fbpx

Celere

As habilidades essenciais do engenheiro do futuro

As habilidades essenciais do engenheiro do futuro

Todo mundo sabe que, de maneira geral, engenheiro é um profissional extremamente técnico, que toma decisões a partir de dados, números e estatísticas. O que pouco se fala, porém, é que existem habilidades essenciais para o sucesso na profissão que não são tão “exatas” assim e que serão fundamentais na carreira do engenheiro do futuro.

Enquanto a essência do trabalho do engenheiro está ligada à matemática, à ciência e à tecnologia, negociar com fornecedores, liderar equipes, interagir com clientes, ser útil à empresa em tempos de crise e apresentar ideias inovadoras, por exemplo, são atividades não técnicas que exigem competências diversas e fazem cada vez mais diferença no dia a dia da engenharia.

Na mesma esteira, inteligência emocional, criatividade e resiliência são habilidades que se tornarão cada vez mais exigidas dos profissionais de nossa área, bem como conhecimento sobre gestão, liderança, marketing e vendas.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a se preparar para um futuro que já chegou, hoje vamos compartilhar um pouco do que acreditamos ser fundamental para ser um engenheiro de sucesso hoje, amanhã e sempre! Desenvolver essas habilidades pode ajudá-lo a se destacar no mercado. Vamos lá?

1 – Comunicação

Nossa profissão tem praticamente um idioma próprio, não é verdade? Mas nem sempre a pessoa que está “do outro lado” compreende nosso “dialeto”. O fato é que cada vez mais o engenheiro precisará se relacionar com profissionais de outras áreas. Um bom teste para saber se você está em dia com suas habilidades comunicativas é saber se você consegue “traduzir” o seu trabalho para pessoas que não são do ramo. Em uma abordagem comercial, por exemplo, existe uma grande diferença entre falar sobre características (questões técnicas sobre um produto/serviço, que pouco importam a um leigo) e falar sobre benefícios (o que, de fato, ele vai ganhar ao adquirir aquele produto/serviço). Isso apenas para citar um exemplo que faz parte de um debate amplo.

Por exemplo, nós da CELERE, em razão de nossa forma de atuação inovadora, as vezes temos dificuldade para comunicar o que realmente faz parte do nosso trabalho e como ele pode impactar positivamente as empresas interessadas em contratar nossos serviços de gestão de engenharia. Conceitos sobre engenharia e gestão de obras muitas vezes são confundidos com softwares, elaboração de cronogramas ou até administração e execução de obras. Sendo que, na realidade, nosso trabalho é muito mais amplo do que essas definições.

 2 – Adaptação

A cada dia vemos inovações disruptivas causarem mudanças significativas em diversos mercados. Quem garante que a sua função não será a próxima a ser afetada pela inteligência artificial, pela automação ou por novidades que ainda vão surgir? Portanto, sentir-se confortável em um ambiente em constante mutação e se preparar continuamente para um futuro incerto será uma habilidade cada vez mais exigida dos engenheiros.

As habilidades essenciais do engenheiro do futuro

3 – Criatividade e senso de inovação

Sócrates dizia que “sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. Essa frase resume bem como você pode se preparar para o futuro que citamos acima. Se a imprevisibilidade vai dominar o mercado e exigir que você saiba se adaptar, os criativos e os inovadores se destacarão. Não sabe bem por onde começar a formar uma mente inovadora? Esta playlist de vídeos do TED reúne ensinamentos valiosos sobre de onde vêm as ideias e é um excelente ponto de partida para esse seu processo de autodesenvolvimento.

4- Inteligência emocional

Ser inteligente emocionalmente tem a ver com conhecer a si mesmo, entender as suas emoções e as das pessoas ao seu redor e lidar com elas a partir de uma leitura livre de achismos. Pessoas que são inteligentes emocionalmente constroem relacionamentos mais sólidos, são mais resilientes e melhor preparadas para tomar decisões. Um bom caminho para se aperfeiçoar no tema é lendo o livro Inteligência Emocional, escrito por Daniel Goleman.

5 – Faro comercial

De um jeito ou outro, somos todos vendedores! Na vida pessoal ou no trabalho, precisamos  diariamente vender nossas ideias. Isso vale desde a sua sugestão de restaurante para o jantar de hoje com a família/com os amigos até a uma negociação importante na empresa, como um pedido de aumento ou novo projeto para apresentar ao sócio. Isso apenas para citar exemplos presentes no dia a dia de todos. Dominar técnicas de vendas e de negociação é algo útil em todas as esferas de sua vida. Para ir a fundo no assunto, recomendamos que assista essa palestra de William Ury, um dos maiores especialistas do mundo em negociação.

E aí, você tem buscado trabalhar essas habilidades essenciais para o seu sucesso, mas que fogem do escopo técnico da engenharia? Nos próximos artigos vamos explorar cada um desses tópicos com mais detalhes. Sobre quais temas você tem interesse em saber mais?

Até lá!

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.