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empresa inovadora na construção civil

Os alicerces de uma empresa inovadora na construção civil

No segmento de Engenharia e Construção, é comum que inovação seja associada a ferramentas e tendências relacionadas ao planejamento e ao desenvolvimento de obras. Esse pensamento não está completamente equivocado, e nem é essa a questão. Acontece, porém, que há algo que deve vir antes da implementação de tecnologias inovadoras para que a inovação seja realmente sustentada e sustentável. Estamos falando do desenvolvimento de uma cultura de inovação.

E é esta a reflexão que propomos neste artigo. Siga a leitura, entenda quais são os alicerces da gestão que dão o suporte necessário para a construção de uma empresa verdadeiramente inovadora e trabalhe para tornar isso possível na sua organização.

Inovação: uma necessidade e um desafio constante

Com certeza você sabe que a inovação é importante para o sucesso das empresas. Mas você sabe quais são os resultados práticos que uma gestão inovadora poder trazer? Um estudo global realizado pela consultoria PwC com mais de 1.200 executivos, de 44 países, mostrou que os principais impactos da inovação nos resultados das empresas são percebidos nos seguintes fatores:

  • Crescimento nas vendas.
  • Melhora no nível de satisfação dos clientes.
  • Aumento de novas ideias colocadas em prática.

Entre as principais dificuldades citadas pelos executivos na pesquisa, destaca-se a falta de alinhamento das inovações com os objetivos estratégicos da organização. Segundo o relatório da PwC:

– 54% das empresas inovadoras têm dificuldade de fazer uma ponte entre as estratégias de inovação e as estratégias do negócio.

O caminho para fazer essa ponte passa pela criação de processos de gestão focados em construir uma cultura inovadora, que inspire e apoie os profissionais na geração e no desenvolvimento de novas ideias.

Os cinco fatores-chave para ser uma empresa inovadora na construção civil

O perfil das empresas de Engenharia e Construção vem mudando e as inovações tecnológicas têm transformado de forma cada vez mais acelerada este segmento – como mostramos aqui.

Se você quer garantir a sustentabilidade da sua empresa no futuro, precisa começar a se adaptar às mudanças que estão acontecendo e às que estão por vir. E isso vai além de criar programas ou ações isoladas de incentivo à inovação. Tem a ver com criar uma cultura organizacional focada em gerar inovação.

Como desenvolver uma cultura de inovação na sua empresa?

Segundo um estudo feito por Gary Hamel e Dr. Nancy Tennant, pesquisadores na área de inovação e negócios, existem algumas questões em comum entre as empresas mais inovadoras.

De acordo com os especialistas, sem alguns requisitos básicos – que têm a ver com a cultura da organização –, não importa quantas ideias incríveis seus colaboradores tenham, ou quantas reuniões de inovação sejam realizadas, você verá nenhum ou pouquíssimo resultado prático sendo gerado.

É como levantar uma casa sem o devido alicerce: se a base da construção não for feita da maneira correta, você pode até terminar o projeto, mas certamente a estrutura irá desabar.

E as bases fundamentais para construir uma empresa efetivamente inovadora são:

empresa inovadora na construção civil

1 – Capacitar e incentivar os profissionais a pensarem como inovadores

O que faz sua organização funcionar no dia a dia? As pessoas que fazem parte dela, certo? Então, não deveria ser surpresa que capacitar os profissionais é um passo crucial para gerar inovação que traz resultado.

Muitas pessoas acreditam que a capacidade de inovar é um dom reservado apenas a alguns indivíduos, que nascem com essa habilidade. É preciso entender que mais do que uma inspiração divina, a inovação é uma competência que pode – e deve – ser desenvolvida.

Segundo Hamel e Dr. Nancy, se você quer que os profissionais da sua empresa sejam inovadores, precisa treiná-los para:

– Desafiar modelos tradicionais. Para ser verdadeiramente inovadora, sua empresa precisa de pessoas que não sigam um processo apenas porque “todo mundo faz assim” ou “porque sempre foi desse jeito”. Ter uma visão crítica e questionadora sobre os métodos utilizados ajudará seus profissionais a identificarem oportunidades de melhorias e de negócios.

