fbpx
Guia PMBOK® – o que é e como utilizar na construção civil

Guia PMBOK®: o que é e como utilizar na construção civil

Conheça as principais práticas e os processos de gestão de projetos defendidos pelo guia PMBOK® e, além disso, saiba como utilizá-los no gerenciamento das suas obras

Quando se trata de gestão de projetos, questões como preferências, achismos e intuição mais atrapalham do que efetivamente ajudam a aumentar eficiência e produtividade  – ainda que muitas vezes façam parte do processo de decisão dos gestores de obras. A melhor maneira de garantir que o gerenciamento de um projeto seja eficiente é seguindo metodologias e processos já testados e estabelecidos.

É por isso que muitos profissionais utilizam o Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®).

O que é o PMBOK®

O que é o PMBOK®
Imagem criada por prostooleh – www.freepik.com

O PMBOK® é um guia que reúne as melhores práticas de gerenciamento de projetos no mundo todo, identificando e padronizando etapas de processos, conceitos, ferramentas e técnicas.

Esse guia é desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI), uma associação internacional sem fins lucrativos voltada para profissionais de gerenciamento de projetos.

Na prática, o PMBOK® ajuda a padronizar práticas de gestão de projetos em diferentes áreas e departamentos, facilita a adoção de processos para atender a necessidades específicas e, por fim, também ajuda a evitar falhas no desenvolvimento e na execução de projetos.

Como o conhecimento em torno da gestão de projetos está em constante crescimento, à medida que os profissionais descobrem novos métodos ou melhores práticas, o guia é atualizado.

No momento, o guia PMBOK® está em sua sétima edição e contempla abordagens ágeis, adaptativas e híbridas, e enfatiza a gestão de projetos orientada a mudanças.

Alguns dos assuntos apresentados pelo PMBOK® na edição de 2021:

  • Reflexão sobre as abordagens de desenvolvimento de projetos (preditivas, adaptativas, híbridas etc.) dentro de diferentes contextos e cenários;
  • Uma seção inteira dedicada à adaptação da abordagem e dos processos de desenvolvimento;
  • Lista expandida de modelos, métodos e artefatos, bem como uma breve descrição e mapeamento de cada modelo, método e artefato para cada um dos domínios de desempenho do projeto.

Estrutura de gestão de projetos segundo o PMBOK®

Estrutura de gestão de projetos segundo o PMBOK®
Imagem criada por master1305 – www.freepik.com

O guia PMBOK® estabelece e divide os processos de gerenciamento de projetos em cinco grupos: 

  • Iniciação;
  • Planejamento;
  • Execução; 
  • Monitoramento e Controle; 
  • Encerramento. 

Ao todo, esses grupos englobam 47 processos fundamentais para a gestão de projetos. 

Grupos de processos de Iniciação

Envolve os processos, as atividades e as habilidades necessárias para determinar efetivamente o início de um projeto. São processos para definir questões como, por exemplo:

  • A visão do que se deve realizar;
  • O escopo inicial do projeto;
  • O orçamento preliminar.

Grupo de Processos de Planejamento

Abrange os processos necessários para estruturar o passo a passo para a execução do projeto. 

Neste momento acontece o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto. Essa será a referência para o gerente de projetos comparar planejamento x execução.

Esse grupo de processos diz respeito não somente à definição de metas, indicadores e processos cruciais para o desenvolvimento do projeto, como também ao planejamento do acompanhamento e controle dessas questões. Ou seja, define-se o que é preciso fazer para alcançar os objetivos e como monitorar se o projeto está no caminho certo.

Grupo de processos de execução

Abrange os processos necessários para colocar em prática o que foi definido no plano de gerenciamento do projeto, garantindo que todos os requisitos estabelecidos sejam entregues. Isso inclui otimizar o tempo, coordenar recursos humanos, financeiros e materiais, além de engajar as partes interessadas.

Grupo de processos de monitoramento e controle

Diz respeito aos processos necessários para medir o desempenho do projeto, comparando planejamento x execução. Esses processos são fundamentais para que o gestor do projeto consiga identificar e intervir a tempo em caso de falhas na implementação do planejamento.

