Celere

Lean construction – o que é e quais são os benefícios da construção enxuta       

As principais vantagens da adoção do sistema lean construction (ou construção enxuta) são:

Benefícios que qualquer empresa do mercado de engenharia e construção civil buscam, certo?

Por isso mesmo, este é o tema do debate de hoje.

A seguir, aprenda mais sobre esse método de gestão de projetos de engenharia e construção. Além disso, saiba quais são os benefícios que ele traz e entenda como as práticas de consultoria da Celere estão alinhadas a esse conceito.

Antes, porém, precisamos explicar de onde vem a filosofia lean

O conceito lean e os 5 princípios da gestão lean

O conceito lean (do inglês, enxuto) nasceu na indústria automobilística, mas logo se espalhou para diversos setores. Esse sistema defende a criação de processos voltados à redução de desperdícios em diferentes níveis da operação, sem sacrificar a produtividade.

A mentalidade enxuta (ou lean thinking) condiciona uma visão de melhoria contínua, buscando aproveitar da melhor forma possível os recursos disponíveis, atendendo a propósitos específicos da organização e gerando valor para os clientes.

No livro A máquina que mudou o mundo, escrito por James P. Womack e Daniel T. Jones, fundadores do Lean Enterprise Institute e da Lean Enterprise Academy (UK), respectivamente, são descritos os cinco princípios da gestão lean:

1) Definição de valor do ponto de vista dos clientes.

2) Mapeamento do fluxo de valor – eliminando, sempre que possível, as etapas que não geram valor.

3) Criação de um fluxo contínuo de produção, dividindo etapas, reconfigurando processos, nivelando a carga de trabalho, criando equipes multifuncionais e promovendo treinamento.

4) Estabelecimento de um modelo de produção puxada, atendendo as necessidades específicas dos clientes, otimizando a compra de recurso e evitando excesso de estoque (sistema just in time).

5) Busca pela melhoria contínua, incorporando os princípios lean em todas as áreas e processos da empresa, visando aprimorar os resultados constantemente.

E o que é a construção enxuta – ou lean construction?

lean construction – construção enxuta

O mercado de engenharia e construção tem muito a ganhar com essa visão “menos é mais”. Isso porque os projetos têm se tornado cada vez mais complexos, com demandas e prazos mais desafiadores, com processos e áreas mais segmentados e isolados entre si, aumentando as ocorrências de comunicação ineficiente, retrabalhos e desperdícios (de tempo, de material, de dinheiro etc.)

Ou seja, o que não falta é espaço para uma mentalidade lean.

Porém, a atuação no setor de construção é bem diferente das operações realizadas nas fábricas. E isso inicialmente pode parecer um problema…  

Para começar, na indústria, pode-se analisar a eficiência e a produtividade de um produto até que seja possível aperfeiçoar o processo e a qualidade. Já na construção, cada obra é diferente, e as lições aprendidas hoje podem não se aplicar ao próximo projeto no futuro. Portanto, não existe uma cópia exata, que ofereça as mesmas condições para que os processos sejam praticados em busca do aperfeiçoamento.

Mesmo assim, existem lições e princípios da mentalidade enxuta que podem ser aplicados em projetos de construção civil, com o objetivo de melhorar os níveis de eficiência, produtividade e previsibilidade das obras.

E a adaptação do conceito lean para o mercado de construção é chamada de lean construction.

Conceito e princípios da lean construction

Segundo o Lean Construction Institute,

Construção enxuta é um sistema baseado em colaboração, que é fundamentado em compromissos e prestação de contas. Requer uma mudança significativa na confiança que os profissionais envolvidos no projeto depositam entre si, com alinhamento de todas as partes em relação a metas e objetivos. Em obras em que os princípios de construção lean são aplicados, as equipes se integram através de ferramentas colaborativas e buscam maneiras de eliminar o desperdício e melhorar constantemente processos e resultados. A mentalidade enxuta visa ainda remover a variabilidade, criando um fluxo de trabalho contínuo para melhorar significativamente a previsibilidade do projeto.

Em suma, podemos dizer que os princípios da lean construction são:

1) Criar um processo mais previsível por meio de planejamento e análise de dados.

2) Reduzir o desperdício (de trabalho, de mão de obra, de materiais, de dinheiro e de tempo) através de um planejamento mais detalhado e um fluxo de comunicação mais integrado entre todos os envolvidos.

3) Criar uma mentalidade de melhoria contínua, buscando aprimorar cada vez mais os processos e os níveis de qualidade e produtividade.

4) Otimizar o projeto como um todo, focando na melhoria coletiva, e não apenas em áreas e processos individuais.

5) Identificar os processos e métodos mais eficientes, visando o máximo de padronização para diminuir os níveis de inconsistência e variabilidade nos projetos.

Benefícios da lean construction

Um estudo da McGraw Hill Construction revelou que empresas de construção que adotaram o sistema lean alcançaram os seguintes resultados:

Entenda como a construção enxuta pode gerar esses benefícios.

a) Melhor comunicação e colaboração entre as áreas

O sistema lean é bastante focado na integração entre todos os envolvidos no projeto. A equipe atua de forma alinhada e colaborativa, com todas as partes trabalhando em conjunto para gerar mais valor e resultados melhores em termos de eficiência e qualidade.

