fbpx
Fibras de aço para concreto

Fibras de aço para concreto: entenda a real função desse elemento na construção

Conheça os diferentes tipos de fibras de aço, saiba quais são suas aplicações e entenda como esses materiais que evitam a propagação de fissuras no concreto funcionam

Por si só, o concreto apresenta algumas limitações e fragilidades, sendo suscetível a fissuras e rupturas. Para fortalecer a estrutura, é preciso adicionar componentes de alto desempenho ao concreto – caso, por exemplo, das fibras de aço.

Distribuídas de forma aleatória na massa, as fibras de aço agem no concreto aumentando sua ductilidade (ou seja, sua resistência a fraturas). Daí o nome ‘concreto reforçado’.

A seguir, saiba mais sobre o uso da fibra de aço para concreto, conheça os tipos de fibras e suas aplicações, e entenda o que levar em conta na hora de escolher tais elementos.

O que são fibras de aço

Fabricadas a partir de fios de aço ou chapas laminadas com baixo teor de carbono, as fibras de aço servem para reforçar o concreto estrutural ou refratário, e devem ser adicionadas diretamente ao concreto.

As principais funções desse material são:

  • Melhorar o comportamento dos elementos estruturais;
  • Reduzir a formação de fissuras;
  • Proporcionar maior durabilidade à obra.

Geralmente, as fibras de aço possuem extremidades na forma de gancho para aumentar sua ancoragem e têm comprimento variando de 25 mm (fibras curtas) a 60 mm (fibras longas).

Por fim, fibras de aço podem ser fornecidas soltas ou coladas em pentes, sendo que as fibras coladas facilitam o processo de mistura e homogeneização do material.

Imagem: FIGUEIREDO

Classificações e tipos de fibras de aço – e seus níveis de resistência

Segundo a NBR 15530/2019, que regulamenta as especificações relacionadas às fibras de aço no Brasil, o desempenho da fibra de aço depende da sua configuração geométrica e de sua classe.

Em relação à configuração geométrica, existem três tipos de fibras de aço:

  • A: fibra de aço com ancoragens nas extremidades;
  • C: fibra de aço corrugada;
  • R: fibra de aço reto.

Já a classe da fibra de aço está relacionada à resistência, à tração do aço e ao fator de forma – que depende do tipo de aço utilizado na sua produção.

Sendo assim, a classe das fibras está associada ao material de origem:

  • I: fibra origem de arame trefilado a frio;
  • II: fibra origem de chapa laminada cortada a frio;
  • III: fibra origem de arame trefilado e escarificado.
Imagem: FIGUEIREDO

A tabela abaixo apresenta os níveis de resistência mínima das fibras de aço para cada classe:

Classificações e tipos de fibras de aço
Imagem: FIGUEIREDO

Indicações de aplicações da fibra de aço para concreto na construção civil:

  • Pisos industriais e logísticos;
  • Tubos de concreto;
  • Estacionamentos e garagens;
  • Túneis (anéis segmentados);
  • Pavimentos portuários;
  • Capas de compressão;
  • Concreto projetado;
  • Hangares/pátios para aeronaves;
  • Radiers.

Por que utilizar fibras de aço no concreto

O concreto simples é um material frágil, quebradiço, com uma resistência baixa à tração e capacidade baixa de alongamento na tração.

O papel das fibras de aço é atravessar as fissuras que se formam no concreto – seja quando sob a ação de cargas externas ou quando sujeito a mudanças na temperatura ou na umidade do meio ambiente. Afinal, por conta do seu elevado módulo de elasticidade, as fibras de aço dificultam a propagação de fissuras no concreto.

Dessa forma, se as fibras forem suficientemente resistentes, bem aderidas à matriz cimentícia e em quantidade suficiente, elas ajudarão a manter pequena a abertura das fissuras. Além disso, com a utilização de fibras de aço, mesmo quando o concreto está fissurado, ele continua apresentando capacidade portante.