– Prestar atenção a tendências não exploradas. Antecipar as necessidades dos clientes e as movimentações do mercado pode gerar inovações. Para isso, não é preciso prever o futuro, basta acompanhar de perto as tendências de mercado, prestando atenção naquelas que ainda não foram exploradas pelos seus concorrentes e que estão alinhadas ao seu público.

– Aproveitar as competências e os recursos internos. Seus colaboradores precisam entender profundamente o que a empresa tem a oferecer ao mercado e aos clientes. Além de produtos e serviços, a organização possui um portfólio de habilidades e valores internos que a diferenciam no mercado. Quando os membros da sua equipe entendem e absorvem isso, eles têm mais capacidade de usar esses recursos para inovar.

– Investigar a fundo os clientes. Os funcionários da sua empresa precisam ser especialistas nos clientes. A partir do alto conhecimento sobre o seu público, eles serão capazes de identificar oportunidades de inovar com foco na melhoria dos resultados financeiros e da satisfação dos clientes.

2 – Uma definição clara e objetiva sobre “o que é inovação”

Pode parecer que inovação é um conceito universalmente compreendido e que dispensa explicações. Porém, quando se trata de construir uma cultura inovadora, ter uma definição clara – e própria – sobre o que é inovação pode fazer toda a diferença.

Definir o que a sua empresa entende como inovação é crucial para gerar novas ideias alinhadas aos objetivos estratégicos da organização. Nesse sentido, é importante estabelecer questões como:

  • O que pode ser considerado uma inovação.
  • Quais são os resultados que uma inovação deve trazer.

Todos na organização devem entender claramente o que é inovação para sua empresa. Ter essa visão compartilhada ajuda a filtrar melhor as ideias, a criar um planejamento mais direcionado e a gerenciar a performance dos projetos de inovação de maneira mais eficiente.

3 – Métricas de inovação bem estabelecidas e divulgadas

Um dos principais motivos que fazem as pessoas acharem que inovações não trazem resultado é o fato de elas simplesmente não saberem como medir a performance de projetos e ações nessa área. É por isso que é tão importante definir as métricas e os indicadores que serão utilizados para acompanhar o desempenho das inovações em sua empresa.

A pesquisa feita por Hamel e Dr. Nancy aponta alguns indicadores que pode ser utilizados para avaliar a performance dos processos de inovação:

Inputs. Investimento de dinheiro e de tempo dedicado à inovação; número de ideias geradas interna ou externamente por período.

– Desenvolvimento. A quantidade de ideias que são filtradas e o tempo que leva para essas ideias saírem do papel e se tornarem realidade.

– Resultados. O número de inovações que são lançadas no mercado em determinado período e os lucros gerados a partir de inovações.

– Liderança. A porcentagem de tempo que os executivos dedicam a projetos de inovação e quais são os gestores mais inclinados à inovação.

– Competência. O número de profissionais treinados na área de inovação e as mudanças na qualidade das ideias geradas (como resultado dessa capacitação).

– Clima. O nível de satisfação sobre os processos de gestão da empresa no que se refere a quanto eles facilitam ou atrapalham os processos de inovação – e os avanços alcançados nesse sentido.

– Eficiência. Evolução no desenvolvimento das ideais, levando em conta o número de ideias sugeridas e colocadas em prática e o tempo de desenvolvimento delas.

Esses são apenas alguns exemplos de indicadores. Cabe a você definir as métricas que considera mais importantes para o seu negócio e focar o desenvolvimento de ações inovadoras para alcançar esses resultados específicos.

