Matemática, estrutura de materiais, edificações, topografia, geotécnica, hidráulica… É inegável que todos esses e tantos outros assuntos que você estudou na universidade são fundamentais para sua formação. Porém, existe algo que o curso de engenharia civil não ensina, mas que também é um elo importante para o seu sucesso: o marketing pessoal para engenheiros!
Pois é, não são apenas as empresas de engenharia que precisam de ações de comunicação para se destacar no mercado. O profissional que atua nessa área também deve trabalhar sua imagem.
Precisa de ajuda para isso? Leia este artigo até o fim. Nele, falaremos mais sobre esse conceito e revelaremos dicas importantes sobre marketing pessoal para engenheiros.
O que é marketing pessoal
Marketing pessoal é o conjunto de ações realizadas para comunicar suas habilidades e aptidões de uma forma que não apenas contribua para favorecer a sua imagem, mas que seja atrativa ao seu interlocutor. O objetivo do marketing pessoal é mostrar ao mercado quem você é, quais são seus diferenciais e de que forma você pode contribuir, ser útil, gerar valor.
Quando o engenheiro tem uma marca pessoal forte e é visto como especialista em sua área, as chances de ele ser escolhido (pelas empresas e pelos clientes) são maiores! É isso que você quer, não? Então, saiba como melhorar, na prática, o seu marketing pessoal.
Dicas de marketing pessoal para engenheiros
1) Entenda quais são seus diferenciais
Antes de tudo, é preciso que você conheça muito bem seus pontos fortes, aquilo que merece ser destacado em seu currículo e em suas apresentações.
Por exemplo:
- Uma especialização em real state e experiências em grandes incorporadoras podem posicioná-lo como referência nessa área.
- Se você fala outras línguas, pode ser um ativo valioso para projetos internacionais.
- Se você tem vasta experiência em processos ou sistemas de gestão, esse pode ser um ponto a seu favor em um processo seletivo.
Os tópicos acima são exemplos. Liste seus pontos fortes e crie ações de marketing pessoal para destacar essas suas vantagens competitivas. As sugestões abaixo podem ajudá-lo na divulgação desses diferenciais.
2) Escrever/falar sobre suas especialidades
Um ótimo caminho para fortalecer sua imagem pessoal no mercado é oferecendo conteúdo qualificado. Isso significa escrever/falar sobre suas especialidades, sobre os assuntos que você domina e que são de interesse do seu público (empresas de engenharia, clientes, parceiros e fornecedores). Existem diversas maneiras de colocar essa ideia em prática. Estas são algumas delas:
- Tenha um blog e publique periodicamente artigos relacionados à sua área de atuação.
- Faça vídeos para o YouTube falando sobre temas relevantes sobre o mercado, mostrando seu conhecimento.
- Compartilhe dicas e informações nas redes sociais – em especial, no LinkedIn.
3) Cuide bem do seu perfil nas redes sociais
O seu perfil nas redes sociais representa a sua imagem na internet. Por isso, é muito importante que você cuide bem do que publica nesses canais. Se o seu perfil é aberto a clientes e empresas, procure evitar fotos muito pessoais, por exemplo.
Lembre que as pessoas que estiverem considerando contratar o seu serviço podem avaliá-lo pelo conteúdo que encontrarem sobre você nas redes sociais. Portanto, quanto mais profissional e especializado você se mostrar por lá, maiores serão suas chances.
Se você colocar a dica anterior em prática e desenvolver conteúdo especializado na sua área, pode e deve compartilhar esse conteúdo nas redes sociais. Essa é uma ótima maneira de se posicionar profissionalmente nessas plataformas.
Além disso, seja ativo no LinkedIn, compartilhando conteúdo relevante. Utilize a plataforma Pulse para publicar artigos e compartilhar com sua rede de contatos. O Pulse é como um blog dentro do LinkedIn. Neste artigo do próprio LinkedIn você pode aprender a fazer isso passo a passo. Outra dica importante é participar de grupos relacionados à sua área de atuação. Compartilhe seus textos e enriqueça os debates.
4) Participe de eventos
Participar de eventos vai ajudar a fortalecer o seu marketing pessoal por dois motivos:
1 – Dessa forma você estará em contato direto com potenciais clientes e empresas contratantes.
2 – Assim, você poderá também fazer networking com outros profissionais da sua área. Essa rede de relacionamento é fundamental para que você possa ser indicado como referência por alguém.
Portanto, além de marcar presença como participante, considere também apresentar palestras em eventos na sua área. Esses encontros são oportunidades excelentes para você demonstrar seu conhecimento para um público qualificado.
5) Tenha uma missão bem definida
Assim como as empresas têm missão, visão e valores bem definidos, também é importante que você, como profissional, saiba quais são os objetivos que deseja alcançar com o seu trabalho. Quando você tem muito claro em sua mente quais são suas motivações, o seu trabalho ganha propósito e importância.
Além disso, ao destacar a sua missão, você também pode atrair clientes e empresas que se identificam com o que você defende. Uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente, por exemplo, vai preferir contratar um engenheiro alinhado com essa causa.
Por fim, a última dica é: dê o seu melhor sempre!
Clientes satisfeitos são as melhores ferramentas de marketing pessoal para engenheiros. Quando você realiza um bom trabalho, pode ter certeza que seus clientes ou contratantes vão falar bem de você e irão indicá-lo para outras pessoas.
Sucesso!