Um de nossos objetivos no Blog da Celere é compartilhar novidades, apontar tendências e apresentar iniciativas que fomentem a inovação e a eficiência na gestão de obras. Pensando nisso, decidimos entrevistar profissionais e empresas que estão causando um impacto positivo em nosso mercado justamente a partir desses pilares.
Nossa primeira entrevistada é Adriana Bombassaro, diretora de negócios da Teclógica, empresa fundada em 1994 com o objetivo de oferecer soluções inteligentes em outsourcing de softwares e infraestrutura, comunicação e mobilidade corporativa.
Em 2012, a Teclógica lançou o Mobuss Construção, um software que ajuda as empresas a fazerem uma gestão mais eficiente dos processos que ocorrem dentro do canteiro de obras.
Entre os clientes do Mobuss estão construtoras, incorporadoras, empreiteiras, escritórios de arquitetura, entre outros. Em comum a todos está a vontade de transformar a gestão dos seus canteiros.
Afinal, como Adriana revelou, muitas das empresas que os procuram têm dificuldade de gerenciar de forma eficiente os processos que ocorrem dentro do canteiro de obras. “(Nossos clientes) apresentam perdas consideráveis de dinheiro com retrabalhos e com o não cumprimento de prazos – que são problemas graves e muito comuns nesse mercado”, aponta.
Inovação e eficiência na gestão de obras
Tivemos uma conversa muito produtiva com a gestora sobre inovação, conservadorismo, eficiência e tendências no mercado de construção. Acompanhe.
Como surgiu a ideia de desenvolver o Mobuss?
Como a construção civil é um dos setores mais importantes para a economia do país, impactando diretamente na geração de empregos e na melhoria de áreas como infraestrutura e habitação, percebemos que seria importante analisarmos a possibilidade de contribuir de alguma forma.
Quando entendemos os problemas que esse mercado enfrenta tivemos certeza de que precisávamos fazer algo. A partir de então, unimos nossa experiência em mobilidade com soluções para atender os principais gaps do setor e criamos o Mobuss Construção, que desde então vem se ajustando constantemente às mudanças do mercado.
Quais são as principais tendências que vocês enxergam no mercado de engenharia e construção?
Recentemente o Sebrae produziu um estudo sobre as principais tendências para o nosso segmento. Dos tópicos pontuados neste estudo ressalto cinco que acredito serem os principais e mais impactantes:
- Serviços agregados.
- Capacitação da mão de obra.
- Smart cities.
- Construção enxuta e sustentável.
- Novas tecnologias.
Leia também
As principais tendências do mercado de engenharia e construção
As cidades inteligentes e o futuro da construção civil
Como vocês avaliam o mercado de construção no que diz respeito à inovação?
Muita coisa mudou nos últimos anos. Novas tecnologias – como o Mobuss Construção, aplicação de drones etc. – vieram para somar e, arrisco dizer, mudar a forma com que as coisas são feitas, principalmente quando olhamos para o canteiro de obras, que representa mais de 75% do custo total de um empreendimento.
Leia também
Drones na construção civil: uma (r)evolução em andamento
Até que ponto o conservadorismo do setor impede a inovação nas empresas?
Nesse aspecto também conseguimos ver muitas mudanças. Os novos profissionais que entram no mercado de trabalho já entendem a busca por inovação. E quem está no setor há bastante tempo já está sentindo a pressão e a necessidade de se adaptar ao novo. Sou bastante otimista nesse sentido.
O que é eficiência na construção, para o Mobuss Construção?
Eficiência é ser competente, produtivo e conseguir obter o melhor rendimento com o mínimo possível. Isso é o que o Mobuss Construção acredita e por isso ele tem ajudado tantas empresas.
Com investimento baixo e sem mudar o seu processo, apenas adequando-o à tecnologia, você consegue ter total controle do seu processo construtivo dentro e fora do canteiro, ajudando os profissionais em suas tomada de decisões em processos que envolvem desde o planejamento da construção até a etapa de pós-obra.
Leia também
Por que a eficiência na construção civil é tão importante para nós?
Quanto seus clientes utilizam/aproveitam o sistema?
A maioria utiliza o módulo como ele foi projetado. Quando isso não acontece fazemos uma análise para entender o que ocorre. Os motivos geralmente envolvem processos adotados pelo cliente.
Leia também
Um novo olhar sobre planejamento estratégico na construção civil
Qual é o legado vocês esperam deixar com esse conjunto de ferramentas (módulos)?
Uma das principais tendências do mercado de construção é o uso cada vez mais latente de novas tecnologias nas obras. O Mobuss Construção foi um dos primeiros softwares projetados especificamente para o processo construtivo, e traz facilidades e dados que antes não se tinha. Ou se tinha de forma muito genérica e pouco confiável. A mudança do mindset dos profissionais sobre a possibilidade de trabalhar com uma base de informações just time, integradas e reais é seu ponto alto.
A conversa sobre eficiência na construção civil não termina aqui!
Na próxima rodada de entrevistas traremosum bate-papo com Giseli Barbosa Anversa, customer success manager do Sienge, plataforma especialista em gestão de empresas da construção. Acompanhe nossas atualizações nas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Instagram) para ler em primeira mão. E assine nossa newsletter para receber as novidades por e-mail ( é só colocar o e-mail no box à esquerda).
Se tiver alguma sugestão de empresa ou especialista para nossa série de entrevistas, deixe um comentário. Nossa equipe de jornalismo entrará em contato para agendar uma conversa.
Para saber mais: www.mobussconstrucao.com.br