Você já ouviu falar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? São 17 metas, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de transformar o mundo.
Essas metas foram apresentadas no relatório Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e estão relacionadas aos principais desafios para o desenvolvimento econômico e social do planeta, tais como mudanças climáticas, desigualdade e pobreza.
O documento convida a todos – governos, instituições não governamentais e organizações privadas – para ajudar nessa transformação.
E o que isso tem a ver com o setor de Engenharia e Construção?
Muitas dessas metas estão relacionadas aos impactos causados pelas atividades do mercado de Engenharia e Construção. Portanto, empresas deste segmento têm muito a contribuir para o alcance de algumas das metas.
Além disso, alinhar as estratégias de negócio a esses objetivos pode oferecer vantagens competitivas importantes, já que o consumidor está cada vez mais atento às questões indicadas pela lista da ONU.
A importância dos ODS para as empresas
De acordo com o estudo Make it your business: Engaging with the Sustainable Development Goals, desenvolvido pela consultoria PwC:
– 71% das empresas entrevistadas disseram que estão planejando criar ações para se engajar nos ODS.
– 41% das organizações afirmaram que iriam integrar tais objetivos em suas estratégias de negócios.
– 90% dos participantes da pesquisa consideram importante que empresas se engajem nas metas da ONU.
– 78% disseram que estariam mais dispostos a fazer negócios com empresas engajadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
As metas mais importantes para empresas de Engenharia e Construção
O levantamento da PwC identificou ainda as metas mais importantes para empresas de Engenharia e Construção. Ou seja, que estão mais relacionadas aos impactos causados por empresas deste segmento. São elas:
– Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
– Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
– Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
– Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
– Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
Que tal levar isso em consideração em seus próximos projetos?
Projetos de Engenharia e Construção alinhados aos Objetivos Globais
Grande parte da responsabilidade para o alcance das metas estabelecidas pela ONU cai sobre a esfera governamental. No entanto, além de políticas públicas, a movimentação das empresas também tem um papel fundamental para que esses ODS se tornem realidade.
As organizações listadas abaixo já estão fazendo sua parte para construir um mundo mais sustentável:
CEMEX
A Cemex – uma das maiores fabricantes de cimento do mundo – possui um programa chamado Patrimonio Hoy. Por meio do projeto, a empresa mexicana fornece materiais de construção, financiamento e assistência técnica para ajudar a construir casas em áreas carentes no país.
Como extensão do Patrimonio Hoy, a Cemex está desenvolvendo o Programa Integral de Autoconstrucción Asistida (PiAC). O objetivo é capacitar integrantes da comunidade para atuarem na construção das casas, gerando mais emprego e renda.
Clique aqui e saiba mais.
3M
Em áreas urbanas, o concreto das casas faz a temperatura subir consideravelmente, o que aumenta o consumo de energia, piora a qualidade do ar e agrava doenças causadas pelo calor nas cidades. Além disso, esse fenômeno (conhecido como “ilha de calor urbano”) pode ter impactos importantes no meio ambiente!
Para resolver esse problema, a 3M vem desenvolvendo um material (3M™ Cool Roofing Granules) para telhas que reflete a luz solar, ao invés de absorver. Essa inovação contribui para tornar a cidade menos quente e mais sustentável.
Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.
Taisei Corporation
Você já ouviu falar em Zero Energy Building (ZEB)? Esse conceito diz respeito a um sistema de construção focado em obter o máximo possível de eficiência energética. Construções ZEB utilizam de 50 a 70% menos energia do que projetos “tradicionais”. Nesse tipo de prédio sustentável, a energia pode ser obtida por meio da renovação ou reutilização de energia produzida dentro e ao em torno da construção.
Para colocar essa tecnologia em prática, a empresa japonesa de Engenharia e Construção Taisei Corporation está desenvolvendo o prédio da Taisei Technology Center, em Tóquio, seguindo o modelo ZEB. O objetivo é criar um sistema que ajude a reduzir cerca de 75% do consumo de energia anual.
Clique aqui para saber mais.
Como fazer sua parte?
Sabemos que desenvolver ações alinhadas aos ODS é um desafio e tanto. O primeiro passo nesse sentido é identificar as oportunidades de atuação relacionadas especificamente ao seu negócio.
Para começar, reflita sobre as questões abaixo:
1- Quais são os impactos causados por sua empresa que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
2- Quais são os ODS mais importantes para o desenvolvimento do seu negócio?
3 – O que sua empresa poderia fazer para ajudar no alcance de algumas dessas metas da ONU?
4- Quais são as oportunidades de expansão de mercado e de inovação que a atuação em alguns desses ODS poderia proporcionar à sua empresa?
5- Como a escolha dos seus parceiros e fornecedores pode contribuir nesse sentido?
—> DICA!
O relatório Guia dos ODS para as Empresas oferece orientações importantes para quem deseja alinhar suas estratégias de negócio às metas estabelecidas pela ONU.
Os passos seguintes você descobrirá no dia a dia.
Pequenas mudanças podem ajudar a transformar o mundo. Invista nelas!
Quer saber como a Celere pode ajudá-lo nesse processo?
Clique aqui e conheça nossos serviços.