127 bilhões de dólares. Segundo um estudo da consultoria PwC, esta é a estimativa do valor do mercado de soluções baseadas em drones. Só o setor de Infraestrutura tem potencial para gerar 35,5% desse valor – 45,2 bilhões.
No mercado de engenharia e construção, as aeronaves autônomas, também chamadas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), têm causado grande impacto na forma de gerenciar as obras, potencializando resultados em termos de acuracidade, segurança e eficiência dos projetos e contribuindo até para um melhor relacionamento com clientes e investidores. A seguir, entenda quais são os potenciais usos dos drones na construção civil.
Drones na construção civil: eficiência na gestão de obras
De maneira geral, essas são as vantagens do uso de drones na construção civil:
Maior precisão no planejamento da obra
As imagens de alta precisão captadas pelos drones contribuem de maneira significativa para aumentar a eficiência do planejamento da obra. Os dados fornecidos possibilitam a criação de DTMs (Digital Terrain Models), que são representações topográficas da superfície terrestre, eliminando-se todas as interferências de vegetação (árvores) e estruturas antropomórficas (prédios, casas, monumentos, pessoas e animais).
Esse modelo digital do terreno oferece informações de extremo valor sobre a área da construção, ajudando a prever com mais clareza as necessidades do projeto e a dar mais precisão ao design da obra.
Maior controle sobre o desenvolvimento do projeto
Segundo um levantamento da McKinsey, projetos de construção civil ultrapassam, em média, 20% o tempo programado e até 80% o orçamento planejado. Por conta de retrabalhos, mudanças de pedidos e ajustes no cronograma, construtoras e empreiteiras perdem cerca de 3 trilhões de dólares por ano.
Nesse contexto, os drones são bastante úteis, pois têm o poder de coletar informações em uma escala e velocidade antes inimaginável. Além de possuírem um processo muito mais barato e rápido do que as imagens captadas por helicóptero ou avião (método utilizado anteriormente), as ARP conseguem alcançar áreas de mais difícil acesso e também são muito mais seguros e precisos.
Por meio das imagens captadas, é possível criar modelos 2D e/ou 3D que demonstram de forma fiel como está a obra em tempo real. Dessa forma, o engenheiro ou gestor da obra pode comparar com o modelo desenhado no planejamento (no CAD ou no BIM), identificando se a construção está alinhada ao que foi idealizado.
A partir dessa análise, é possível ainda detectar antecipadamente se há alguma falha ou desvio na estrutura, e corrigir antes que se torne um problema maior (e mais caro).
Maior segurança e transparência
Os drones promovem maior segurança na construção civil pelos seguintes motivos:
– Os equipamentos podem ser utilizados em algumas tarefas de alto risco, eliminando chances de acidentes;
– As informações fornecidas pelos drones em tempo real são muito precisas, fazendo os cálculos do projeto mais exatos e, por consequência, mais seguros;
– As ARP podem, ainda, ajudar a controlar o uso de matéria-prima e a monitorar o estoque de materiais, evitando possíveis desvios;
– Além disso, as informações obtidas por meio dessas aeronaves ajudam a dar mais transparência ao projeto, o que contribui para o relacionamento com investidores e clientes.
Potencialização do marketing
Vídeos e fotos em alta resolução mostrando a evolução do projeto em tempo real funcionam também como uma ótima maneira de divulgar o empreendimento e de fortalecer o relacionamento com os clientes, que se sentem mais seguros a terem acesso a tais informações.
É como se os clientes ou investidores pudessem estar em campo, acompanhando passo a passo a evolução de suas futuras casas ou escritórios. Algo que tem grande potencial para fortalecer a marca de sua incorporadora ou construtora.
Recapitulando:
– Os drones capturam imagens aéreas do terreno e do desenvolvimento da obra.
– Por meio das informações coletadas por esses “robôs voadores”, engenheiros e gestores de obras conseguem ter uma visão mais precisa sobre o terreno e também acompanhar com mais eficiência o que acontece em campo.
– Esses dados ajudam a identificar possíveis falhas no projeto, evitando retrabalhos e atrasos.
– Além disso, por meio das imagens capturadas por drones podem ser criados modelos 2D e/ou 3D da obra, o que ajuda a comparar a estrutura real com o que foi planejado e também serve como uma ótima maneira de comunicar ao cliente sobre a evolução do projeto.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado a esclarecer algumas das principais vantagens do uso de drones na construção civil.
Ainda há muito o que se debater em relação a esse tema. Por isso, gostaríamos de saber:
– Você tem interesse em aprender mais sobre as ARP em projetos de engenharia e construção?
– Quais são suas principais dúvidas em relação à utilização de drones na construção civil e na gestão de obras?
Deixe um comentário abaixo com sua dúvida ou opinião e nos ajude a entender o tipo de conteúdo mais valioso para o seu negócio!
Leia também:
As principais tendências do mercado de engenharia e construção
O que são construtechs e como elas devem impactar o mercado de engenharia e construção