Para reter talentos na construção civil é preciso ter um processo de recrutamento eficaz e uma cultura organizacional forte, além de ajudar os colaboradores a se desenvolverem, oferecer recompensas atrativas, promover segurança, saúde e bem-estar e ter uma comunicação clara e transparente. Leia este artigo e saiba mais!
O problema da alta rotatividade na construção civil
A construção civil é o terceiro setor com maior rotatividade de colaboradores no Brasil.
Segundo um levantamento do Ministério do Trabalho, em uma escala 0 a 10 (sendo que 10 é o maior nível de turnover), a construção civil possui uma taxa de rotatividade de 4,9. A média geral nacional é de 3,8.
O alto índice de turnover prejudica a rentabilidade dos negócios, gerando prejuízos e custos extras com contratação, treinamento, desligamento e recolocação.
Além disso, a alta rotatividade de funcionários prejudica a qualidade do trabalho e da entrega dos projetos, já que a constante troca de profissionais pode atrapalhar o fluxo das tarefas, causando baixa produtividade e atrasos.
Você sofre com isso em sua empresa?
A seguir mostramos alguns caminhos para reter talentos na construção civil e garantir bons resultados no longo prazo. Acompanhe!
Como reter talentos na construção civil
Não importa se estamos falando de áreas administrativas, do setor de engenharia ou de atividades no canteiro de obras. Quando um profissional qualificado deixa a sua empresa, seus projetos são prejudicados.
Afinal, o tempo e o investimento necessários para o desligamento do funcionário em questão e para a contratação e o treinamento do novo colaborador afetam diretamente o fluxo e a qualidade do trabalho.
É claro que é normal que haja rotatividade em sua equipe. O problema é quando o índice de turnover é tão alto que a organização não consegue reter colaboradores por muito tempo, nem manter uma mesma equipe junta por mais de alguns meses.
Isso porque quando a troca de funcionários é muito intensa, não há padrão de trabalho, não existe alinhamento entre a equipe e o clima organizacional não transmite segurança e credibilidade – o que, por sua vez, gera ainda mais rotatividade.
Resumindo, o alto índice de turnover pode ser considerado uma causa direta de baixa produtividade, ineficiência, falta de qualidade, atrasos e prejuízos em projetos de construção civil.
Quer evitar que isso aconteça em sua empresa ou precisa reverter este cenário? Siga as dicas abaixo!
1 – Estabeleça processos de recrutamento e seleção
Sim, a retenção de talentos na construção civil começa na contratação. Afinal, profissionais alinhados à cultura e às necessidades da sua empresa têm muito mais chances de permanecer na equipe por bastante tempo.
Se você contrata de forma irregular e não tem processos e padrões estabelecidos para a seleção de candidatos, é provável que esteja contratando os profissionais errados.
Este, aliás, é um problema comum nas empresas de construção civil.
– 77% dos participantes de um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial com profissionais da área afirmaram que as organizações do setor de engenharia e construção civil não estão fazendo um bom trabalho para atrair e reter talentos.
– Além disso, nenhum deles concorda que as empresas deste mercado estão investindo suficiente no processo de recrutamento e seleção.
Quer saber como criar processos qualificados para atrair grandes talentos para sua empresa?
→ Como atrair profissionais de alta performance na construção civil
2 – Desenvolva uma cultura organizacional forte
A cultura organizacional é combinação entre a missão, os valores, os objetivos e as políticas internas e externas de um negócio. É a cultura que determina o posicionamento da empresa e seus objetivos. Além disso, a cultura também influencia a postura e o engajamento dos profissionais.
Como explica Jon R. Katzenbach, fundador do Katzenbach Center at Strategy&, um centro de excelência nas áreas de cultura organizacional, liderança e motivação:
“A cultura organizacional pode ser comparada a forças naturais como ventos e ondas, que estão lá no fundo e às vezes passam despercebidos, às vezes são óbvios. Feita de respostas instintivas, repetitivas e emocionais, a cultura de uma empresa é a coleção de padrões de comportamento, pensamento, sentimentos e crenças autossustentáveis que determinam a forma como as coisas são feitas naquela organização.”
Quando a cultura organizacional é forte, os colaboradores conseguem se identificar com os valores e com a missão da empresa e passam a levar isso em conta em todas as suas ações.
