Empresas que usam dados terão lucros 20% maiores quando comparados a modelos tradicionais
Todos os dias produzimos um número incalculável de informações dentro das organizações. Desde o início de 2020, o planeta vem enfrentando uma das piores crises na saúde, que está impactando diversos setores, por conta da COVID-19, o Coronavírus.
Em diversas partes do mundo, algumas instituições, inclusive os governos, se mostraram vulneráveis neste momento, por não ter dados suficientes para tomada de decisões rápidas. Em outras palavras, alguns resultados foram verdadeiros “tiros” no escuro, sem planejamento e direcionamento adequado, com um resultado péssimo, impactando, inclusive, no futuro das nações.
Nunca foi tão importante analisar dados como nos tempos atuais. Para desacelerar o vírus, epidemiologistas e cientistas de dados se uniram por meio de ferramentas digitais para obter previsões em tempo real. Desta forma, auxiliar as autoridades e profissionais da saúde, oferecendo dados em tempo real sobre a pandemia, aumento dos números dos infectados, número de leitos nas UTI´s, avanço da doença nas cidades, curva de contágio, entre outras informações, para futuras tomadas de decisões.
Mas por que é tão importante a análise de dados?
Segundo informações da BI-Survey, cerca de 60% das empresas, de alto desempenho, baseiam suas decisões em informações e utilizam diversas ferramentas para coletar e analisar dados de seus clientes, concorrentes e mercados. Já em outra pesquisa, realizada com 150 organizações de diversas partes do mundo, pela Gartner, em 2020, as empresas avançadas que usam dados terão lucros 20% maiores quando comparados a modelos tradicionais.
A pesquisa também aponta que em relação a maturidade do uso de dados, os profissionais perdem 37% do seu tempo procurando informações e 23% gerenciando dados. Apenas 3% dos números coletados são relativamente utilizados para algum fim.
Observando estes números, percebe-se que ter dados organizados e com fácil acesso é importantíssimo para qualquer negócio. A Marvel e a Netflix são exemplos de empresas que produzem seus conteúdos baseados em análises de informações. Estas empresas utilizam o Data-Driven, que é quando uma empresa organiza seus processos e métricas com base em dados reais, fugindo de decisões fundamentadas em intuições e achismos.
A construção civil está passando por uma revolução tecnológica
As empresas que ainda não passaram pela transformação digital tomam decisões no escuro. Em diversos setores, a análise é crucial para a tomada de decisão dos gestores. E na construção civil não seria diferente.
O mercado da construção também está vivendo uma revolução de dados e as incorporadoras e construtoras estão buscando mais eficiência, produtividade, segurança e rapidez aos processos do segmento. E foi pensando em transformar dados em inteligência, para otimizar o custo de construção de obras, que a Celere criou a plataforma Budget Analytics (B.A).
Utilizando a ferramenta, as construtoras simplificam processos, com estudo de viabilidade e gerenciamento da construção de empreendimentos. A B.A é uma ferramenta rápida e precisa que proporciona a análise detalhada de cada item do empreendimento, com todas as informações contidas no projeto, a partir do uso de tecnologias que fazem a estruturação e o tratamento de dados. Inclusive, é possível criação de novos cenários, através da alteração de diversas especificações do projeto, tornando a ferramenta ainda mais eficiente e competitiva.
É possível reduzir com a plataforma em até R$ 100 o custo por metro quadrado de uma obra, sem perder a qualidade. A B.A também fornece o custo por metro quadrado de cada ambiente do empreendimento, sendo possível uma análise de viabilidade do projeto, oferecendo às construtoras um melhor acesso às informações, dados de performance em tempo real, aumento na produtividade e na qualidade das informações para tomada de decisões.
Quais as vantagens de ter dados para tomada de decisão?
O ideal é começar a identificar o problema e quais ferramentas que podem agrupar, coletar e estruturar dados, definir indicadores que vão mapear possíveis soluções e investir em tecnologia para o resultado final. Quanto mais tecnologia, mais dados podem ser trabalhados para tomar decisões mais precisas. Se a empresa tem uma boa estratégia de análise de dados, existem inúmeras vantagens, como ganhos financeiros, antecipação aos movimentos da concorrência e de riscos, aprimoramento de processos, melhoria da competitiva e foco nos clientes, aumento da agilidade, otimização de projetos, prevenção de riscos, redução de custos e elevados níveis de segurança da informação, entre outros fatores.
Quer conhecer mais sobre o Budget Analytics e como ele pode trazer economia para a sua construtora? Clique aqui e saiba mais.
Quer saber mais sobre a importância dos dados para a construção civil? Leia também estes artigos:
- As cidades inteligentes e o futuro da construção civil
- O impacto da tecnologia na engenharia e na construção
- Tendências na construção civil para ficar de olho em 2020 – e além
- Como a tecnologia está transformando o trabalho e as habilidades do gestor de obras