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tecnologia na engenharia e construção

O impacto da tecnologia na engenharia e construção

A tecnologia está gerando mudanças drásticas em todos os mercados. Inovações alavancadas pelos avanços da inteligência artificial, automação realidade virtual e realidade aumentada são cada vez mais comuns. E nos canteiros de obra não é diferente. Hoje vamos falar justamente sobre o impacto da tecnologia na engenharia e construção.

Entenda como os softwares voltados a esse mercado podem contribuir para melhorar os processos e o desenvolvimento de projetos como um todo e saiba o que levar em conta na hora de decidir em quais ferramentas tecnológicas investir.

O panorama dos softwares de engenharia e construção

Uma pesquisa realizada recentemente pela consultoria McKinsey, que analisou soluções de mais de mil startups de softwares de engenharia e construção, identificou que as principais áreas/etapas dos projetos atendidas pelas ferramentas tecnológicas voltadas a esse mercado atualmente são:

  1. Design. Ferramentas facilitam o controle e a integração de documentos e desenhos do projeto.
  2. Pré-construção. Soluções têm foco no planejamento de orçamento e de projeto, e na análise de modelos, fornecedores e parceiros.
  3. Construção. Gestão do design, cronograma, gestão de materiais, produtividade na obra, gestão de equipamentos, controle da qualidade, gestão de documentos, acompanhamento da performance e segurança são algumas das tarefas que as soluções se propõem a ajudar nessa fase.
  4. Operação e gestão. Existem soluções direcionadas à gestão de pedidos, controle remoto das obras, análise de dados, gestão da produtividade e do andamento do projeto.

Segundo a pesquisa da McKinsey, apenas 20% das startups analisadas oferecem ferramentas para as etapas de design, pré-construção ou operação e gestão. A maioria dos softwares foca na fase de construção.

Soluções focadas na fase da construção

No que se refere às ferramentas focadas na construção, há três principais áreas em que as tecnologias atuais atendem: execução da obra, colaboração digital e integração back office. Entenda como as soluções atuais contribuem para o desenvolvimento de atividades nessas áreas.

1 – Execução da obra

Entre os desafios que as empresas de engenharia e construção enfrentam na execução da obra, destacam-se: baixa produtividade, atraso na entrega de materiais, prevenção de acidentes, entre outros. O estudo identificou que, para resolver esses problemas, as empresas de tecnologia têm desenvolvido ferramentas focadas nas seguintes atividades:

  • Produtividade em campo. Muitas das soluções atuais ajudam a acompanhar o trabalho na obra em tempo real.
  • Monitoramento da segurança. Existem ferramentas que ajudam as empresas a acompanhar possíveis incidentes na obra e/ou enviam alertas de segurança.
  • Controle da qualidade. Por meio de GPS, algumas soluções providenciam imagens e acompanhamento em tempo real da qualidade da execução do projeto.

2 – Colaboração digital

É comum que os profissionais envolvidos em projetos de engenharia e construção (arquitetos, engenheiros, gestores, profissionais de produção e manutenção, responsáveis por compras…) não estejam sempre juntos. Por isso, muitas vezes fica difícil estabelecer uma comunicação alinhada entre todas as partes. É nesse sentido que as ferramentas de colaboração digital são úteis. Por meio do compartilhamento de informações online nas diferentes fases do projeto, as soluções dessa área atuam em atividades como:

  • Gestão de design. Ferramentas que focam no compartilhamento de atualizações no design, sendo possível alcançar os profissionais de campo em tempo real.
  • Gestão de contrato. Soluções que possibilitam a atualização de requerimentos de contrato ou listas de pedidos, incluindo informações relevantes sobre a comunicação com o cliente.
  • Gestão de performance. Com essas ferramentas, gestores podem coletar informações sobre o andamento da obra e compartilhar em tempo real com os outros colaboradores do projeto.
  • Gestão de documentos. Soluções focadas no armazenamento e no acompanhamento das modificações dos documentos relacionados ao projeto.

3 – Integração back office

Esse tipo de software realiza a integração de áreas como contabilidade, financeiro e recursos humanos, ajudando as empresas a visualizar informações importantes sobre orçamento, custos e cronogramas. Esse tipo de solução possibilita que todas as partes envolvidas em um projeto fiquem a par de informações administrativas, o que contribui para uma tomada de decisão mais assertiva.

4 – BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da Construção)

Além de tudo isso, é impossível não mencionar o BIM, uma verdadeira revolução na forma de gerenciar um empreendimento, que promete facilitar todos as etapas de um projeto: desde o estudo de viabilidade até a pós-entrega.

Em linhas gerais, o BIM permite que se realize a simulação de toda a obra em softwares específicos e em 3D, contendo esta simulação também uma série de informações relativas aos seus elementos. Isso faz com que seja possível identificar problemas de compatibilização entre os projetos, entender o efeito do sol e da iluminação, acelerar o processo de orçamento, e assim por diante, antes mesmo de iniciar a obra.

O futuro da engenharia com certeza passa por essa evolução. Mas isso é assunto para um próximo artigo.

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Como utilizar a tecnologia a seu favor

É empolgante observar as melhorias que os softwares de engenharia e construção podem gerar, não é mesmo?

No entanto, antes de sair por aí investindo em várias ferramentas tecnológicas, é importante analisar a realidade da sua empresa, entendendo questões como:

  • Quais são os processos que geram mais problemas e reclamações no desenvolvimento de projetos?
  • Quais são as etapas do planejamento e da execução da obra que mais precisam de melhorias?
  • Como melhorar a produtividade do seu time?

Se a tecnologia for a resposta para os problemas enfrentados pela sua empresa, ainda assim é preciso saber qual é a pergunta certa a se fazer. Do contrário, você poderá investir em um software simplesmente porque ele deu resultados em outras empresas, sem levar em conta suas necessidades específicas. A tecnologia é  um meio. Não um fim.

Também é importante entender que, para que uma ferramenta possa trazer soluções efetivas para a sua empresa, é necessário se aprofundar nas áreas básicas do negócio, tais como planejamento, organização de documentos, comunicação entre pessoas e departamentos, e gestão dos processos.

Afinal, sem conhecer as melhores práticas nessas áreas, você não conseguirá identificar os problemas que realmente precisa resolver e, assim, também não saberá quais ferramentas podem ser verdadeiramente úteis.

Conte com a Celere para orientá-lo quanto à melhor maneira de gerenciar suas obras e sobre como melhorar os processos em sua empresa – inclusive, indicando as ferramentas mais adequadas ao seu negócio. Para entender como nosso trabalho pode ajudá-lo, clique aqui.

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Informações: McKinsey

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