Saiba quais foram as principais movimentações que impactaram o mercado de construção civil em 2022 e prepare-se para fazer de 2023 um grande ano
Entramos na reta final de 2022. Este é o momento ideal de analisar o que aconteceu ao longo deste ano, refletir sobre as lições que tudo isso vai deixar e começar a se preparar para garantir que 2023 seja melhor.
Neste sentido, iniciamos hoje uma retrospectiva dos principais conteúdos publicados no blog da CELERE nos últimos 12 meses.
A ideia é fazer uma avaliação das principais movimentações que impactaram o mercado de construção civil nos últimos meses, olhar para tendências e tecnologias que estiveram em alta em 2022 e recapitular todas as dicas sobre gestão de obras que apresentamos em nossos artigos.
Ao fim desse processo, você estará pronto para começar 2023 com conhecimento e clareza sobre o setor de construção!
Para começar, a seguir, relembramos as principais movimentações do mercado de construção civil em 2022 – em relação a fatores relacionados à economia e também a iniciativas para aquecimento do setor. Acompanhe!
As principais notícias do mercado de construção civil em 2022
Em 2022, as notícias do mercado de construção civil giraram em torno das movimentações da economia. Afinal, questões como o aumento de juros e alta na inflação impactaram diretamente o desempenho do setor.
No entanto, analisando os principais resultados de vendas divulgados no último trimestre, é possível perceber um panorama bastante diversificado. Enquanto algumas construtoras e incorporadoras fecharam o ano com queda nas vendas, outras tiveram um dos seus melhores resultados.
De forma geral, as expectativas para o mercado de construção civil são promissoras. A leve recuperação do setor nos últimos meses fez com que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) revisasse sua previsão de crescimento em 2022: de 3.5% para 6%.
Em setembro deste ano, pensando em manter quem acompanha o blog da CELERE informado sobre as principais notícias do setor, criamos a série Giro de notícias. Leia todas as edições já publicadas para ficar por dentro do que aconteceu no país em 2022 e impactou nosso mercado:
Crédito imobiliário e inflação em 2022
Dois fatores que afetam o desempenho econômico da construção civil são a oferta de crédito e o preço dos insumos. Com a alta na inflação este ano, essas duas questões estiveram no centro dos debates no setor.
De olho nas movimentações econômicas que afetam a construção civil, a CELERE desenvolveu um estudo que revelou o real impacto do aumento dos preços na construção civil.
Nossos consultores concluíram que, na prática, os preços dos materiais e serviços de construção aumentaram em uma proporção muito maior do que a indicada no INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).
Nesse sentido, durante o Summit Imobiliário Brasil 2022, especialistas afirmaram que ainda que a taxa Selic continue alta, o crédito imobiliário não deve ser afetado diretamente. Inclusive, os integrantes do painel sobre o tema foram bastante otimistas e apontaram que há uma previsão de que 2022 seja o segundo melhor ano histórico de financiamentos imobiliários.
Saiba mais:
- Estudo da CELERE revela o real impacto do aumento dos preços na construção civil
- A influência da taxa Selic na construção civil
- Movimentações do mercado e o crédito imobiliário: o que esperar?
- Crédito associativo na construção civil
Iniciativas voltadas ao mercado de construção civil em 2022
Este ano foi marcado por algumas iniciativas importantes relacionadas à construção civil – de entidades do setor e do governo.
O Programa Casa Verde e Amarela, por exemplo, passou por alguns ajustes que ajudaram a aumentar seu alcance e o número de cidadãos elegíveis ao programa.
Outra iniciativa relevante para o mercado de construção civil foi o Projeto Construa Brasil.
Criado pelo governo, o objetivo dessa iniciativa é melhorar o ambiente de negócios do setor da construção civil, retirar barreiras atuais e incentivar as empresas a se modernizarem.
Também com o intuito de acelerar a modernização do setor, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o SENAI Nacional, criaram o projeto Construção 2030. Essa iniciativa visa analisar o futuro da construção civil no cenário mundial e traçar soluções para que as construtoras brasileiras possam acompanhar as transformações.
Saiba mais:
- 3 mudanças no Programa Casa Verde e Amarela que você precisa conhecer
- Projeto Construa Brasil: o caminho para modernizar a construção brasileira
- Construção 2030: mudar o presente para construir o futuro
- O que é e como funciona o Sistema Financeiro da Habitação (SFH)
O que vem aí na retrospectiva de 2022 da CELERE
Esse foi o primeiro post da retrospectiva CELERE sobre os destaques do mercado de construção civil este ano.
Nos próximos artigos, falaremos sobre:
- Tecnologias e tendências do mercado de construção civil
- Dicas sobre orçamento de obras e custos na construção civil
- Dicas sobre gestão de obras – do planejamento ao acompanhamento
- Tudo o que você precisa saber sobre materiais e técnicas de construção
Assine nossa newsletter (o formulário está no rodapé do site) e nos acompanhe no Instagram e no LinkedIn para não perder nenhuma atualização!