
Leia também: As principais tendências do mercado de engenharia e construção
Para pensar:
– O que sua empresa faz para se manter atualizada quanto às principais tendências do mercado?
– Entre as tendências que apontamos aqui, quais são as mudanças que você já notou no comportamento dos seus clientes? Dessas, quais já fizeram vocês repensarem seus processos e até mesmo a maneira como se relacionam com seu público?
Finalizamos aqui a série que mostra como empresas do mercado de engenharia e construção civil podem entender melhor os clientes da atualidade e fortalecer o relacionamento com eles. Utilize as informações destes dois artigos para refletir sobre como a sua empresa tem se adaptado às exigências e ao perfil do cliente da era digital.
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