Celere

Dicas de limpeza pós-obra 

Entenda a importância desse processo para aprimorar a qualidade e a segurança da obra, garantindo a satisfação dos clientes, e confira dicas para realizar uma limpeza pós-obra eficiente

Poeira, respingos de cimento, rejunte, pedaços de tijolos, restos de concreto, gesso e muitos outros tipos de materiais espalhados – essa é a realidade dos canteiros de obras. 

Por natureza, esse é um ambiente que gera sujeira o tempo todo e, quando a obra termina, todos esses resíduos e entulhos precisam ser devidamente direcionados.

Ou seja, a limpeza pós-obra é uma etapa importantíssima dos projetos de construção! Afinal, garante a qualidade e segurança do empreendimento e também a satisfação dos clientes ao receberem as chaves.

Sabendo disso, apresentamos a seguir algumas dicas importantes para que gestores de obras planejem e executem esse processo da melhor maneira possível.

A Celere é a sua ponte para obras mais eficientes e lucrativas
Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo a planejar e executar processos que aumentarão a eficiência e a lucratividade de seus projetos. 

A importância da limpeza pós-obra

A importância da limpeza pós-obra

Não há nada como terminar a construção de um empreendimento e ver a luz no fim do túnel que sinaliza que ele está quase pronto para ser entregue aos clientes, certo?

Porém, antes desse final feliz acontecer, é fundamental executar a limpeza pós-obra para garantir a qualidade e a segurança dos ambientes. Aliás, uma limpeza pós-obra adequada é importante para construtoras e incorporadoras por diversos motivos. Dentre os quais, destacam-se, por exemplo:

1) Possibilidade de verificar detalhes da obra

A sujeira pode encobrir falhas e erros que precisam ser corrigidos antes da entrega do empreendimento. Durante o processo de limpeza pós-obra, é possível identificar tais problemas.

Nesse sentido, é importante que a limpeza seja realizada ou monitorada por profissionais treinados, que consigam reconhecer possíveis pontos de melhoria.

2) Possibilidade de identificar erros e falhas do processo de construção

Você já ouviu falar que se pode conhecer muito sobre uma pessoa investigando o que ela joga fora? Isso também vale para a construção! Afinal, o nível e o tipo de sujeira e entulhos encontrados na limpeza pós-obra podem indicar processos e comportamentos que precisam ser corrigidos.

Tratam-se de questões como diminuição do desperdício de materiais e aprimoramento de técnicas – como aplicação de cimento e outros materiais, por exemplo.

3) Chance de fazer com que o cliente tenha uma imagem melhor da construtora/incorporadora

Os consumidores atuais não se preocupam só com a qualidade dos produtos e serviços que adquirem, mas também com os processos envolvidos na fabricação e distribuição de tais itens. Assim, construtoras que realizam práticas alinhadas aos valores dos clientes podem estar em vantagem no mercado.

Como a sustentabilidade é uma questão bastante importante, também é relevante que ela seja levada em conta durante a limpeza pós-obra. Portanto, pode ser um diferencial da empresa fazer o descarte mais adequado e sustentável dos resíduos – atraindo clientes que se preocupam com isso.

Ou seja, não faltam motivos para você se preocupar em caprichar na limpeza pós-obra! Então, agora, está na hora de saber como fazer isso.

5 dicas para garantir uma limpeza pós-obra eficiente e sustentável

Dica #1 para garantir uma limpeza pós-obra eficiente e sustentável
Crie um plano de limpeza e organização

Estamos falando de limpeza pós-obra, mas, para que essa etapa final ocorra de forma mais eficaz possível, você precisa se preocupar com ela antes mesmo de a construção começar. Portanto, nossa primeira dica é: crie um plano de limpeza e organização já na fase de planejamento pré-obra.

Esse plano deve conter questões como, por exemplo:

Leia também!