Nas figuras abaixo verifica-se a comparação do comportamento do concreto com e sem fibras quando submetido a concentrações de tensão. Sem a fibra de aço, há um aumento da propagação de fissuras. Em comparação, no concreto reforçado, as fibras atuam como pontes de transferência, diminuindo essas concentrações.

Por que utilizar fibras de aço no concreto
Imagem: FIGUEIREDO

“Os estudos demonstram também que o uso de fibras controla melhor o nível de fissuração dos elementos e são menos sujeitas à corrosão que os vergalhões convencionais, o que proporciona um horizonte de durabilidade superior ao sistema convencional de reforço”, destaca o engenheiro Antonio Domingues de Figueiredo, professor da Poli-USP.

Sendo assim, o uso de fibras de aço no concreto gera os seguintes benefícios:

  • Aumento da tenacidade do concreto;
  • Maior controle de fissuração;
  • Maior resistência a impactos;
  • Aumento da resistência à tração;
  • Melhoria na ductilidade do concreto.
  • Vida mais longa ao concreto.

Como usar as fibras de aço

A quantidade adequada de fibras pode variar de acordo com o perfil do projeto e o tipo de material. Os fabricantes das fibras de aço geralmente indicam o volume recomendado.

Como exemplo, veja as orientações da fabricante Dramix:

Como usar as fibras de aço
Imagem: Dramix

Recomendações para mistura:

1) Traço de concreto

  • Teor de Argamassa > 50%
  • Fator a/c (água/cimento) < 0,50
  • Abatimento do tronco de cone de 110 + 20 mm

2) Como dosar a fibra de aço no concreto

  • Na usina de concreto: as fibras devem ser adicionadas sem embalagem durante o carregamento do material na esteira, junto com os agregados graúdos e areia.
  • No caminhão betoneira: ajustar o ‘slump’ do concreto para, no mínimo, 9cm. Adicionar as fibras de aço sem embalagem com velocidade máxima de 40 kg/min (2 sacos). Depois de adicionar as fibras, continuar misturando em alta velocidade durante cinco minutos.

Atenção!

Nunca adicione as fibras como primeiro componente da mistura; inclua-as por último. 

Informações importantes sobre o uso de fibras de aço

Informações importantes sobre o uso de fibras de aço

Resistência X Ductilidade

A resistência à compressão não aumenta mais que 25%, mesmo com grande volume de fibras de aço (2% em volume). A real contribuição das fibras de aço é que elas aumentam a ductilidade do concreto, o que diminui a ocorrência de fissuras.

Redução – e não eliminação – das fissuras

A fissuração é uma característica inerente à matriz cimentícia, que é fraca na tração e tem pouca capacidade de deformação. O papel das fibras é reduzir a abertura das fissuras, por meio da ligação entre as duas bordas das fissuras. Então, as fibras não reduzem a quantidade total das fissuras, elas ajudam a conter a abertura das fissuras.

As fibras de aço não substituem barras da armadura

Barras da armadura (longitudinais e estribos) são colocadas em posições bem definidas nas estruturas, de modo a suportar forças de tração, cisalhamento e ocasionalmente de compressão. As fibras, sendo descontínuas e dispersas randomicamente na matriz do concreto, não são muito eficientes nesse sentido.

Embora as fibras possam ser usadas para substituir algumas das armaduras de cisalhamento (estribos), a sua função principal é a de controlar a fissuração da matriz do concreto. As fibras são efetivas nesse controle da fissuração porque elas são muito numerosas e estão pouco espaçadas. 

Dessa forma, as fibras devem ser vistas como um material complementar para ser usado junto com as barras convencionais de armadura – e não substituto.

Leia também:

Informações: Belgo Bekaert 1; Belgo Bekaert 1; CFR – Mitos e Realidade; Antonio Domingues De Figueiredo; Dramix

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.