Esse engajamento coletivo, por sua vez, contribui para que haja uma comunicação mais efetiva, diminuindo necessidades de retrabalho e problemas que causam pausas na execução do projeto.

DICA!

O BIM pode ajudar a melhorar a integração entre as equipes. Por meio de uma plataforma compartilhada e integrada a tecnologias de ponta, o BIM fornece ferramentas para traduzir com extrema precisão ideias e concepções de projetos. Além disso, ele permite que todos os envolvidos estejam atualizados em relação à evolução e às modificações na obra.

» Saiba mais!
Por que o BIM é uma virada para a produtividade na construção civil

b) Menos desperdícios e perda de tempo

Você reconhece alguns desses problemas?

Estas são algumas das origens dos desperdícios e perdas que podem acontecer durante o desenvolvimento de projetos de construção civil por conta da falta de gestão qualificada e focada na eficiência.

O sistema lean construction diminui e, em última instância, elimina essas perdas por meio da busca da melhoria constante. Afinal, os profissionais avaliam cada etapa das operações para identificar possibilidades de aprimoramento e formas de padronizar os processos, visando identificar maneiras de fazer mais com menos.

DICA!

Uma ferramenta que pode contribuir para a adoção dessa mentalidade de melhoria contínua é o Ciclo PDCA (do inglês plan, do, check, act), que orienta os profissionais a seguirem constantemente este roteiro: planejar, executar, verificar e agir.

» Saiba mais!
Ciclo PDCA: uma ferramenta que todo projeto de engenharia deveria utilizar

c) Aumento da previsibilidade do projeto

A aplicação do sistema de construção enxuta exige o mapeamento dos fluxos de processos e atividades presentes no planejamento e desenvolvimento da obra.

Como citamos anteriormente, o contexto de projetos de construção é bem diferente do de uma fábrica, por exemplo, uma vez que os projetos de construção variam muito de um para o outro, não permitindo que seja criado um processo padrão universal.

No entanto, por meio do mapeamento dos fluxos e do acompanhamento contínuo das atividades é possível descobrir gargalos de eficiência e produtividade e também melhores práticas que trazem resultados mais positivos.

Assim, mesmo dentro da variabilidade de um projeto para outro, pode-se criar alguns processos padrões. Isso, por sua vez, resulta no desenvolvimento de  um planejamento mais preciso e na maior previsibilidade das entregas.

DICA!

Outro conceito alinhado à lean construction é a filosofia Kaizen. Ela defende que tudo pode ser melhorado, e que a melhoria contínua se baseia em fatos e dados – ou seja, na criação e no acompanhamento rigoroso de indicadores matemáticos consistentes e confiáveis para fundamentar a tomada de decisão.

» Saiba mais!
Acompanhamento e controle de obra: o segredo para a melhoria contínua na gestão de obras

d) Aumento do retorno sobre o investimento (ROI)

Por meio de processos mais enxutos, eficientes e previsíveis, o sistema lean construction também potencializa os resultados financeiros dos projetos de construção. Em resumo, isso acontece porque, com esse método, as empresas conseguem elevar sua produtividade, aproveitando melhor os recursos disponíveis.

Além disso, a diminuição de desperdícios e eliminação de processos desnecessários também contribui para o aumento da eficiência dos projetos. Isso, consequentemente, diminui gastos e perdas de tempo e dinheiro.

DICA!

– Investir mais tempo no planejamento da obra.
– Alinhar a comunicação entre todos os envolvidos.
– Tomar decisões baseadas em dados.
– Promover treinamentos constantes.
– Aplicar metodologias de gestão focadas na eficiência.

Estas são algumas das práticas que contribuem para um aumento significativo da produtividade, da eficiência e, consequentemente, do faturamento e do ROI em projetos de construção civil.

» Saiba mais!
6 formas de reduzir a ineficiência na construção civil

A visão da Celere sobre a lean construction

Muitos dos conceitos e das filosofias que guiam nosso trabalho de consultoria estão diretamente alinhados à lean construction.

Entenda:

» Defendemos a utilização de metodologias de controle em cada etapa dos projetos de construção, por meio da coleta e organização de dados e de informações estratégicas sobre os processos e atividades, desenvolvendo indicadores de performance. Isso, por sua vez, gera mais conhecimento e clareza sobre as operações, possibilitando:

» Além disso, também adotamos conceitos como Kaizen, ciclo PDCA e as quatro disciplinas da execução para aplicar uma gestão focada na melhoria constante. Para isso, utilizamos dados estratégicos e indicadores de performance para identificar melhores práticas e processos. Assim, guiamos as operações em busca de níveis elevados de produtividade e eficiência com menos desperdício e perda de tempo.  

» Por fim, atuamos por meio de um escritório de engenharia compartilhada. Com esse modelo de consultoria, sua empresa pode ter acesso a uma equipe qualificada em diferentes áreas e especializada em aumentar a produtividade e a eficiência dos projetos de construção civil, sem precisar adicionar novos profissionais à sua folha de pagamento, mantendo seu custo fixo baixo e seu time enxuto.

Para saber mais sobre nosso trabalho e como atuamos, clique aqui.

Imagens: Gaetano Cessati on Unsplash e Rawpixel
Sair da versão mobile