Uma das missões do gestor de obras deve ser se preocupar com a segurança do trabalho na construção civil. Leia este artigo e saiba como fazer isso!
Ter a segurança como prioridade vai fazer seu projeto se tornar mais eficiente não só no que diz respeito à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores, como também financeiramente. Como diria aquele velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar” – e no caso da construção civil, é mais barato prevenir do que remediar.
Além disso, quando os profissionais envolvidos sabem que a empresa está tomando todos os cuidados necessários para garantir a segurança da equipe, eles se sentem mais satisfeitos e motivados para trabalhar. Ou seja, motivos para cuidar atentamente dos aspectos relativos à segurança de suas obras não faltam!
Sabendo disso, apresentamos a seguir algumas dicas sobre como aprimorar a segurança do trabalho na construção civil. Acompanhe!
Leia também!
6 atitudes do gestor de obras que podem gerar economia em projetos de construção civil
1 – Conheça os riscos existentes em cada projeto
Antes de tudo, é preciso mapear os riscos específicos relacionados ao projeto em questão. Em termos de ameaças à saúde e segurança na construção civil, podemos apontar riscos como, por exemplo:
- Quedas.
- Demolições de estruturas.
- Movimentação de objetos ou materiais pesados.
- Choques elétricos.
- Reações alérgicas.
- Contato com materiais químicos e/ou tóxicos.
- Falta de proteção no manuseio de máquinas.
- Ruídos em excesso.
- Entre outros.
Então, o primeiro passo para aprimorar a segurança do trabalho na construção é listar todos os riscos presentes no projeto e reforçar as ações e os esforços para evitar as ameaças em evidência naquela obra específica.
Além disso, leve em conta os principais riscos de segurança em cada uma das fases da obra, preparando-se para lidar com eles nos momentos mais apropriados.
Leia também!
- 8 etapas para tornar o planejamento executivo de obras mais consistente e embasado
- 5 melhores práticas para a fase de pré-obra
2 – Entenda as normas relacionadas à segurança do trabalho na construção civil
Ao gerenciar qualquer projeto de construção é fundamental estar atento às normas e leis relacionadas às questões da segurança. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são os responsáveis por duas regulamentações relacionadas à segurança no trabalho na construção civil:
- As NR (Normas Regulamentadoras), estabelecidas pelo MTE.
- E as NBR (Normas Brasileiras), desenvolvidas pela ABNT.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) criou um guia com a lista das principais normas técnicas que devem ser levadas em conta em projetos de construção civil – incluindo as relacionadas à segurança. Confira!
3 – Realize treinamentos constantes em todas as áreas
Essa é uma etapa imprescindível para garantir a segurança do trabalho na construção civil.
O problema é que muitas empresas acham que é suficiente treinar apenas os profissionais que trabalham no canteiro de obras. Não é! O ideal é capacitar todos os colaboradores envolvidos no projeto. Assim, você garante, por exemplo, que quando um profissional da área administrativa visitar a obra, ele também cumpra todos os procedimentos necessários para garantir a segurança dele e de toda a operação.
Nesse sentido, além de ter um treinamento específico para segurança do trabalho na construção, também é importante criar ações diárias para lembrar os profissionais sobre a importância de atender aos requisitos de segurança. Você pode fazer isso por meio de lembretes em cartazes ou por e-mail, ou mesmo fazendo eventos para reforçar a capacitação nessa área.
Leia também!
Como preparar sua equipe para o futuro da construção civil
4 – Crie procedimentos para comunicação de riscos e preocupações
É importante que todos os profissionais envolvidos saibam o que fazer caso percebam que algo pode estar oferecendo riscos à segurança do time. Assim, é fundamental que você aproveite o treinamento de segurança para estabelecer os procedimentos que devem ser seguidos em caso de necessidade de alerta de um perigo ou de uma ameaça na obra.
Nesse sentido, preocupe-se em definir, por exemplo:
- A quem comunicar possíveis incidentes
- Como comunicá-los – pessoalmente, por meio de formulários específicos etc.?
- Como identificar o que é um risco. Mostrar os principais fatores que podem ameaçar a segurança do projeto.
Deixe claro que a empresa que faz a gestão da obra está tomando todas as ações necessárias para garantir a segurança do projeto, mas que também é papel de cada profissional envolvido cuidar para que tudo saia como planejado, sem imprevistos ou acidentes. Afinal, quando a equipe compartilha a responsabilidade pela manutenção da segurança do trabalho, todos saem ganhando.
Leia também!
Como melhorar a comunicação em projetos de construção civil
5 – Tenha um comitê focado na segurança do trabalho na construção civil
Como falamos no tópico anterior, observar se não há nenhum risco na obra e também seguir os procedimentos de segurança estabelecidos deve ser papel de todos os envolvidos no projeto. No entanto, para aumentar a efetividade das ações nesse sentido, é interessante criar um comitê responsável pelas questões relacionadas à segurança do projeto.
Esse comitê poderá ser formado por profissionais especialistas em segurança no trabalho e também por representantes de diferentes áreas, ajudando a espalhar a cultura de segurança em todos os setores.
Estas são algumas atividades que podem ser exercidas por esse grupo:
- Comunicações relacionadas à segurança. Seja para reforçar os procedimentos ou para receber indicações de possíveis riscos no projeto.
- Treinamentos e capacitações para diferentes áreas e profissionais envolvidos na obra.
- Monitoramento dos procedimentos de segurança obrigatórios em projetos de construção civil.
- Determinação das ações necessárias em caso de acidentes.
6 – Aprenda com os erros
Por mais que você tome todos os cuidados necessários, ainda assim seu projeto não estará 100% isento do risco de sofrer algum incidente. Em caso de alguma ocorrência relacionada à segurança da obra, é preciso, antes de tudo, tomar todas as providências necessárias para conter os danos e garantir a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos. Além disso, é fundamental analisar o acidente para entender, por exemplo:
- Por que e como ele aconteceu?
- Ele poderia ter sido evitado? Se sim, de que maneira?
- Como evitar que isso aconteça novamente?
Ninguém quer que um acidente aconteça!
Mas, se acontecer, aproveite essa oportunidade para aprender mais sobre todos os detalhes da ocorrência. O objetivo deve ser entender as questões que foram responsáveis pelo acidente e focar em ações para evitar ao máximo que elas aconteçam no futuro.
Inclua esse roteiro de planejamento em seus próximos projetos e passe a fazer uma gestão de obra focada na segurança. Você só tem a ganhar!
Ficou com alguma dúvida relacionada a esse tema ou gostaria de compartilhar seu conhecimento na área de segurança do trabalho na construção civil? Deixe um comentário e enriqueça ainda mais este artigo!