fbpx
A evolução do BIM na construção: de modelo único a modelos complementares

Estratégia BIM BR: o que é e qual é a sua importância para a construção?

A Estratégia BIM BR vai impulsionar o uso do BIM em obras públicas, reduzindo tempo e custos na construção civil. Entenda o que isso significa.

“Promover a transformação digital no setor de construção no Brasil, criando um ambiente favorável para a difusão do BIM.”

Esse é o objetivo central da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil – Estratégia BIM BR, lançada em janeiro deste ano pelo governo federal (Decreto nº 11.888). 

A iniciativa visa apoiar a estruturação da administração pública para adoção do BIM, facilitando investimentos e promovendo capacitação em BIM.

A Estratégia BIM BR faz parte das ações do programa Nova Indústria Brasil, que visa fortalecer as cadeias produtivas nacionais de construção e obras de infraestrutura com o uso de sistemas construtivos digitais. Além disso, a estratégia também está prevista no Novo PAC, que prevê o uso do BIM em obras estratégicas. 

Como funciona a Estratégia BIM BR?

Como funciona a Estratégia BIM BR?

A Estratégia BIM BR prevê três grandes ações:

  1. Uso do BIM em obras públicas
    Consiste em: Estruturar o setor público para o uso da modelagem de informação da construção, em conformidade com a nova lei de licitações e contratos, tornando obrigatório o uso do BIM em obras estratégicas e públicas.
  2. Capacitação e formação profissional em BIM
    Consiste em: Aproximar a política educacional às necessidades de transformação digital da construção civil, buscando a adequação da grade curricular dos cursos de engenharia em nível de graduação, pós-graduação e ensino profissionalizante para incluir o ensino e a prática do BIM.
  3. Desenvolvimento de novas aplicações em BIM
    Consiste em: Apoiar o desenvolvimento de novas aplicações em BIM, fomentando a concorrência e criando condições para que mais desenvolvedores alcancem o mercado de softwares de modelagem de informação da construção, incentivando a inovação e a diversificação de ferramentas disponíveis no setor.

Um Comitê Gestor foi criado para gerenciar a implementação dessas ações. Ele é composto por representantes de diversos ministérios e órgãos federais, com funções específicas relacionadas ao desenvolvimento, inovação, cidades, ciência, tecnologia, defesa, educação, gestão de serviços públicos, portos, aeroportos e transportes.

É papel do Comitê Gestor:

  • Definir e gerenciar as ações para alcançar os objetivos da Estratégia BIM BR;
  • Elaborar planos de trabalho anuais;
  • Promover a convergência com programas e projetos públicos em BIM;
  • Avaliar os resultados da estratégia para atualizações.  

Como a Estratégia BIM BR pode impactar o mercado de construção?

A Estratégia BIM BR pode ter um impacto significativo na construção civil, ajudando a tornar o setor mais eficiente, sustentável e competitivo no mercado interno e externo.

A difusão do uso do BIM nas obras brasileiras pode impactar o mercado construtivo no país das seguintes maneiras:

1) Redução de custos e tempo de obras

Ao promover o uso do BIM, espera-se uma gestão mais eficiente dos recursos, reduzindo o desperdício e otimizando os processos de construção. Isso pode levar a uma diminuição significativa tanto no tempo necessário para completar as obras quanto nos custos envolvidos, beneficiando tanto os construtores quanto os clientes.

2) Aumento da qualidade das construções

O BIM permite uma visualização detalhada do projeto de construção em todas as suas fases, o que ajuda a identificar e resolver problemas antes da execução. Isso pode resultar em construções de maior qualidade e menor necessidade de reparos ou manutenção pós-construção.

3) Sustentabilidade e redução da pegada de carbono

O BIM facilita a simulação e avaliação dos impactos ambientais dos projetos. Isso deverá incentivar práticas mais sustentáveis, reduzindo a pegada de carbono das novas construções e contribuindo para os esforços de combate às mudanças climáticas.

4) Capacitação profissional e criação de empregos

Com a implementação da Estratégia BIM BR, a demanda por profissionais qualificados em BIM deverá aumentar, incentivando a capacitação e formação na área. Isso não só cria oportunidades de emprego, mas também eleva o nível técnico dos profissionais do setor.

5) Inovação e competitividade

Ao fomentar o desenvolvimento de novas aplicações em BIM e promover sua adoção em larga escala, a estratégia pode ajudar a estimular a inovação no setor. Isso pode levar a uma maior competitividade das empresas brasileiras de construção no mercado global, além de atrair investimentos para o setor.

6) Conformidade com normas internacionais

A adoção do BIM alinha o Brasil com as práticas internacionais no setor de construção, facilitando a participação de empresas brasileiras em projetos internacionais e a colaboração com parceiros estrangeiros.

Como sua empresa pode começar a usar o BIM?

BIM e o Orçamento na Construção CivilUm dos principais desafios para a adoção em larga escala do BIM na construção brasileira é a falta de conhecimento em relação a essa tecnologia.

Além disso, há uma grande barreira em relação à cultura nas organizações, que dificulta a inserção de novos processos, que demandam investimentos em tecnologia e capacitação.

Para ajudar as construtoras a entenderem melhor todo o potencial do BIM e como adotar esse processo para tornar a gestão de obra mais eficiente, criamos o guia BIM e o Orçamento na Construção.

Neste material, você vai entender:

  • Como o BIM funciona e o que ele representa para o mercado de construção.
  • Quais são as vantagens do uso do BIM na gestão de obras. 
  • Como o BIM pode impactar a eficiência e a lucratividade dos projetos.
  • Quais são os erros comuns na implementação do BIM e quais obstáculos impedem o avanço dessa metodologia.
  • Quais são as dimensões do BIM – com atenção especial ao BIM 5D, que diz respeito à inclusão das informações de custos no modelo, permitindo a análise financeira detalhada do projeto.

Baixe gratuitamente o guia BIM e o Orçamento na Construção.

A Celere viabiliza a implementação do BIM em seu próximo projeto

A Celere desenvolveu uma metodologia que permite a implementação do BIM no levantamento quantitativo ou no orçamento de obras já no seu próximo projeto – mesmo que você ainda não tenha nenhuma iniciativa em BIM e nenhum projeto modelado. Já são mais de R$5 bi de projetos orçados.

Por meio de nossa metodologia e plataformas exclusivas, nós temos uma equipe especializada que transforma projetos tradicionais em um orçamento em BIM 5D. Funciona assim:

Clique aqui e saiba mais.

Entenda como a Celere pode implantar BIM-5D no seu próximo projeto de forma simples e barata

E VOCÊ NEM PRECISA TER SEUS PROJETOS EM BIM!

Preencha seus dados e solicite o contato de um consultor especialista Celere para apresentação do Budget Analytics.