Como aumentar a eficiência do canteiro de obras 

Dica #2 para garantir uma limpeza pós-obra eficiente e sustentável
Planeje o descarte dos entulhos

Entulho é o nome dado para todo resíduo resultante da construção civil. Geralmente, o entulho é formado por restos e fragmentos de concreto, areia, tijolos, pedregulhos e outros resíduos de materiais.

Boa parte do entulho é direcionada a aterramentos, projetos de nivelamento, cobertura de valas, entre outros semelhantes. Porém, é importante ficar atento à parcela de resíduos que pode ser reciclada e/ou reaproveitada.

Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), só em 2019 o setor produziu cerca de 290,5 toneladas de resíduos por dia no Brasil. De todo esse montante, apenas 21% foram reciclados – sendo que 98% deles são recicláveis!

Então, é importante que o planejamento da sua limpeza pós-obra leve em consideração a melhor forma de descarte e direcionamento dos entulhos.

Lembre-se que, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e das matérias-primas essenciais para a construção, o posicionamento da construtora nesse sentido pode ser um fator decisivo para atrair e conquistar mais clientes preocupados com essa questão.

Leia também!

Ecoeficiência na construção civil

Dica #3 para garantir uma limpeza pós-obra eficiente e sustentável
Faça a limpeza em etapas

Quando chega a fase de limpeza pós-obra, tudo o que você quer é que as coisas aconteçam rapidamente para entregar o empreendimento ao cliente, certo? 

Porém, certamente esse não é o momento de querer apressar as coisas. É importante entender que esse processo deve ser realizado em etapas, para que a limpeza seja a mais eficiente possível.

Um dos principais problemas enfrentados nesse processo é o nível elevado de poeira presente na obra – poeira muitas vezes acumulada em meses de construção. Não é possível tirar essa sujeira de uma só vez. Por mais que você limpe, a poeira presente no ar vai baixar e acumular novamente no chão e nas superfícies. Por isso, é interessante realizar a limpeza pós-obra em etapas, levando em consideração as características específicas da sujeira presente nesse ambiente.

Aqui vão algumas dicas práticas nesse sentido:

– Reúna o máximo de poeira possível antes de prosseguir para a limpeza em detalhes.
– Sele os ambientes já limpos para evitar que partículas de poeira se espalhem.
– Use folhas de plástico e fitas adesivas para selar essas áreas. Prenda o plástico com cuidado nas paredes e use uma fita que não danifique a pintura ao ser removida.
– Bloqueie todas as aberturas de ventilação, uma vez que o pó pode facilmente se assentar no interior dessas vias. Se os dutos de ar acumularem poeira, ela se espalhará para outras áreas quando o sistema de ventilação for usado. 

Dica #4 para garantir uma limpeza pós-obra eficiente e sustentável
Conheça a regulamentação relacionada à limpeza pós-obra

Existem diversas normas e regulamentos relacionados à limpeza pós-obra. Fique atento à legislação relacionada a essa etapa para garantir as melhores práticas em seus empreendimentos.

Dica #5 para garantir uma limpeza pós-obra eficiente e sustentável
Considere a contratação de profissionais especializados

Como pode perceber, a limpeza pós-obra exige conhecimentos específicos. Afinal, não se trata apenas de uma limpeza “normal”, mas sim da finalização correta da obra – com qualidade e segurança – e da preparação do produto final que será entregue ao cliente.

Além disso, é importante ter em mente que a higienização inadequada no pós-obra pode prejudicar a experiência do cliente e a imagem da construtora. Portanto, considere contratar empresas e profissionais devidamente especializados nessa área, garantindo que a limpeza final da obra seja eficiente, sustentável e de acordo com todas as normas.

Leia também!

6 dicas para aprimorar a segurança do trabalho na construção civil 

Esperamos que essas dicas o ajudem a se preparar melhor para essa importante etapa dos projetos de construção civil. Seu cliente agradece – e a imagem da sua empresa, também!

Informações: Nearby Engineers; Sienge; Mobus
Sair da versão mobile