8 domínios de desempenho do projeto

8 domínios de desempenho do projeto
Imagem criada por partystock – www.freepik.com

Além de reunir e padronizar as melhores práticas de gestão de projetos, a sétima edição do guia PMBOK® aponta os oito domínios de desempenho do projeto – um grupo de atividades direcionadas a efetiva entrega de resultados e que inclui importantes práticas de gestão para um gerenciamento de projetos eficaz.

São eles:

  • Partes interessadas: ter um compromisso sólido com as partes interessadas;
  • Equipe: promover o desenvolvimento da equipe e comportamentos de liderança de todos os membros da equipe do projeto para atingir os resultados;
  • Ciclo de vida: o desenvolvimento e a cadência de entrega influenciam o ciclo de vida do projeto e suas fases;
  • Planejamento: atividades necessárias para produzir as entregas e os resultados do projeto;
  • Incerteza e Ambiguidade: atividades e funções relacionadas associadas aos riscos;
  • Entrega: associado à entrega de valor;
  • Desempenho: garantir que o desempenho planejado do projeto seja alcançado;
  • Trabalho no Projeto: necessário para manter as operações do projeto funcionando perfeitamente e inclui, além de outros, comunicação e engajamento.

PMBOK® na construção civil

Um dos grandes desafios da construção civil – a baixa produtividade – pode ser superado com processos de gestão bem estabelecidos. Nesse sentido, o guia PMBOK® serve como base de trabalho para orientar o gestor de obras em relação aos processos-chave no gerenciamento de projetos de construção.

Indo além, para complementar as diretrizes e processos do PMBOK®, profissionais de construção também podem adotar as recomendações do Extensão para Construção do Guia PMBOK® , que é um documento complementar desenvolvido pela PMI, com orientações específicas para o setor de construção. 

Além das processos de gestão de projetos abordados no PMBOK®, o Extensão para Construção trata de áreas de conhecimento específicas para a indústria da construção:

  • Segurança – O guia PMBOK® reflete sobre questões relacionadas à segurança do canteiro de obras e como deve ser feito o gerenciamento de segurança durante a execução do projeto.
  • Meio ambiente – O PMBOK® também apresenta boas práticas e tendências de gerenciamento de projetos que levam em conta a preservação do meio ambiente, por meio de soluções mais sustentáveis. 
  • Controle financeiro – Quando falamos sobre o setor de construção civil, conforme o entendimento do PMBOK®, a área de gerenciamento de custos precisa ser ainda mais aprofundada. Por isso, o guia também se dedica a refletir sobre processos adotados pela construção civil.
  • Pleito – Esta seção possui instruções para o gerenciamento de pleitos realizados por empresas de construção civil responsáveis pela obra, a fim de justificar alterações no escopo do projeto, alterações de custos e mudança de estratégias na execução da obra.

Precisa de ajuda na gestão dos seus projetos de construção?

Todos os processos estabelecidos no guia PMBOK® são extremamente relevantes para o sucesso na execução de projetos de construção civil. Contudo, é evidente que não é fácil seguir e praticar essas diretrizes de planejamento, execução e acompanhamento e controle. 

Ajudar os gestores de obras a superarem desafios como este é um dos nossos principais objetivos!

A CELERE é uma consultoria especializada em eficiência na construção civil. Portanto, direcionamos tudo que fazemos e toda nossa energia a gerar resultados. Nosso trabalho é ajudar as empresas a alcançarem mais, com menos: menos recursos, menos tempo, menos desperdício, menos imprevistos.

Nossos especialistas garantem a qualidade dos empreendimentos por meio de metodologias e ferramentas que promovem:

Quer saber mais como podemos ajudá-lo a trazer mais eficiência, qualidade e lucratividade para os seus projetos? Entre em contato!

Informações: PMI; Extensão para Construção do Guia PMBOK®; Sienge; Euax; Visual Paradigm; Glicfas; PMO

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.