Esse é um fator que pode ajudar – e muito – a reter talentos na construção civil porque:
– Quando a cultura de uma organização é efetiva, os profissionais não estão apenas cumprindo o trabalho, eles estão ajudando a empresa a alcançar seus objetivos e a defender seus propósitos e valores.
– Dessa forma, eles se sentem mais integrados e verdadeiramente parte da organização.
– Isso, por sua vez, diminui as chances de eles quererem trocar de emprego facilmente.
Para entender se sua empresa possui uma cultura organizacional forte, tente responder e também peça para os colaboradores responderem às questões abaixo:
- O que nossa empresa faz?
- Como nós fazemos isso?
- Quem são nossos clientes?
- Quais são os benefícios que geramos aos nossos clientes?
- Quais são nossos principais objetivos?
- Quais são os valores que guiam nossa empresa?
- O que nos faz diferentes da concorrência?
- Qual é o impacto da nossa empresa na sociedade?
– Se você é gestor ou proprietário de uma empresa e não consegue responder a essas questões, é sinal de que precisa desenvolver melhor sua cultura organizacional.
– E se você consegue responder, mas os profissionais não, precisa trabalhar melhor a comunicação dessa cultura.
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3 – Ajude sua equipe a adquirir mais conhecimento
Um dos grandes problemas que causa aumento na rotatividade na construção civil é que muitos profissionais sentem que não conseguem evoluir em suas carreiras – sempre fazendo o mesmo, da mesma forma.
É certo que, por muito tempo, o trabalho em nosso mercado permaneceu “isento” de inovações. Porém, a realidade agora é muito diferente: o setor está passando por uma revolução tecnológica e de processos.
Então, mais do que um benefício extra para os colaboradores e que ajuda a reter talentos na construção civil, contribuir para a capacitação dos seus funcionários é uma estratégia essencial também para garantir a sustentabilidade do seu negócio no longo prazo.
Algumas ações nesse sentido:
– Bolsa de estudo para funcionários que querem fazer faculdade ou pós-graduação.
– Apoio para capacitar profissionais que ainda não tenham o ensino médio completo.
– Programas de mentoria, contribuindo para a troca de conhecimento entre profissionais mais experientes e novatos.
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4 – Ofereça benefícios alinhados às demandas dos seus colaboradores
Para diminuir o índice de turnover em sua empresa, é preciso oferecer motivos para os profissionais permanecerem.
Oferecer um salário justo e alinhado ao mercado é importante para isso. Mas disponibilizar benefícios extras alinhados às preferências e necessidades dos seus colaboradores também é uma estratégia muito eficiente nesse sentido.
E não estamos apenas dos benefícios mais tradicionais como plano de saúde e vale-alimentação. É preciso ir além e entender quais são as vantagens que realmente agradam seus colaboradores e que aumentarão as chances de eles se sentirem mais satisfeitos com o trabalho.
Alguns exemplos:
– Flexibilidades no horário de trabalho.
– Planos de carreira dentro da empresa/oportunidade de promoção.
– Apoio para dar continuidade aos estudos.
– Oferecimento de treinamentos e capacitação técnicas.
– Ações para promover a saúde e o bem-estar.
– Entre outros.
5 – Tenha programas de segurança, saúde e bem-estar
Garantir um ambiente de trabalho saudável, seguro, feliz e confortável é um fator crucial para reter talentos na construção civil. Afinal, quanto mais os profissionais se sentirem bem na sua organização, mais tempo eles permanecerão trabalhando nela.
Neste sentido, é importante promover ações para:
a) Garantir a segurança no trabalho
Segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. E o setor de construção é um dos mais vulneráveis nesse sentido por conta do alto índice de irregularidades em relação às normas de segurança dos trabalhadores.
Neste cenário, oferecer um ambiente de trabalho seguro pode ser um diferencial importante do ponto de vista dos funcionários – especialmente para aqueles que atuam em áreas de risco. Então, criar programas, metodologias e processos para garantir aos profissionais que eles estão trabalhando em um ambiente seguro vai ajudar sua empresa a reter talentos por mais tempo.
Além disso, quando o assunto é segurança no trabalho, todo investimento vale a pena: além de diminuir a rotatividade de colaboradores e aumentar a produtividade dos profissionais (que trabalham mais tranquilos e seguros), ações nesse sentido evitam gastos inesperados por conta de acidentes de trabalho e também possíveis disputas judiciais.
b) Cuidar da saúde física e mental dos colaboradores
Uma questão importante e que muitas vezes nem passa pela cabeça dos gestores é que, para ser um profissional produtivo e motivado, o colaborador precisa estar com a sua saúde física e mental em dia.
