Entenda os benefícios da gestão da informação na construção civil e saiba como aumentar a produtividade de suas obras e economizar recursos gerenciando melhor os dados de seus projetos
Você já parou para pensar na quantidade de informações que são geradas durante o planejamento e o desenvolvimento de um projeto de construção civil?
Estamos falando de e-mails, designs, revisões, orçamentos, contratos, lista de materiais, serviços… a lista é longa – e bastante diversa.
Para você ter uma ideia, um levantamento da FMI Corporation aponta que alguns dos maiores projetos de infraestrutura podem produzir uma média de:
- 130 milhões de e-mails;
- 55 milhões de documentos;
- e 12 milhões de fluxos de trabalho.
No entanto, 96% de todas essas informações não são utilizadas! Além disso, 90% dos dados produzidos na construção não são estruturados. Ou seja, são armazenados de forma desorganizada e sem um padrão em comum. Portanto, não é possível gerar informações estratégicas e insights a partir deles facilmente.
Se levarmos em conta que dia-sim, dia-não surgem novas tecnologias baseadas em geração, captura e armazenamento de dados, o volume de informações geradas durante o desenvolvimento de um projeto de construção deve crescer ainda mais.
É nesse cenário que destacamos a importância da gestão da informação na construção civil. Afinal, com um gerenciamento eficaz das informações estratégicas de suas obras é possível aumentar a eficiência, a produtividade e a lucratividade dos seus empreendimentos.
Leia também: Big data na gestão de obras – a importância e os benefícios da análise de dados na construção civil
O que é gestão da informação (GI)
Em resumo, o objetivo da gestão da informação (GI) é ajudar as organizações a capturar, gerenciar, preservar, armazenar e entregar as informações certas, para as pessoas certas, no momento certo.
Na prática, isso significa que tudo o que se refere à coleta, armazenamento, gerenciamento, manutenção e distribuição de dados e outros tipos de informações – eletrônicas e físicas – faz parte da gestão da informação.
Ou seja, a GI permite que as empresas sejam capazes de gerenciar informações referentes a processos, produtos, serviços e públicos, independentemente da fonte ou do formato – dados, documentos em papel, documentos eletrônicos, áudio, negócios sociais, vídeo etc.
Além disso, a gestão da informação inclui processos de compartilhamento e entrega de dados e conteúdos por meio de vários canais.
Principais benefícios da GI
A importância da gestão da informação na construção civil
Como comentamos anteriormente, a construção civil gera diariamente uma infinidade de informações, porém, como grande parte desses dados não estão sendo gerenciados, acabam se perdendo.
Essa negligência em relação às informações prejudica a eficiência do projeto.
Afinal, muitas informações são dados estratégicos que, quando organizados e utilizados corretamente, podem gerar mais economia, eficiência e produtividade.
Para se ter uma ideia, cerca de 13% das horas de trabalho em projetos de construção são gastas procurando dados e informações do projeto.
Inclusive, um estudo desenvolvido pela KPMG no Reino Unido revelou que a gestão da informação na construção civil pode gerar benefícios significativos em termos de aumento de produtividade e crescimento econômico.
Analisando 11 estudos de caso, a pesquisa descobriu que:
- Para cada £1 investida em gestão da informação na construção há um potencial de ganho direto de cerca de £6 em produtividade da mão de obra.
- Além disso, a cada £1 investida em GI, é possível gerar de £6,90 a £7,40 em economia de custos diretos na construção (por meio de redução de tempo de entrega e trabalho, e de uso de materiais).
- Por fim, o estudo também encontrou evidências de economia de custos em vários estágios da construção. As variações foram de 1,6% a 18%, dependendo do estágio do ciclo de vida.
Leia também: A era dos dados na construção civil
A evolução da tecnologia e a GI na construção civil
Com a crescente digitalização do mercado de construção civil, atualmente, a gestão da informação está diretamente relacionada às ferramentas digitais que permitem um gerenciamento eficaz de todos os dados gerados durante o desenvolvimento de uma obra.
Veja as diferentes maneiras pelas quais a evolução da tecnologia e a gestão da informação estão interligadas na construção civil:
- A evolução de tecnologias capazes de capturar dados das obras se traduz em conhecimento estratégico para as empresas de construção.
- Por exemplo: a internet das coisas, tecnologia que permite que objetos se conectem a uma rede online, coletando e transmitindo dados em tempo real, está cada vez mais presente nos canteiros de obras.
- Além disso, os sistemas mais avançados de gestão de obras contam com tecnologias como inteligência artificial e machine learning, que precisam ser alimentadas com informações e dados de diferentes fontes para gerar insights relevantes.
- O avanço da tecnologia 5G aumenta a velocidade de conexão dos dispositivos móveis que coletam os dados e a capacidade dos sistemas de armazenar e analisar os dados com mais eficiência, de forma remota e em tempo real.
- O próprio BIM (Building Information Modeling) – uma das principais transformações do mercado de construção nos últimos anos – é baseado na coleta e compartilhamento de informações.
- Por fim, até mesmo sistemas tradicionais para gerenciamento de dados – ERP, por exemplo – tornam-se cada vez mais ágeis e com maior poder de análise com a evolução das tecnologias digitais.
Então, se você quer aumentar a eficiência dos seus processos de gestão da informação na construção civil, precisa contar com ferramentas que facilitem os processos de coleta, análise e distribuição das informações!
É justamente nesse sentido que a CELERE contribui para o aumento da eficiência na gestão de obras. Nossas metodologias exclusivas são centradas na organização e análise de informações que geram mais economia e produtividade em projetos de construção
O Budget Analytics (B.A.) é uma ferramenta de gestão de orçamento que usa inteligência artificial para organizar e analisar dados das obras. Assim, é possível definir estratégias para diminuir gastos e aumentar a lucratividade.
O B.A proporciona a análise detalhada de cada item do empreendimento, com todas as informações contidas no projeto. Inclusive, com essa ferramenta da CELERE, o gestor de obras pode criar novos cenários, através da alteração de diversas especificações do projeto, tornando a ferramenta ainda mais eficiente e competitiva.
Com o Budget Analytics, é possível, por exemplo:
- Entender a necessidade do cliente e realizar um orçamento adequado à sua realidade.
- Destrinchar dados para facilitar a tomada de decisão com o objetivo de reduzir custos de diferentes serviços.
- Criar diferentes cenários e simular a troca de algum acabamento ou até de alguma metodologia construtiva, visando reduções ou otimizações.
- Elaborar indicadores de projetos e indicadores de custos para cada disciplina, detalhados no último nível de abertura. Assim, cria-se um banco de indicadores comparativos que permite a avaliação da eficiência de cada projeto.
- Rastrear 100% dos serviços levantados e segurança da consistência orçamentária.
- Identificar e alterar custos, com uma média de redução de cerca de R$100/m2.
Saiba mais e conte com a CELERE para garantir que a gestão da informação feita pela sua empresa traga os resultados que você almeja!