Celere

Inovação na construção civil: 5 projetos inovadores que sinalizam como será o futuro

O crescimento da população urbana e a demanda por moradias mais acessíveis e sustentáveis deve impulsionar os avanços de tecnologias e processos inovadores no mercado de engenharia e construção e na área de infraestrutura como um todo.

É o que aponta o relatório Shaping the Future of Construction (Moldando o futuro da construção, em tradução livre), desenvolvido pelo do Fórum Econômico Mundial.

Para explicar o raciocínio, o estudo indica alguns projetos que utilizam inovações e tecnologias avançadas que serão fundamentais para suportar o aumento da demanda e os desafios que o futuro reserva para a área de construção civil.

E são esses projetos que apresentamos a seguir!

Siga a leitura deste artigo e conheça cinco projetos que sinalizam como será o futuro do mercado de engenharia e construção.

Grandes exemplos de inovação na construção civil

1) The Edge – internet das coisas e big data

Inovação na construção civil

O The Edge, que fica em Amsterdã (Holanda) e abriga o escritório da consultoria internacional Deloitte, está entre os prédios mais sustentáveis do mundo, com uma pontuação de 98,36% no sistema BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), método líder na medição e certificação de construções sustentáveis.

Painéis solares ao longo da construção geram energia suficiente para carregar baterias dos smartphones, tablets e carros elétricos dos funcionários. Mas este não é o grande diferencial inovador deste projeto! Por lá, destaca-se a utilização de tecnologias avançadas de análise de dados – como big data e internet das coisas – para otimizar os recursos energéticos do prédio.

Funciona assim:

2) Novo hospital universitário Karolinska Solna (NKS) – BIM   

O hospital universitário Karolinska Solna é uma das maiores construções de Estocolmo (Suécia) e também um dos projetos mais inovadores do mundo na área de saúde.

O projeto do edifício – que conta com 12 mil quartos, 35 salas de operação e 17 unidades de ressonância magnética – foi desenvolvido utilizando a plataforma Building Information Modelling (BIM), o que permitiu que designers, arquitetos, construtores e gestores pudessem se comunicar e interagir utilizando um só sistema. Por conta disso, todas as informações sobre o projeto foram armazenadas digitalmente, possibilitando uma gestão integrada da obra.

Além disso, a partir dos dados digitais sobre o design da construção foram criados mapas para guiar carros autônomos que irão transportar medicamentos, ferramentas médicas e outros materiais dentro da estrutura do NKS.

3) Tribunal de Kibaha – Moladi Building System

Um dos principais obstáculos para o mercado de engenharia e construção no futuro será a falta de mão de obra qualificada e a demanda cada vez maior por projetos mais rápidos e mais acessíveis. O sistema Moladi Building System contribui para resolver essas questões.

Nesse método, moldes plásticos (reciclados) são utilizados para fazer toda a estrutura da construção. As paredes ficam ocas e, após as janelas, as portas e os sistemas de eletricidade e encanação serem instalados, elas são preenchidas com um concreto de secagem rápida.

Os responsáveis por essa metodologia destacam que profissionais sem experiência na área de construção podem trabalhar em obras realizadas por meio desse sistema, e que o projeto pode ser monitorado apenas por um gerente ou supervisor qualificado.

Além disso, o Moladi permite que o processo de construção seja mais rápido e barato. O tribunal de Kibaha (Tanzânia) foi construído dessa forma e custou 250 dólares por metro quadrado – metade do que custaria se fosse feito do método convencional. E ainda, o projeto ficou pronto em seis meses, quando, tipicamente, levaria até três anos para ser finalizado.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo (em inglês, mas com legenda em português disponível no YouTube):

4) Burj Khalifa – cidades verticais

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, até 2050, dois terços da população mundial estarão vivendo em áreas urbanas.

Mas a verdade é que grandes metrópoles já começaram a sentir o efeito dessa crescente urbanização, que limita o espaço para construir novos prédios e moradias.

O Burj Khalifa, em Dubai, nasceu justamente com o intuito de resolver essa questão.

Em uma mesma estrutura, as pessoas podem fazer compras, morar e ter acesso a uma diversidade de serviços. Mais do que um prédio, é uma cidade vertical – uma tendência que deve se fortalecer nos próximos anos.

Com 828 metros de altura e 160 andares, o Burj Khalifa é o maior arranha-céu do mundo. Para conseguir alcançar tamanha façanha, foram utilizadas tecnologias inovadoras como elementos pré-fabricados e guindastes trepantes.

5) Winsun – impressão 3D em larga escala

A empresa chinesa Winsun é uma das pioneiras na área de impressão 3D para construções em larga escala. Recentemente, ela “imprimiu” um apartamento com cinco cômodos e uma casa de campo de 1.100 metros quadrados (foto acima), além de ter sido responsável pelo desenvolvimento do primeiro escritório feito a partir da tecnologia 3D (que fica em Dubai).

A fábrica da Winsun tem uma impressora 3D com mais de 100 metros de comprimento. Eles utilizam uma mistura de cimento, areia e fibras na “receita” – até 50% destas fibras são derivadas de materiais reciclados de demolição. As paredes são produzidas na fábrica e transportadas para a obra.

Segundo a empresa, o processo de impressão 3D diminui de 50 a 70% o tempo de construção, reduz de 50 a 80% o trabalho em si e economiza de 30 a 60% de materiais.

Como inovar no mercado de engenharia e construção

Mesmo que muitas dessas inovações ainda pareçam distantes da nossa realidade, é importante acompanhar essas movimentações do mercado e entender melhor as principais tendências que devem impactar o nosso mercado no futuro.

É por isso que buscamos sempre compartilhar por aqui novidades e tendências que têm se destacado em outras partes do mundo.

Mas antes de adotar uma nova tecnologia ou processo, saiba que para inovar com eficiência no mercado de engenharia e construção é importante criar uma cultura organizacional voltada à inovação.

E as bases fundamentais para construir uma empresa efetivamente inovadora são:

1 – Capacitar e incentivar os profissionais a pensarem como inovadores.

2 – Ter uma definição clara e objetiva sobre “o que é inovação”.

3 – Definir métricas de inovação bem estabelecidas – e divulgá-las.

4 – Contar com o apoio de líderes preparados e capacitados para inovar.

5 – Desenvolver processos de gestão favoráveis à inovação.

Esperamos que essas informações possam inspirá-lo a buscar preparar sua empresa para o futuro. Para isso, comece avaliando seus processos de gestão e o alinhamento deles com o mercado atual. Os especialistas da Celere podem ajudá-lo nessa missão! Clique aqui, saiba como trabalhamos e tenha em mente que nosso objetivo é ser a sua ponte para obras mais eficientes e lucrativas.

Leia também:

Informações e imagens: Fórum Econômico Mundial

Sair da versão mobile