É importante não olhar para os profissionais apenas como números! Enxergue-os como pessoas que precisam muito mais do que apenas recompensas financeiras para se sentirem satisfeitas e motivadas.
Sugerimos que você pense em ações que ajudem seus colaboradores a cuidarem de si – mental e fisicamente.
Alguns exemplos nesse sentido:
– Aulas de yoga e meditação.
– Competições ou práticas esportivas.
– Oferecimento de alimentação saudável.
– Apoio psicológico.
– Grupos de apoio para debater problemas em comum.
– Campanhas de combate ao fumo.
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6 – Tenha uma comunicação direta e transparente
Imagine trabalhar em uma empresa em que você não sabe ao certo o que está acontecendo, não tem liberdade para perguntar e tirar dúvidas e não recebe nenhum retorno sobre sua performance. Nada motivador, não é mesmo?
Tudo isso pode ser resolvido com uma comunicação clara e direta, que promova transparência e engajamento. Quando a comunicação entre todos os envolvidos no projeto é efetiva, os profissionais sentem que estão verdadeiramente participando do processo – o que os faz se sentirem mais felizes e satisfeitos com seu trabalho.
Algumas dicas importantes para que isso aconteça:
Tenha processos de feedback. Ajude os colaboradores a entenderem melhor no que eles estão acertando, como eles podem melhorar e qual é o caminho para isso.
Deixe suas “portas abertas”. Faça os profissionais se sentirem à vontade para conversar com você ou com outros líderes – seja para dar sugestões de melhorias, indicar algum problema ou tirar dúvidas.
Envolva os profissionais em decisões estratégicas. Pedir a ajuda dos colaboradores ao tomar decisões faz com que eles se sintam parte integrante da empresa. Isso, por sua vez, cria um senso de responsabilidade que os motiva e os faz ter vontade de dar o seu melhor.
Seja transparente. Informe os profissionais sobre a evolução dos projetos, sobre os desafios que precisam ser superados e sobre os objetivos que devem ser alcançados. Quanto mais transparente a empresa é em relação a seus processos, mais os colaboradores confiam nela.
Promova a integração entre diferentes equipes. Crie ações e processos para que as diferentes áreas estejam integradas em si. Isso evita desentendimentos e falhas na comunicação que podem prejudicar o clima na organização e a satisfação dos colaboradores.
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Dica extra: como reter talentos terceirizados
Sabemos que muitas empresas atuam com equipes terceirizadas – seja na área de engenharia ou no canteiro de obras. Neste caso, os mesmos princípios e estratégias citadas acima também valem para reter talentos de empresas terceirizadas, mas podem ser adaptados…
1 – Cuide do processo de seleção. Ao contratar uma empresa terceirizada, avalie os profissionais disponíveis para verificar se eles estão alinhados às necessidades e à cultura da sua organização.
2 – Comunique a cultura da empresa. Faça questão de educar os profissionais terceirizados em relação à missão, aos objetivos e aos valores da sua organização.
3 – Promova programas de capacitação. Ajude os profissionais terceirizados a adquirirem os conhecimentos necessários para garantir a qualidade dos seus projetos.
4 – Ofereça benefícios alinhados às suas demandas. Faça os profissionais terceirizados sentirem-se valorizados, oferecendo benefícios que sejam relevantes para eles.
5 – Promova segurança, saúde e bem-estar. Inclua os profissionais terceirizados nos programas de segurança e saúde física e mental da sua empresa.
6 – Tenha uma comunicação transparente. A equipe terceirizada também precisa estar a par do que acontece e ter acesso a informações relevantes sobre o projeto.
Acima de tudo, é preciso manter um bom relacionamento com as empresas contratadas. Portanto, compartilhe com os gestores dessas terceirizadas informações sobre os processos, metodologias, melhores práticas e sobre a cultura organizacional do seu negócio para que eles possam estar alinhados às suas necessidades e ao estilo de trabalho da sua empresa.
Assim, você evita também a rotatividade de terceirizadas e fortalece o relacionamento com os fornecedores de serviços, mantendo uma parceria forte e duradoura.
Dica: que tal compartilhar com suas terceirizadas essas dicas sobre como reter talentos na construção civil? Afinal, se os profissionais terceirizados estiverem motivados e satisfeitos, o trabalho deles em seus projetos será de maior qualidade.
Sucesso!