Que o planejamento estratégico na construção civil é crucial para o sucesso de uma empresa todo mundo sabe. Mas a pergunta que precisa ser respondida no momento é: o seu planejamento estratégico está acompanhando as mudanças e as novas demandas do mercado?
Em um cenário de transformações cada vez mais velozes, ter um planejamento estratégico anual fixo pode resultar em falta de agilidade para identificar e se adaptar às oportunidades que surgem no meio do caminho.
Indo direto ao ponto, aqui vai a nossa recomendação: chega de planejar uma vez por ano! Está na hora de adotar uma abordagem mais dinâmica, com revisões constantes das metas e dos processos no que diz respeito ao planejamento. Dessa forma, será possível desenvolver estratégias melhor alinhadas ao contexto atual, que se traduzirão em vantagens competitivas.
Nós não somos os únicos a pensar assim!
Recentemente, a consultoria global McKinsey desenvolveu um estudo defendendo a transformação do planejamento estratégico em uma jornada. Falaremos mais sobre essa pesquisa a seguir e, com base em todas as reflexões propostas, revelaremos o que você precisa fazer para tornar o seu planejamento estratégico mais ágil e flexível. Acompanhe!
Cada vez mais mudanças, de forma cada vez mais acelerada
– Foram necessários 30 anos para que a eletricidade alcançasse 10% da população mundial. Esse mesmo nível de adoção (10%) foi alcançado em cinco anos pelo tablet.
– O telefone levou 39 anos para ter 40% de penetração no mercado. Smartphones alcançaram 40% de penetração em apenas 10 anos.
– O AI Index, criado pela Universidade de Stanford e pelo MIT, indica que, em apenas dois anos, sistemas de inteligência artificial se igualaram ou ultrapassaram a capacidade humana de reconhecer vozes e imagens.
– Um estudo das universidades Oxford e Yale aponta que, até 2024, a inteligência artificial deve ultrapassar a performance humana em atividades básicas e, até 2027, as máquinas irão traduzir idiomas e dirigir caminhões melhor do que nós.
Não estamos apenas presenciando uma quantidade maior de mudanças. Elas ocorrem de maneira cada vez mais rápida.
Nesse cenário, fica a pergunta:
Como sua empresa pode acompanhar todas essas movimentações e estar atenta às oportunidades que surgem?
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O planejamento estratégico na construção civil não é um ato isolado, e sim uma jornada
A McKinsey destaca que reunir diversas áreas da organização e debater os principais objetivos e metas para os próximos anos continua sendo importante para o sucesso das organizações. No entanto, um planejamento anual fixo já não é suficiente para manter a empresa competitiva e relevante.
“O mundo não se desdobra em incrementos anuais perfeitos. Oportunidades de negócio não ocorrem quando você tem sua sessão anual de planejamento estratégico; elas ocorrem quando ocorrem – e você precisa estar pronto. Isso requer revisar o desempenho e algumas das principais questões estratégicas a cada semana ou mês”, indica Sven Smith, executivo da McKinsey e um dos responsáveis pelo estudo.
Nesse sentido, você pode comparar o planejamento estratégico na construção civil com o planejamento da obra. Sim, você desenvolve um plano inicial. Porém, não quer dizer que tudo vai acontecer como previsto. O planejamento do empreendimento precisa ser constantemente revisto, analisado e atualizado, de acordo com o andamento da obra e com os acontecimentos ao longo do desenvolvimento do projeto.
É esse acompanhamento constante que ajuda o gestor da obra a entender as dificuldades do projeto, o que precisa ser reavaliado e quais mudanças são necessárias para que o objetivo final seja alcançado.
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Da mesma forma, de nada adianta sua empresa desenvolver um planejamento estratégico em determinado período do ano e esperar que os planos e as metas se mantenham os mesmos, independentemente do que aconteça internamente na organização e externamente no mercado.
Os executivos da McKinsey indicam alguns posicionamentos importantes para transformar o planejamento estratégico anual em um plano flexível e adaptável. São eles:
1 – Revise sua performance mensalmente
Depois de definir as principais metas e táticas do planejamento estratégico, promova reuniões constantes com a equipe para avaliar o andamento dos processos.
Uma boa ideia é fazer desta uma tarefa mensal. Para isso, mantenha uma lista com as questões mais importantes e as grandes metas e iniciativas a serem realizadas no próximo período e, em cada encontro com a equipe, analise o contexto do mercado para verificar se o planejamento continua relevante.
“Dessa forma, o processo de estratégia torna-se uma jornada regular, verificando se é preciso fazer alguma atualização e explorando se o contexto mudou tanto que uma estratégia inteiramente nova é necessária”, indica Smith.
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2 – Avalie seu portfólio de iniciativas
O relatório da McKinsey indica que o planejamento estratégico deve abranger uma diversidade de iniciativas em diferentes áreas – algumas delas de longo prazo e outras mais imediatistas.
Neste sentido, é interessante criar um funil de iniciativas, analisar periodicamente as diferentes ações e táticas e ir movimentando as metas dentro desse funil. Isso ajuda a criar um panorama mais amplo, diminuindo a desconexão entre a estratégia de cinco anos e o plano operacional de um ano, por exemplo.
“Por fim, mudar de um planejamento estratégico anual para um processo de desenvolvimento contínuo das estratégias tornará sua empresa mais ágil, potencialmente promovendo uma vantagem competitiva. Mas tenha em mente que mais e mais empresas estão se movendo nessa direção. Recentemente, quando entrevistamos executivos sobre como eles abordam o desenvolvimento de estratégias, quase um terço disse que suas organizações estão adotando essa abordagem de estratégias flexíveis e ágeis”, ressalta Smith.
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Para refletir:
– Como o planejamento estratégico da sua empresa é desenvolvido?
– Você tem levado em conta as constantes transformações na área de engenharia e construção para definir metas e desenvolver estratégias alinhadas ao seu mercado?
– De quanto em quanto tempo o planejamento estratégico da sua empresa é revisado?
– Aliás, sua empresa possui um planejamento estratégico?
Sabemos que muitas empresas na construção civil ainda nem possuem um processo definido de desenvolvimento de estratégias. Em outras, o planejamento existe, mas apenas uma vez por ano – e olhe lá!
Nossa consultoria tem uma abordagem focada na eficiência dos projetos. E isso, claro, passa pela revisão das práticas organizacionais e pelo desenvolvimento e acompanhamento de táticas e objetivos estratégicos.
Nós podemos ajudá-lo a adaptar a gestão da sua empresa às demandas e transformações do mercado de construção civil atual e futuro. Entre em contato e saiba como a Celere pode ser a sua ponte para obras mais eficientes e lucrativas!
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Informações: McKinsey