4 – Líderes preparados e capacitados para inovar

Se os profissionais são fundamentais para que a inovação aconteça em sua empresa, a liderança é uma peça importantíssima nessa estrutura. E isso não se resume apenas a uma área específica. É importante que todos os líderes estejam envolvidos e alinhados entre si para que a inovação aconteça de forma global, colaborativa e integrada na organização. Agora pare e pense:

O time de gestores da sua empresa está preparado para gerar inovação e inspirar atitudes inovadores entre os profissionais?

Capacitar os gestores para dar o exemplo e incentivar o time a inovar é crucial para construir uma empresa verdadeiramente inovadora.

Nesse sentido, estas são algumas atitudes e habilidades que os líderes precisam adotar:

  • Ser adepto ao uso de novas tecnologias e ferramentas.
  • Evitar julgamento prematuro das ideias quando ouvir sugestões dos profissionais.
  • Demonstrar interesse por ideias não convencionais.
  • Reconhecer profissionais inovadores e celebrar os aprendizados trazido por eventuais falhas.
  • Orientar os profissionais envolvidos no desenvolvimento de uma inovação.
  • Dedicar uma parte do orçamento para inovações.
  • Levar em conta o nível criativo do profissional na hora de contratar e/ou promover.
  • Trabalhar para eliminar obstáculos burocráticos que dificultam a inovação na empresa.

5 – Processos de gestão favoráveis à inovação

A última viga essencial no alicerce da construção de uma empresa verdadeiramente inovadora trata-se dos processos de gestão aplicados internamente.

É muito comum acontecer o seguinte: a organização exige que os profissionais sejam criativos e inovadores, mas, ao mesmo tempo, os próprios processos da companhia impedem que a inovação verdadeiramente aconteça. Por isso, se você quer que sua empresa inove, precisa começar analisando quais são as principais barreiras internas que impedem que projetos inovadores evoluam aí dentro.

Responder as perguntas abaixo é uma forma interessante de entender melhor como melhorar essa questão:

  • Quanto do seu orçamento é dedicado a projetos de inovação?
  • Os profissionais da sua equipe têm tempo para pensar em ideias e desenvolvê-las? Eles são incentivados a isso?
  • Há espaço para tentativas e falhas?
  • Como os líderes trabalham a inovação no dia a dia com seus times?
  • Há metas sobre quantidade de ideias geradas/aplicadas anualmente?
  • Sua empresa tem processos estabelecidos para receber e desenvolver ideias?
  • Há uma área ou um time dedicado a isso em sua empresa?

E lembre-se de ouvir o que os seus profissionais têm a dizer. Faça uma pesquisa para entender o que eles pensam sobre inovação e quais são as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia para criar/sugerir/desenvolver ideias inovadoras. Esse é o primeiro passo para tirar a inovação do campo das ideias e levá-la para a prática!

Inovação não precisa ser algo extraordinário

Inovação nem sempre é sinônimo de transformações profundas e radicais. Muitas vezes, uma gestão mais propícia à inovação – com base nos cinco pilares listados acima – pode gerar pequenas ações que ajudam a trazer mais agilidade e eficiência aos processos, e, como consequência, mais satisfação dos clientes.

A gestão de projetos de Construção Civil certamente é uma área que carece de um olhar mais inovador, que identifique oportunidades de melhorias e necessidades de mudanças e atualizações nos processos. Inovar nos processos de gerenciamento pode trazer mais eficiência e agilidade no desenvolvimento da obra, melhorando a performance e os resultados do projeto.

– Conheça um exemplo nesse sentido:

http://celere-ge.com.br/construcao-civil/como-gestao-projetos-eficiente-melhora-produtividade-na-construcao-civil/

Esperamos que, seguindo os fundamentos básicos para a construção de uma empresa mais inovadora listados neste artigo, sua organização possa evoluir na forma de gerenciar os projetos e os profissionais envolvidos no desenvolvimento de suas obras.

E se precisar de ajuda nesse sentido, saiba que a Celere possui profissionais focados em identificar melhorias nos processos de gestão de obras e indicar inovações que tragam mais eficiência para projetos na área de Construção Civil.

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