Profissionais e empresários do setor de construção civil estão otimistas em relação às perspectivas para 2018. Dentre os motivos, destaca-se a redução na taxa Selic, que deve impulsionar investimentos no mercado imobiliário – como explicamos neste artigo.
Isso não significa, porém, que seu sucesso este ano está garantido! Para aproveitar o bom momento da economia para a construção civil, é preciso investir em estratégias para atrair clientes.
Nesse sentido, uma de suas principais preocupações deve ser cuidar da satisfação dos clientes atuais. Isso mesmo, para atrair novos clientes, você precisa garantir que quem já faz negócios com você esteja satisfeito com o seu trabalho. Afinal, uma das melhores maneiras de conquistar a confiança de prospects é por meio da indicação de clientes fiéis.
Dicas para garantir a satisfação dos clientes na construção civil
Pensando em ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir seis dicas para garantir a satisfação dos clientes na construção civil e, assim, fortalecer a imagem da sua empresa e garantir bons negócios para o futuro. Acompanhe!
1 – Mantenha o cliente informado
Coloque-se no lugar do seu cliente, entenda a importância do projeto para ele e imagine como ele deve estar ansioso para ver a obra pronta. Ao fazer isso, irá concordar que é fundamental garantir que ele participe de todas as etapas do desenvolvimento do projeto e esteja sempre atualizado sobre o que acontece na obra.
Dessa forma, você ajuda a diminuir a ansiedade dele ao mesmo tempo em que dá mais segurança e conforto. Consequência? Aumento na satisfação relativa ao seu trabalho. Uma equação simples, não?
Dica!
Crie o hábito de enviar atualizações periódicas (semanais, por exemplo) a cada cliente. Assim, eles já saberão quando esperar notícias da obra.
2 – Defina os profissionais e canais de contato
Outra questão importante para garantir a satisfação dos clientes na construção civil é a definição de processos de comunicação com o cliente. Na prática, significa estabelecer quais são os canais de contato e quem são os profissionais com quem o cliente deve falar em caso de dúvida.
Isso evita, por exemplo, que o cliente fique frustrado por ser passado de setor em setor, ou por não conseguir se comunicar com a empresa.
Dica!
Ter um profissional ou uma equipe responsável por centralizar a comunicação com o cliente é uma forma estabelecer canais de contato eficientes.
3 – Fale a linguagem do cliente
Recentemente, publicamos um artigo falando sobre a importância de conhecer o cliente na construção civil. Esse conhecimento também é essencial para estabelecer uma comunicação direta e clara com o cliente.
Falar a linguagem do cliente significa:
– Evitar jargões e termos técnicos que possam confundir o cliente, caso ele não seja da área de construção civil.
– Explicar de maneira didática questões técnicas da obra.
– Apresentar o projeto destacando aquilo que é mais importante para o cliente.
Dica!
Antes de falar com o cliente, reúna-se com um colega que não é da área de construção civil, explique o que você vai falar com o cliente e peça para ele apontar cada frase ou palavra que não entendeu. Isso vai ajudá-lo a construir um discurso mais claro.
4 – Seja transparente
Sabendo que o cliente já tem uma certa desconfiança quanto à construtoras e incorporadoras – já que é muito comum obras atrasarem, terem problemas de documentação, alvarás, etc – se você não comunica nenhum problema, o cliente não vai achar que eles não existem, mas que estão sendo escondidos.
Portanto, além de sempre informar o cliente de maneira constante e clara, é fundamental que sua empresa seja honesta e transparente na comunicação com ele. Pior do que não manter o cliente informado, é informá-lo com dados obscuros ou “maquiados”.
Algumas práticas importantes nesse sentido são:
– Sempre deixar o cliente a par dos problemas que acontecem no desenvolvimento do projeto.
– Não apenas apontar os problemas, mas indicar possíveis soluções ou mostrar o que já está sendo feito para resolver as questões.
– Oferecer relatórios detalhados sobre o desenvolvimento do projeto, com explicações aprofundadas, quando necessário.
Dica!
O segredo para garantir a satisfação dos clientes não está em não cometer nenhum erro, mas sim em saber lidar com as falhas e os problemas que surgirem. Ser honesto e transparente é o melhor caminho para fortalecer a credibilidade da sua marca.
5 – Escute efetivamente o cliente
Por mais absurdo que pareça, muitas empresas não escutam de verdade os seus clientes. Um erro que, além de gerar retrabalho e prejuízo, pode arruinar a imagem da sua empresa.
Mas escutar o cliente não significa dizer sim para tudo que ele pede. Quando o cliente apontar alguma preocupação, ou quando destacar um desejo, seu trabalho deve ser buscar entender de verdade o que ele está querendo dizer e analisar:
– Se ele tem razão, caso seja um problema ou preocupação que ele está apontando – indicando soluções e possíveis formas de melhorar essa questão.
– Se é possível fazer o que ele está pedindo – explicando as implicações que as mudanças que ele solicitou terão no orçamento e no cronograma.
Dica!
Se preciso, questione a vontade do cliente, indicando, sempre que necessário, as melhores opções e caminhos. Essa atitude mostra que sua empresa está comprometida em entregar o melhor trabalho possível.
6 – Busque a excelência
Promover uma comunicação clara e objetiva é crucial para garantir a satisfação dos clientes na construção civil. Porém, só isso não basta. Para deixar os clientes completamente felizes, é importante entregar a obra com pontualidade, qualidade e alinhada ao planejamento.
Um trabalho bem-feito é a melhor propaganda que sua marca pode ter. Para isso, é fundamental buscar a excelência em seus processos e garantir que a gestão das suas obras seja feita de maneira profissional e eficiente.
E é nesse sentido que nós, da Celere, podemos ajudá-lo.
Nossa consultoria de eficiência em obras atua nas seguintes vertentes:
– Apoio na estruturação da gestão de sua empresa.
– Extensão do seu setor de engenharia.
– Terceirização de atividades de sua engenharia.
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